Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101567
Resumo: Este estudo ocorrido no período de 2009 a 2011 aborda o contexto do cotidiano escolar que se apresenta nos dois primeiros níveis da educação escolar pública à luz das orientações legais brasileiras que alteram a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da Educação Infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental. Em consonância com os pressupostos de Licínio Lima de que pesquisar o universo complexo e multifacetado da educação exige uma abordagem intermediária, capaz de articular os subsídios analíticos do tipo macroestruturais e do tipo microestruturais, denominada pelo autor como “mesoabordagem”, os principais objetivos foram verificar quais são as correlações entre as prescrições legais, as orientações organizacionais e as práticas pedagógicas existentes nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e, contrapor essas fontes com o olhar de crianças e de adultos/profissionais que as frequentam e vivenciam diariamente. A trajetória metodológica foi disposta em três momentos distintos, porém, paralelos e dialéticos. O primeiro visou analisar as concepções e os ideários propostos pelas escolas, tentando identificar sua relação com as políticas públicas vigentes. O segundo teve o caráter de promover e captar diferentes olhares de alguns profissionais que nelas circundam. O terceiro buscou promover e captar os olhares e as percepções infantis sobre as escolas, permitindo a escuta e a expressão das crianças envolvidas no estudo. Diante dos apontamentos levantados e discutidos teoricamente, pode-se perceber que apesar das intenções por parte das escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental em adequar seus pressupostos organizacionais e suas práticas pedagógicas...
id UNSP_2dce00b192c146566fd0b3a5ce0011e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101567
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistasEducaçãoEducação de criançasEnsino fundamentalChildren educationEste estudo ocorrido no período de 2009 a 2011 aborda o contexto do cotidiano escolar que se apresenta nos dois primeiros níveis da educação escolar pública à luz das orientações legais brasileiras que alteram a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da Educação Infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental. Em consonância com os pressupostos de Licínio Lima de que pesquisar o universo complexo e multifacetado da educação exige uma abordagem intermediária, capaz de articular os subsídios analíticos do tipo macroestruturais e do tipo microestruturais, denominada pelo autor como “mesoabordagem”, os principais objetivos foram verificar quais são as correlações entre as prescrições legais, as orientações organizacionais e as práticas pedagógicas existentes nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e, contrapor essas fontes com o olhar de crianças e de adultos/profissionais que as frequentam e vivenciam diariamente. A trajetória metodológica foi disposta em três momentos distintos, porém, paralelos e dialéticos. O primeiro visou analisar as concepções e os ideários propostos pelas escolas, tentando identificar sua relação com as políticas públicas vigentes. O segundo teve o caráter de promover e captar diferentes olhares de alguns profissionais que nelas circundam. O terceiro buscou promover e captar os olhares e as percepções infantis sobre as escolas, permitindo a escuta e a expressão das crianças envolvidas no estudo. Diante dos apontamentos levantados e discutidos teoricamente, pode-se perceber que apesar das intenções por parte das escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental em adequar seus pressupostos organizacionais e suas práticas pedagógicas...This study occurred in the period 2009 to 2011 addresses the context of the school routine that presents the first two levels of public school education in light of the Brazilian legal guidelines that change the duration of Elementary Teaching from eight to nine years, becoming the last year of Children Education in the first year of Elementary Teaching. In line with the assumptions that Licinius Lima search the universe of complex and multifaceted education requires an intermediate approach, able to articulate the benefits of the analytical type macro and microstructural type, called by the author as mesoabordagem, the main objectives were to ascertain what are the correlations between the legal requirements, organizational assumptions and pedagogical practices in existing preschools and elementary schools before the expansion of elementary education to nine years and, to counter these sources with the eyes of children and adults/professionals who attend and experience daily. The methodological approach was laid out in three distinct stages, but parallel and dialectical ones. The first aimed to analyze the conceptions and ideals proposed by the schools, trying to identify their relationship with the current public policies. The second was to promote the character and capture different views of some professionals who surround them. The third sought to promote and capture the views and perceptions about children's schools, allowing the listener and the expression of the children involved in the study. Faced with points raised and discussed theoretically can be seen that despite the intentions on the part of preschools and elementary school to tailor their organizational assumptions and their teaching practices at national and local legal requirements against the expansion of elementary teaching to... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Boto, Carlota [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2012-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis296 f. : il., gráfs.application/pdfMASCIOLI, Suselaine Aparecida Zaniolo. Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas. 2012. 296 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/101567000685775mascioli_saz_dr_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101567Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:26.631535Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
title Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
spellingShingle Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP]
Educação
Educação de crianças
Ensino fundamental
Children education
title_short Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
title_full Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
title_fullStr Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
title_full_unstemmed Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
title_sort Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas
author Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP]
author_facet Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boto, Carlota [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mascioli, Suselaine Aparecida Zaniolo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de crianças
Ensino fundamental
Children education
topic Educação
Educação de crianças
Ensino fundamental
Children education
description Este estudo ocorrido no período de 2009 a 2011 aborda o contexto do cotidiano escolar que se apresenta nos dois primeiros níveis da educação escolar pública à luz das orientações legais brasileiras que alteram a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da Educação Infantil no primeiro ano do Ensino Fundamental. Em consonância com os pressupostos de Licínio Lima de que pesquisar o universo complexo e multifacetado da educação exige uma abordagem intermediária, capaz de articular os subsídios analíticos do tipo macroestruturais e do tipo microestruturais, denominada pelo autor como “mesoabordagem”, os principais objetivos foram verificar quais são as correlações entre as prescrições legais, as orientações organizacionais e as práticas pedagógicas existentes nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental diante da ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e, contrapor essas fontes com o olhar de crianças e de adultos/profissionais que as frequentam e vivenciam diariamente. A trajetória metodológica foi disposta em três momentos distintos, porém, paralelos e dialéticos. O primeiro visou analisar as concepções e os ideários propostos pelas escolas, tentando identificar sua relação com as políticas públicas vigentes. O segundo teve o caráter de promover e captar diferentes olhares de alguns profissionais que nelas circundam. O terceiro buscou promover e captar os olhares e as percepções infantis sobre as escolas, permitindo a escuta e a expressão das crianças envolvidas no estudo. Diante dos apontamentos levantados e discutidos teoricamente, pode-se perceber que apesar das intenções por parte das escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental em adequar seus pressupostos organizacionais e suas práticas pedagógicas...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-05
2014-06-11T19:31:31Z
2014-06-11T19:31:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MASCIOLI, Suselaine Aparecida Zaniolo. Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas. 2012. 296 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/101567
000685775
mascioli_saz_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv MASCIOLI, Suselaine Aparecida Zaniolo. Cotidiano escolar e infância: interfaces da educação infantil e do ensino fundamental nas vozes de seus protagonistas. 2012. 296 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000685775
mascioli_saz_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/101567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 296 f. : il., gráfs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129279220776960