Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/120128 |
Resumo: | As questões dessa pesquisa se delinearam a partir de uma outra, sobre a construção do Projeto Pedagógico (Dias e Tuppy, 2010), cujo levantamento preliminar aponta para os temas acima apontados, quais sejam: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição escolar, a que chamaremos de categorias de análise. O trabalho coletivo é o mecanismo vital para o êxito da vida escolar, e vê-se a necessidade de olhar quais os mecanismos dessa prática. As relações de poder na escola podem ser vistas de diversos ângulos, e será outro componente da pesquisa. A desvalorização e valorização docente que se vincula a ideologias, a visões da sociedade, e até as questões de gênero. No trabalho preliminar realizado no âmbito daquela pesquisa, por 10 pesquisadores, em 53 escolas de uma Rede Municipal de Ensino, tais categorias aparecem de forma recorrente nas discussões realizadas com os profissionais das diferentes escolas, apontando para o fato de que tais temas tem prevalência no cotidiano escolar, implicando a necessidade de um estudo mais acurado sobre eles. Nesse sentido, a presente pesquisa, buscará elementos que forneçam aporte teórico à parte das discussões que serão encaminhadas por aquele estudo. Recorreremos, assim, ao levantamento de trabalhos, cuja temática estabeleça relação com as categorias de análise aqui definidas. Com os objetivos de buscar aporte teórico para discussão do cotidiano escolar, levantar trabalhos científicos que tratem das seguintes temáticas: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição. Para elaboração deste trabalho será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através de levantamento e análise bibliográfica, a fim de mapear e analisar a produção científica sobre os temas propostos. Tendo já delimitado o tema, faz-se necessário a busca por bibliografia |
id |
UNSP_2dafc040191d0abcc92c3192bb250c48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/120128 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docenteProfessores - FormaçãoEducaçãoAntropologia educacionalPlanejadores (Educação)Interação socialAs questões dessa pesquisa se delinearam a partir de uma outra, sobre a construção do Projeto Pedagógico (Dias e Tuppy, 2010), cujo levantamento preliminar aponta para os temas acima apontados, quais sejam: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição escolar, a que chamaremos de categorias de análise. O trabalho coletivo é o mecanismo vital para o êxito da vida escolar, e vê-se a necessidade de olhar quais os mecanismos dessa prática. As relações de poder na escola podem ser vistas de diversos ângulos, e será outro componente da pesquisa. A desvalorização e valorização docente que se vincula a ideologias, a visões da sociedade, e até as questões de gênero. No trabalho preliminar realizado no âmbito daquela pesquisa, por 10 pesquisadores, em 53 escolas de uma Rede Municipal de Ensino, tais categorias aparecem de forma recorrente nas discussões realizadas com os profissionais das diferentes escolas, apontando para o fato de que tais temas tem prevalência no cotidiano escolar, implicando a necessidade de um estudo mais acurado sobre eles. Nesse sentido, a presente pesquisa, buscará elementos que forneçam aporte teórico à parte das discussões que serão encaminhadas por aquele estudo. Recorreremos, assim, ao levantamento de trabalhos, cuja temática estabeleça relação com as categorias de análise aqui definidas. Com os objetivos de buscar aporte teórico para discussão do cotidiano escolar, levantar trabalhos científicos que tratem das seguintes temáticas: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição. Para elaboração deste trabalho será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através de levantamento e análise bibliográfica, a fim de mapear e analisar a produção científica sobre os temas propostos. Tendo já delimitado o tema, faz-se necessário a busca por bibliografiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mussini, Vanessa Martins [UNESP]2015-03-23T15:24:17Z2015-03-23T15:24:17Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfMUSSINI, Vanessa Martins. Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente. 2012. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120128000702592mussini_vm_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:08:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:52:46.398924Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente |
title |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente |
spellingShingle |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente Mussini, Vanessa Martins [UNESP] Professores - Formação Educação Antropologia educacional Planejadores (Educação) Interação social |
title_short |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente |
title_full |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente |
title_fullStr |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente |
title_full_unstemmed |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente |
title_sort |
Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente |
author |
Mussini, Vanessa Martins [UNESP] |
author_facet |
Mussini, Vanessa Martins [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mussini, Vanessa Martins [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação Antropologia educacional Planejadores (Educação) Interação social |
topic |
Professores - Formação Educação Antropologia educacional Planejadores (Educação) Interação social |
description |
As questões dessa pesquisa se delinearam a partir de uma outra, sobre a construção do Projeto Pedagógico (Dias e Tuppy, 2010), cujo levantamento preliminar aponta para os temas acima apontados, quais sejam: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição escolar, a que chamaremos de categorias de análise. O trabalho coletivo é o mecanismo vital para o êxito da vida escolar, e vê-se a necessidade de olhar quais os mecanismos dessa prática. As relações de poder na escola podem ser vistas de diversos ângulos, e será outro componente da pesquisa. A desvalorização e valorização docente que se vincula a ideologias, a visões da sociedade, e até as questões de gênero. No trabalho preliminar realizado no âmbito daquela pesquisa, por 10 pesquisadores, em 53 escolas de uma Rede Municipal de Ensino, tais categorias aparecem de forma recorrente nas discussões realizadas com os profissionais das diferentes escolas, apontando para o fato de que tais temas tem prevalência no cotidiano escolar, implicando a necessidade de um estudo mais acurado sobre eles. Nesse sentido, a presente pesquisa, buscará elementos que forneçam aporte teórico à parte das discussões que serão encaminhadas por aquele estudo. Recorreremos, assim, ao levantamento de trabalhos, cuja temática estabeleça relação com as categorias de análise aqui definidas. Com os objetivos de buscar aporte teórico para discussão do cotidiano escolar, levantar trabalhos científicos que tratem das seguintes temáticas: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição. Para elaboração deste trabalho será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através de levantamento e análise bibliográfica, a fim de mapear e analisar a produção científica sobre os temas propostos. Tendo já delimitado o tema, faz-se necessário a busca por bibliografia |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2015-03-23T15:24:17Z 2015-03-23T15:24:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MUSSINI, Vanessa Martins. Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente. 2012. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/120128 000702592 mussini_vm_tcc_rcla.pdf |
identifier_str_mv |
MUSSINI, Vanessa Martins. Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente. 2012. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000702592 mussini_vm_tcc_rcla.pdf |
url |
http://hdl.handle.net/11449/120128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128714429431808 |