A inserção da temática ambiental no Ensino Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, no Centro Paula Souza no Estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217899
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivos a análise da inserção da temática ambiental no curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do Centro Paula Souza, no Estado de São Paulo, bem como a análise dos contextos sociais, econômicos e políticos nos quais ocorreu a implementação do curso. Tais objetivos se justificam uma vez que buscamos compreender quais aspectos estiveram presentes em seus processos educativos, visto que estamos diante de uma “crise sistêmica” na qual os processos produtivos de exploração, extração e degradação dos elementos da natureza têm culminado na desestabilização das relações ecológicas e na ameaça à existência das diferentes formas de vida da Terra. Assim, a sociedade, diante da urgência da aquisição de outros valores e comportamentos socioambientais em substituição ao utilitarismo, tem visto os campos da Educação e da Educação Ambiental – EA - como potenciais articuladores do enfrentamento dos processos de degradação do ambiente. Nesse sentido, pesquisar e compreender processos educacionais em um curso específico de formação ambiental técnica integrada traria contribuições para o campo da educação e, por conseguinte, da EA. Assim sendo, implementar a formação técnica é fundamental; no entanto, parece não ser o suficiente sem que se problematize as complexas inter-relações socioambientais com vistas à “formação integral” e “omnilateral”. A investigação foi realizada a partir da perspectiva qualitativa, adotando como procedimentos de coleta de dados a “análise documental” e entrevistas semiestruturadas. Como “ferramenta analítica” utilizamos a “Análise Textual Discursiva” – ATD. A partir dos resultados, compreendemos que a constituição do currículo do Etim em Meio Ambiente ocorreu sob a influência das políticas neoliberais em contextos sociopolítico e econômico de contradições entre a “formação para as competências” e a autonomia. A temática ambiental não está inserida em oito dos trinta componentes da formação. Em cinquenta e dois componentes não houve o detalhamento dos procedimentos didáticos nos Planos de Trabalho Docente. Os temas ambientais propostos no “Plano de Curso 167” tenderam a ser abordados na perspectiva técnico-instrumental, enquanto os propostos pelos professores, à perspectiva problematizadora. Em relação aos procedimentos didáticos e práticas pedagógicas, tanto a perspectiva tecnicista quanto a socioambiental foram contempladas nos componentes. A infraestrutura didático-pedagógica mostrou-se insuficiente e a única infraestrutura física diferenciada são os laboratórios de “Microbiologia e Análises Ambientais”. Os professores foram identificados como agentes de transformação, resistentes a um processo formativo que priorizasse apenas aspectos técnico-conceituais. Observamos um curso constituído por contradições curriculares em um mosaico de aspectos sociopolíticos e estruturais condicionantes do processo formativo com foco na questão ambiental.
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Tais objetivos se justificam uma vez que buscamos compreender quais aspectos estiveram presentes em seus processos educativos, visto que estamos diante de uma “crise sistêmica” na qual os processos produtivos de exploração, extração e degradação dos elementos da natureza têm culminado na desestabilização das relações ecológicas e na ameaça à existência das diferentes formas de vida da Terra. Assim, a sociedade, diante da urgência da aquisição de outros valores e comportamentos socioambientais em substituição ao utilitarismo, tem visto os campos da Educação e da Educação Ambiental – EA - como potenciais articuladores do enfrentamento dos processos de degradação do ambiente. Nesse sentido, pesquisar e compreender processos educacionais em um curso específico de formação ambiental técnica integrada traria contribuições para o campo da educação e, por conseguinte, da EA. Assim sendo, implementar a formação técnica é fundamental; no entanto, parece não ser o suficiente sem que se problematize as complexas inter-relações socioambientais com vistas à “formação integral” e “omnilateral”. A investigação foi realizada a partir da perspectiva qualitativa, adotando como procedimentos de coleta de dados a “análise documental” e entrevistas semiestruturadas. Como “ferramenta analítica” utilizamos a “Análise Textual Discursiva” – ATD. A partir dos resultados, compreendemos que a constituição do currículo do Etim em Meio Ambiente ocorreu sob a influência das políticas neoliberais em contextos sociopolítico e econômico de contradições entre a “formação para as competências” e a autonomia. A temática ambiental não está inserida em oito dos trinta componentes da formação. Em cinquenta e dois componentes não houve o detalhamento dos procedimentos didáticos nos Planos de Trabalho Docente. Os temas ambientais propostos no “Plano de Curso 167” tenderam a ser abordados na perspectiva técnico-instrumental, enquanto os propostos pelos professores, à perspectiva problematizadora. Em relação aos procedimentos didáticos e práticas pedagógicas, tanto a perspectiva tecnicista quanto a socioambiental foram contempladas nos componentes. A infraestrutura didático-pedagógica mostrou-se insuficiente e a única infraestrutura física diferenciada são os laboratórios de “Microbiologia e Análises Ambientais”. Os professores foram identificados como agentes de transformação, resistentes a um processo formativo que priorizasse apenas aspectos técnico-conceituais. Observamos um curso constituído por contradições curriculares em um mosaico de aspectos sociopolíticos e estruturais condicionantes do processo formativo com foco na questão ambiental.This research aims at analyzing how the environmental theme is included in the Technical Course in Environment Integrated to High School at the Paula Souza Center, in the State of São Paulo, as well as the social, economic and political contexts in which course implementation occurred. Such analysis is justified for the purpose of understanding which aspects were present in the educational processes of the course, considering the present "systemic crisis" in which the productive processes of exploitation, extraction and degradation of natural elements has culminated in the destabilization of ecological relations and the threat of endangerment of different life forms on Earth. Thus, society, faced with the urgency of acquiring other socio-environmental values and behaviors other than utilitarianism, has seen the fields of Education and Environmental Education (“EA”) as potential articulators for coping with the processes of environmental degradation. In this sense, researching and understanding educational processes in a specific course of integrated technical environmental training would bring contributions to the field of education and therefore to Environmental Education. Implementing technical training is fundamental; however, it does not seem to be enough without considering the complex socio-environmental interrelations, with a view to "integral", "omnilateral" formation. The research was developed from a qualitative perspective, adopting "documental analysis" and semi-structured interviews as data collection procedures and, as an "analytical tool", "Discursive Textual Analysis" – (ATD) was used. Results suggest that the constitution of the “Etim” curriculum in Environment occurred under the influences of neoliberal policies in sociopolitical and economic contexts of contradictions between "training for competencies" and autonomy. The environmental theme is not present in eight of the thirty components of the training. Fifty-two components did not detail the teaching procedures in the Teaching-Training Plans. The environmental themes proposed in "Course Plan 167" tended to be addressed from a technical-instrumental perspective, whereas those proposed by teachers tended to the problematization perspective. Regarding didactic procedures and pedagogical practices, both the technical and socio-environmental perspectives were contemplated in the components. The didactic-pedagogical infrastructure proved insufficient and the only differentiated physical infrastructure is the laboratories of "Microbiology and Environmental Analyses". Teachers were identified as transformation agents, resistant to a formative process, which prioritizes only technical-conceptual aspects. Hence, it has shown the depiction of a course consisting of curricular contradictions in a mosaic of sociopolitical and structural aspects conditioning the formative process with a focus on the environmental issue.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cavalari, Rosa Maria Feiteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Marco Aurélio2022-04-18T19:21:11Z2022-04-18T19:21:11Z2022-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21789933004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:08:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217899Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:53:06.661175Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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