Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mussini, Vanessa Martins [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120128
Resumo: As questões dessa pesquisa se delinearam a partir de uma outra, sobre a construção do Projeto Pedagógico (Dias e Tuppy, 2010), cujo levantamento preliminar aponta para os temas acima apontados, quais sejam: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição escolar, a que chamaremos de categorias de análise. O trabalho coletivo é o mecanismo vital para o êxito da vida escolar, e vê-se a necessidade de olhar quais os mecanismos dessa prática. As relações de poder na escola podem ser vistas de diversos ângulos, e será outro componente da pesquisa. A desvalorização e valorização docente que se vincula a ideologias, a visões da sociedade, e até as questões de gênero. No trabalho preliminar realizado no âmbito daquela pesquisa, por 10 pesquisadores, em 53 escolas de uma Rede Municipal de Ensino, tais categorias aparecem de forma recorrente nas discussões realizadas com os profissionais das diferentes escolas, apontando para o fato de que tais temas tem prevalência no cotidiano escolar, implicando a necessidade de um estudo mais acurado sobre eles. Nesse sentido, a presente pesquisa, buscará elementos que forneçam aporte teórico à parte das discussões que serão encaminhadas por aquele estudo. Recorreremos, assim, ao levantamento de trabalhos, cuja temática estabeleça relação com as categorias de análise aqui definidas. Com os objetivos de buscar aporte teórico para discussão do cotidiano escolar, levantar trabalhos científicos que tratem das seguintes temáticas: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição. Para elaboração deste trabalho será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através de levantamento e análise bibliográfica, a fim de mapear e analisar a produção científica sobre os temas propostos. Tendo já delimitado o tema, faz-se necessário a busca por bibliografia
id UNSP_2dafc040191d0abcc92c3192bb250c48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120128
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docenteProfessores - FormaçãoEducaçãoAntropologia educacionalPlanejadores (Educação)Interação socialAs questões dessa pesquisa se delinearam a partir de uma outra, sobre a construção do Projeto Pedagógico (Dias e Tuppy, 2010), cujo levantamento preliminar aponta para os temas acima apontados, quais sejam: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição escolar, a que chamaremos de categorias de análise. O trabalho coletivo é o mecanismo vital para o êxito da vida escolar, e vê-se a necessidade de olhar quais os mecanismos dessa prática. As relações de poder na escola podem ser vistas de diversos ângulos, e será outro componente da pesquisa. A desvalorização e valorização docente que se vincula a ideologias, a visões da sociedade, e até as questões de gênero. No trabalho preliminar realizado no âmbito daquela pesquisa, por 10 pesquisadores, em 53 escolas de uma Rede Municipal de Ensino, tais categorias aparecem de forma recorrente nas discussões realizadas com os profissionais das diferentes escolas, apontando para o fato de que tais temas tem prevalência no cotidiano escolar, implicando a necessidade de um estudo mais acurado sobre eles. Nesse sentido, a presente pesquisa, buscará elementos que forneçam aporte teórico à parte das discussões que serão encaminhadas por aquele estudo. Recorreremos, assim, ao levantamento de trabalhos, cuja temática estabeleça relação com as categorias de análise aqui definidas. Com os objetivos de buscar aporte teórico para discussão do cotidiano escolar, levantar trabalhos científicos que tratem das seguintes temáticas: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição. Para elaboração deste trabalho será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através de levantamento e análise bibliográfica, a fim de mapear e analisar a produção científica sobre os temas propostos. Tendo já delimitado o tema, faz-se necessário a busca por bibliografiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mussini, Vanessa Martins [UNESP]2015-03-23T15:24:17Z2015-03-23T15:24:17Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis51 f.application/pdfMUSSINI, Vanessa Martins. Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente. 2012. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/120128000702592mussini_vm_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-04T06:08:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120128Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:52:46.398924Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
title Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
spellingShingle Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
Mussini, Vanessa Martins [UNESP]
Professores - Formação
Educação
Antropologia educacional
Planejadores (Educação)
Interação social
title_short Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
title_full Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
title_fullStr Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
title_full_unstemmed Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
title_sort Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente
author Mussini, Vanessa Martins [UNESP]
author_facet Mussini, Vanessa Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tuppy, Maria Isabel Nogueira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mussini, Vanessa Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação
Antropologia educacional
Planejadores (Educação)
Interação social
topic Professores - Formação
Educação
Antropologia educacional
Planejadores (Educação)
Interação social
description As questões dessa pesquisa se delinearam a partir de uma outra, sobre a construção do Projeto Pedagógico (Dias e Tuppy, 2010), cujo levantamento preliminar aponta para os temas acima apontados, quais sejam: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição escolar, a que chamaremos de categorias de análise. O trabalho coletivo é o mecanismo vital para o êxito da vida escolar, e vê-se a necessidade de olhar quais os mecanismos dessa prática. As relações de poder na escola podem ser vistas de diversos ângulos, e será outro componente da pesquisa. A desvalorização e valorização docente que se vincula a ideologias, a visões da sociedade, e até as questões de gênero. No trabalho preliminar realizado no âmbito daquela pesquisa, por 10 pesquisadores, em 53 escolas de uma Rede Municipal de Ensino, tais categorias aparecem de forma recorrente nas discussões realizadas com os profissionais das diferentes escolas, apontando para o fato de que tais temas tem prevalência no cotidiano escolar, implicando a necessidade de um estudo mais acurado sobre eles. Nesse sentido, a presente pesquisa, buscará elementos que forneçam aporte teórico à parte das discussões que serão encaminhadas por aquele estudo. Recorreremos, assim, ao levantamento de trabalhos, cuja temática estabeleça relação com as categorias de análise aqui definidas. Com os objetivos de buscar aporte teórico para discussão do cotidiano escolar, levantar trabalhos científicos que tratem das seguintes temáticas: trabalho coletivo, relações de poder e mecanismos de valorização profissional no âmbito da instituição. Para elaboração deste trabalho será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, através de levantamento e análise bibliográfica, a fim de mapear e analisar a produção científica sobre os temas propostos. Tendo já delimitado o tema, faz-se necessário a busca por bibliografia
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-03-23T15:24:17Z
2015-03-23T15:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUSSINI, Vanessa Martins. Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente. 2012. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/120128
000702592
mussini_vm_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv MUSSINI, Vanessa Martins. Implicações sobre o trabalho coletivo, relações de poder na escola e valorização / desvalorização docente. 2012. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000702592
mussini_vm_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128714429431808