Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Felippe de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/133991
Resumo: Este trabalho realiza um Estudo de Caso Analítico sobre um programa televisivo regional, o "Revista de Sábado", da TV TEM, tendo como foco principal as modalidades comerciais utilizadas pela emissora para geração de receitas a partir desse programa. Para compor o estudo, foram empregados procedimentos de pesquisa documental, observação direta com visitas in loco, entrevistas e aplicação de questionários junto a profissionais dos setores de comercialização do programa. Com base na análise das modalidades de geração de receitas utilizadas pelo programa e das principais características da atração televisiva, o trabalho propõe novas possibilidades de monetização através de serviços de valor agregado à programação, exploração de plataformas convergentes conectadas à internet, engajamento interativo com o telespectador por meio de outras telas além do televisor, entre outras inovações. Espera-se com isso contribuir para a experimentação em torno de formas complementares de geração de receitas por programas regionais de televisão em um contexto de acelerada transformação dos modelos de negócio vigentes.
id UNSP_2d6f689700d722772890f4cd4779ebcf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/133991
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de SábadoAdditional revenue generation in digital media for a regional television program: a Revista de Sábado case studyTelevisãoEstudo de casoFragmentação da audiênciaModelos de negócioRevista de SábadoTelevisionCase studyBusiness modelAudience fragmentationEste trabalho realiza um Estudo de Caso Analítico sobre um programa televisivo regional, o "Revista de Sábado", da TV TEM, tendo como foco principal as modalidades comerciais utilizadas pela emissora para geração de receitas a partir desse programa. Para compor o estudo, foram empregados procedimentos de pesquisa documental, observação direta com visitas in loco, entrevistas e aplicação de questionários junto a profissionais dos setores de comercialização do programa. Com base na análise das modalidades de geração de receitas utilizadas pelo programa e das principais características da atração televisiva, o trabalho propõe novas possibilidades de monetização através de serviços de valor agregado à programação, exploração de plataformas convergentes conectadas à internet, engajamento interativo com o telespectador por meio de outras telas além do televisor, entre outras inovações. Espera-se com isso contribuir para a experimentação em torno de formas complementares de geração de receitas por programas regionais de televisão em um contexto de acelerada transformação dos modelos de negócio vigentes.This work performs an Analytical Case Study on a regional television program: TV TEM´s "Saturday Review", focusing mainly on the commercial arrangements used by the broadcaster to generate revenue through that program. To compose the study, documentary research procedures were used, such as direct observation with site visits, interviews and questionnaires applied to professionals from program marketing sectors. Based on the analysis of the methods of revenue generation used by the program and the main characteristics of the attraction, the work offers new opportunities for monetization through value-added services to programming, operating convergent platforms connected to the internet, interactive engagement with the viewer through other screens besides the TV, among other innovations. It is expected to contribute to the experimentation around complementary ways of generating revenue for regional television programs in a context of rapid transformation of the existing business models.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Belda, Francisco Rolfsen [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Felippe de Souza [UNESP]2016-02-05T12:54:38Z2016-02-05T12:54:38Z2016-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13399100087220933004056088P99910965797411044porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/133991Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:40:37.251306Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
Additional revenue generation in digital media for a regional television program: a Revista de Sábado case study
title Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
spellingShingle Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
Lima, Felippe de Souza [UNESP]
Televisão
Estudo de caso
Fragmentação da audiência
Modelos de negócio
Revista de Sábado
Television
Case study
Business model
Audience fragmentation
title_short Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
title_full Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
title_fullStr Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
title_full_unstemmed Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
title_sort Geração de receitas complementares em mídia digital para um programa regional de televisão: estudo de caso do Revista de Sábado
author Lima, Felippe de Souza [UNESP]
author_facet Lima, Felippe de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Belda, Francisco Rolfsen [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Felippe de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Estudo de caso
Fragmentação da audiência
Modelos de negócio
Revista de Sábado
Television
Case study
Business model
Audience fragmentation
topic Televisão
Estudo de caso
Fragmentação da audiência
Modelos de negócio
Revista de Sábado
Television
Case study
Business model
Audience fragmentation
description Este trabalho realiza um Estudo de Caso Analítico sobre um programa televisivo regional, o "Revista de Sábado", da TV TEM, tendo como foco principal as modalidades comerciais utilizadas pela emissora para geração de receitas a partir desse programa. Para compor o estudo, foram empregados procedimentos de pesquisa documental, observação direta com visitas in loco, entrevistas e aplicação de questionários junto a profissionais dos setores de comercialização do programa. Com base na análise das modalidades de geração de receitas utilizadas pelo programa e das principais características da atração televisiva, o trabalho propõe novas possibilidades de monetização através de serviços de valor agregado à programação, exploração de plataformas convergentes conectadas à internet, engajamento interativo com o telespectador por meio de outras telas além do televisor, entre outras inovações. Espera-se com isso contribuir para a experimentação em torno de formas complementares de geração de receitas por programas regionais de televisão em um contexto de acelerada transformação dos modelos de negócio vigentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-05T12:54:38Z
2016-02-05T12:54:38Z
2016-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/133991
000872209
33004056088P9
9910965797411044
url http://hdl.handle.net/11449/133991
identifier_str_mv 000872209
33004056088P9
9910965797411044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128842687053824