Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Alaine Andrade de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157114
Resumo: O transporte escolar rural é considerado, por muitos pesquisadores, um problema complexo, em razão dos altos custos, ineficiência na prestação dos serviços, restrições de segurança, rotas múltiplas e incertezas quanto ao número diário de passageiros, entre outros problemas. Por se tratar de um sistema que exige muitos recursos, seus custos merecem destaque. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir ao planejamento da etapa técnico-financeira do transporte escolar rural do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). As rotas típicas do ônibus escolar incluem a coleta dos alunos pela manhã, em diferentes trajetos municipais e intermunicipais, e no final da tarde o retorno pelo mesmo percurso deixando os alunos próximos às suas casas. As dificuldades são várias, como tempo muito longo de deslocamento dos alunos, lugares ociosos nos ônibus alocados ao transporte, custos elevados, entre outros. O método adotado no trabalho foi a pesquisa-ação, sendo qualitativa a forma de abordar o problema, a natureza da pesquisa caracteriza-se como sendo aplicada, e o quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva empírico-normativa. Os resultados obtidos com este estudo, mostraram-se relevantes para sua aplicação, uma vez que a sistemática proposta pelo Geipot, permitiu a identificação e simulação dos custos aplicados aos diferentes tipos de veículos, possibilitando a flexibilização na substituição do veículo contratado pelo mais vantajoso, demonstrando eficiência na obtenção dos resultados e nos gastos realizados pela administração pública. Como resultado adicional importante, verificouse que há vantagens e desvantagens no contrato vigente, cabendo ao gestor público a decisão de alterar o contrato
id UNSP_2dd5747125851a23a202fddf7f374869
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157114
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar ruralContributions to the planning process of the technical - economic stage of rural school transportationAnálise técnica-econômicaCustosTransporte escolar rural. Instituição de Ensino PúblicaPolíticas PúblicasTechnical-economic analysisCostsRural school transport. Institution of Public EducationPublic policyAnalise econômico-financeiraO transporte escolar rural é considerado, por muitos pesquisadores, um problema complexo, em razão dos altos custos, ineficiência na prestação dos serviços, restrições de segurança, rotas múltiplas e incertezas quanto ao número diário de passageiros, entre outros problemas. Por se tratar de um sistema que exige muitos recursos, seus custos merecem destaque. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir ao planejamento da etapa técnico-financeira do transporte escolar rural do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). As rotas típicas do ônibus escolar incluem a coleta dos alunos pela manhã, em diferentes trajetos municipais e intermunicipais, e no final da tarde o retorno pelo mesmo percurso deixando os alunos próximos às suas casas. As dificuldades são várias, como tempo muito longo de deslocamento dos alunos, lugares ociosos nos ônibus alocados ao transporte, custos elevados, entre outros. O método adotado no trabalho foi a pesquisa-ação, sendo qualitativa a forma de abordar o problema, a natureza da pesquisa caracteriza-se como sendo aplicada, e o quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva empírico-normativa. Os resultados obtidos com este estudo, mostraram-se relevantes para sua aplicação, uma vez que a sistemática proposta pelo Geipot, permitiu a identificação e simulação dos custos aplicados aos diferentes tipos de veículos, possibilitando a flexibilização na substituição do veículo contratado pelo mais vantajoso, demonstrando eficiência na obtenção dos resultados e nos gastos realizados pela administração pública. Como resultado adicional importante, verificouse que há vantagens e desvantagens no contrato vigente, cabendo ao gestor público a decisão de alterar o contratoRural school transport is considered by many researchers, a complex problem due to high costs, inefficiency in providing services, safety restrictions, multiple routes and uncertainties regarding the daily number of passengers, among other problems. Because it is a system that requires a lot of resources, its costs require special mention. In this context, the objective of this work is to contribute to the planning of the technical-financial stage of rural school transportation of the Federal Institute of Roraima, Campus Novo Paraiso (IFRR / CNP). Typical school bus routes include students taking in the morning, in different municipal and intermunicipal routes, and by the end of the afternoon return by the same route leaving students close to their homes. The difficulties are many, such as very long time of student displacement, idle places on buses allocated to transportation, high costs, among others. The method adopted in this work was the action research, being qualitative the way to approach the problem, the nature of the research is characterized as being applied, and the objectives, is characterized as a descriptive empirical-normative research. The results obtained with this study were relevant for its application, since the system proposed by Geipot allowed the identification and simulation of the costs applied to the different types of vehicles, allowing the flexibilization in the replacement of the vehicle contracted by the most advantageous, demonstrating efficiency in obtaining the results and in the expenditures made by the public administration. As an important additional result, it was verified that there are advantages and disadvantages in the current contract, being the public manager the decision to change the contractOutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]Silva, Aneirson Francisco da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Alaine Andrade de2018-09-25T17:46:52Z2018-09-25T17:46:52Z2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15711400090822533004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:53:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:56:00.329208Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
Contributions to the planning process of the technical - economic stage of rural school transportation
title Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
spellingShingle Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
Morais, Alaine Andrade de
Análise técnica-econômica
Custos
Transporte escolar rural. Instituição de Ensino Pública
Políticas Públicas
Technical-economic analysis
Costs
Rural school transport. Institution of Public Education
Public policy
Analise econômico-financeira
title_short Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
title_full Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
title_fullStr Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
title_full_unstemmed Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
title_sort Contribuições ao planejamento ao etapa técnico – econômica do transporte escolar rural
author Morais, Alaine Andrade de
author_facet Morais, Alaine Andrade de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marins, Fernando Augusto Silva [UNESP]
Silva, Aneirson Francisco da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Alaine Andrade de
dc.subject.por.fl_str_mv Análise técnica-econômica
Custos
Transporte escolar rural. Instituição de Ensino Pública
Políticas Públicas
Technical-economic analysis
Costs
Rural school transport. Institution of Public Education
Public policy
Analise econômico-financeira
topic Análise técnica-econômica
Custos
Transporte escolar rural. Instituição de Ensino Pública
Políticas Públicas
Technical-economic analysis
Costs
Rural school transport. Institution of Public Education
Public policy
Analise econômico-financeira
description O transporte escolar rural é considerado, por muitos pesquisadores, um problema complexo, em razão dos altos custos, ineficiência na prestação dos serviços, restrições de segurança, rotas múltiplas e incertezas quanto ao número diário de passageiros, entre outros problemas. Por se tratar de um sistema que exige muitos recursos, seus custos merecem destaque. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é contribuir ao planejamento da etapa técnico-financeira do transporte escolar rural do Instituto Federal de Roraima, Campus Novo Paraíso (IFRR/CNP). As rotas típicas do ônibus escolar incluem a coleta dos alunos pela manhã, em diferentes trajetos municipais e intermunicipais, e no final da tarde o retorno pelo mesmo percurso deixando os alunos próximos às suas casas. As dificuldades são várias, como tempo muito longo de deslocamento dos alunos, lugares ociosos nos ônibus alocados ao transporte, custos elevados, entre outros. O método adotado no trabalho foi a pesquisa-ação, sendo qualitativa a forma de abordar o problema, a natureza da pesquisa caracteriza-se como sendo aplicada, e o quanto aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa descritiva empírico-normativa. Os resultados obtidos com este estudo, mostraram-se relevantes para sua aplicação, uma vez que a sistemática proposta pelo Geipot, permitiu a identificação e simulação dos custos aplicados aos diferentes tipos de veículos, possibilitando a flexibilização na substituição do veículo contratado pelo mais vantajoso, demonstrando eficiência na obtenção dos resultados e nos gastos realizados pela administração pública. Como resultado adicional importante, verificouse que há vantagens e desvantagens no contrato vigente, cabendo ao gestor público a decisão de alterar o contrato
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-25T17:46:52Z
2018-09-25T17:46:52Z
2018-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157114
000908225
33004080052P0
url http://hdl.handle.net/11449/157114
identifier_str_mv 000908225
33004080052P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129474614525952