Infância: sapequice e poesia. -
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/131835 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851838.pdf |
Resumo: | Nosso estudo tem como objetivo fazer uma cartografia da infância na poesia de Manoel de Barros. Em nossa análise aproximamos a literatura da infância para identificarmos as marcas constitutivas do modo sapeca de ser criança. Assumimos a sapequice da criança como o eixo de articulação temática entre a poesia e a infância. Construímos o corpus de nosso estudo no rastreamento da obra poética de Manoel de Barros. Assumimos a literatura como modo de vida para compreendermos como o poeta produz em suas relações com a linguagem os recursos de ruptura frente a uma dinâmica de poder responsável pela interdição da criação. Estudamos as relações entre a poesia e a infância, com o foco colocado sobre as formas de criação da sapequice apoiados nas análises sobre a dimensão política da literatura. Ao rastrearmos as marcas dos elementos disruptivos expressos em um modo sapeca de expressão por parte da poesia consideramos o inconsciente e a ideologia no texto literário como elementos constitutivos da matéria da linguagem |
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Infância: sapequice e poesia. -Barros, Manoel de 1916Poesia brasileiraInfânciaLiteraturaNosso estudo tem como objetivo fazer uma cartografia da infância na poesia de Manoel de Barros. Em nossa análise aproximamos a literatura da infância para identificarmos as marcas constitutivas do modo sapeca de ser criança. Assumimos a sapequice da criança como o eixo de articulação temática entre a poesia e a infância. Construímos o corpus de nosso estudo no rastreamento da obra poética de Manoel de Barros. Assumimos a literatura como modo de vida para compreendermos como o poeta produz em suas relações com a linguagem os recursos de ruptura frente a uma dinâmica de poder responsável pela interdição da criação. Estudamos as relações entre a poesia e a infância, com o foco colocado sobre as formas de criação da sapequice apoiados nas análises sobre a dimensão política da literatura. Ao rastrearmos as marcas dos elementos disruptivos expressos em um modo sapeca de expressão por parte da poesia consideramos o inconsciente e a ideologia no texto literário como elementos constitutivos da matéria da linguagemUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Romualdo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ibanez, Amarilis [UNESP]2015-12-10T14:07:48Z2015-12-10T14:07:48Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis44 f.application/pdfIBANEZ, Amarilis. Infância: sapequice e poesia. -. 2015. 44 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131835000851838http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851838.pdf0401143132924259Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:27:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131835Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:07:49.741772Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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