Conforto térmico em corredores urbanos: estudo de caso em Bauru-SP
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.18830%2Fissn.1679-0944.n6.2012.12283 http://hdl.handle.net/11449/134932 |
Resumo: | O intenso uso de veículos motorizados nos corredores urbanos, por onde também circulam veículos não motorizados e pedestres, tem contribuído para produção de ruídos, poluição do ar e calor, que degradam o ambiente e, consequentemente, a qualidade de vida dos pedestres. Esse aspecto é agravante em áreas comerciais e de prestação de serviços, como a av. Rodrigues Alves localizada em Bauru-SP, objeto de estudo deste trabalho, que é focado no ambiente térmico do pedestre. O trabalho envolve aspectos subjetivos (questionários) e objetivos (monitoramento microclimático) na avaliação das condições de conforto térmico de pedestres. Os resultados revelam uma faixa de conforto térmico para o índice PET de 16,4 a 28ºC, evidenciando menor tolerância às altas temperaturas e maior às mais baixas, em comparação com resultados desenvolvidos em estudo similar realizado em um espaço público de permanência arborizado em Bauru. |
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