Ética em jogo: uma aliança entre filosofia e role-playing games

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Raul de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192235
Resumo: Esta pesquisa, centrada no ensino de filosofia no Ensino Médio, investiga a problemática das restrições do ensino e aprendizagem da ética, bem como a forma tradicional com que o tema é abordado no Ensino Médio e tem como objetivo propor uma sugestão de ensino de filosofia através do RPG, resgatando assim o lúdico no Ensino Médio, após esclarecer como aspectos macroestruturais, como o neoliberalismo, configuram a educação. Então, se justifica por viabilizar formas amparadas no jogo como proposta para o desenvolvimento de aprendizagem dos conceitos, empoderando os sujeitos para práticas sociais de transformação social. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, com utilização de pesquisa bibliográfica e documental sobre as temáticas: jogo, educação, neoliberalismo, filosofia e ética. A hipótese é de que o ensino de ética como componente da filosofia no Ensino Médio, carece de estratégias capazes de facilitar o entendimento das teorias e dos autores que constituem a história da filosofia em relação a este tema. Temos como conjectura, inclusive, que a problemática decorre do alinhamento entre políticas públicas do Estado de São Paulo com políticas econômicas neoliberais que ocasionam precariedade para a escola pública em geral. Portanto, espera-se alcançar a construção ética por meio do jogo, pois a ética é uma temática pouco abordada diretamente nas disciplinas oferecidas no Ensino Médio, mas de extrema necessidade, neste nível de ensino. Com as pesquisas já realizadas, concluímos que o jogo, na escola, tem potencial para uma educação transformadora quando proporciona o pensamento ético, crítico, emancipatório e político.
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