Políticas de Comunicação: regulação e democracia
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191445 |
Resumo: | Os estudos acadêmicos dedicados às políticas de comunicação na perspectiva das plataformas convencionais têm como preocupação central a verificação do papel do Estado, por meio dos dispositivos legais e regimentais que são de sua competência, na regulação das atividades das empresas privadas que exploram o serviço público de rádio e televisão, com reflexo indireto nas empresas da mídia impressa. A estrutura fundante do debate sobre as políticas públicas no Brasil, baseado na disputa entre empresas de comunicação e sociedade civil é evidenciada na correlação de forças na democratização da comunicação. As perspectivas de análise da economia política da comunicação e as teorias da cidadania aparecem como fundamentação teórica essencial nas escolhas metodológicas aplicadas aos estudos sobre a temática. Observaremos as trajetórias das pesquisas empreendidas nas duas últimas décadas, baseadas nas análises de estado da arte das pesquisas em comunicação relacionadas a esta temática e no mapeamento qualitativo e quantitativo do que se produziu no país a respeito em diferentes recortes temporais. |
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Políticas de Comunicação: regulação e democraciaMídiaDemocratizaçãoPolíticas públicasPolítica de comunicaçãoMídia (Publicidade) PlanejamentoOs estudos acadêmicos dedicados às políticas de comunicação na perspectiva das plataformas convencionais têm como preocupação central a verificação do papel do Estado, por meio dos dispositivos legais e regimentais que são de sua competência, na regulação das atividades das empresas privadas que exploram o serviço público de rádio e televisão, com reflexo indireto nas empresas da mídia impressa. A estrutura fundante do debate sobre as políticas públicas no Brasil, baseado na disputa entre empresas de comunicação e sociedade civil é evidenciada na correlação de forças na democratização da comunicação. As perspectivas de análise da economia política da comunicação e as teorias da cidadania aparecem como fundamentação teórica essencial nas escolhas metodológicas aplicadas aos estudos sobre a temática. Observaremos as trajetórias das pesquisas empreendidas nas duas últimas décadas, baseadas nas análises de estado da arte das pesquisas em comunicação relacionadas a esta temática e no mapeamento qualitativo e quantitativo do que se produziu no país a respeito em diferentes recortes temporais.Versão final do editorUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, BauruLECOTEC/Coleções FAACUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]2020-01-27T13:13:03Z2020-01-27T13:13:03Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdf978-85-99679-89-0http://hdl.handle.net/11449/19144558497112785018730000-0001-8515-2457porPolíticas de comunicação: instituições, tecnologias e Regulaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-17T15:50:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:28:50.830436Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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