Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biágio, Carmen Silvia Canuto [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92341
Resumo: Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente. Com a implantação das Salas Ambiente de Informática (SAI) a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP) promoveu, por meio do Núcleo Regional de Tecnologia Educacional de Presidente Prudente (NRTE/PP), ações de formação de professores para o uso da Informática Educacional. Apesar do número considerável de professores já “capacitados”, a SAI ainda é pouco utilizada, pressupondo a não incorporação desta tecnologia à prática pedagógica dos professores. Esta situação motivou o desenvolvimento de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza documental, que tem por objetivo analisar a concepção do modelo de formação presente nas oficinas do Programa de Educação Continuada – Informática Educacional, realizadas no período de 2001 a 2003, na Diretoria de Ensino – Região de Presidente Prudente. Os resultados da pesquisa indicam que o modelo de formação não contempla os princípios apontados nos trabalhos de Nóvoa (1992), Garcia (1999), Zeichner (1993), Pimenta, Almeida (2000), Garcia (1999), Imbernón (2000), Papert (1985, 1994) e Valente (1993, 1999), dentre outros pesquisadores. Isso pode explicar porque os professores utilizam pouco a SAI.
id UNSP_300ec46661f4919367b4eaa25afc63f4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92341
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formaçãoEducaçãoEducação - Formação de professoresInformática educacionalEducational ComputingContinuing education for teachersConceptions of teachersEste trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente. Com a implantação das Salas Ambiente de Informática (SAI) a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP) promoveu, por meio do Núcleo Regional de Tecnologia Educacional de Presidente Prudente (NRTE/PP), ações de formação de professores para o uso da Informática Educacional. Apesar do número considerável de professores já “capacitados”, a SAI ainda é pouco utilizada, pressupondo a não incorporação desta tecnologia à prática pedagógica dos professores. Esta situação motivou o desenvolvimento de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza documental, que tem por objetivo analisar a concepção do modelo de formação presente nas oficinas do Programa de Educação Continuada – Informática Educacional, realizadas no período de 2001 a 2003, na Diretoria de Ensino – Região de Presidente Prudente. Os resultados da pesquisa indicam que o modelo de formação não contempla os princípios apontados nos trabalhos de Nóvoa (1992), Garcia (1999), Zeichner (1993), Pimenta, Almeida (2000), Garcia (1999), Imbernón (2000), Papert (1985, 1994) e Valente (1993, 1999), dentre outros pesquisadores. Isso pode explicar porque os professores utilizam pouco a SAI.This work is linked to the research named Information Technologies and Communication and Education in the Program of Pos Graduation in Education, in the Science and Technology College - FCT / Unesp, Presidente Prudente Campus. Having the implantation of rooms for Computer Studies (IAS) the São Paulo State Department of Education (SEE / SP) promoted, through the Regional Center of Educational Technology of Presidente Prudente (NRTE / PP), courses of teaching training for the use of Educational Information Technology. Despite of the considerable number of teachers that have trained for that or that able for that, the SAI is not being used a lot, assuming the non-incorporation of this technology to the pedagogical practice of teachers. This situation has motivated the development of research with a qualitative approach, a documentary, which aims to analyze the design of the model in workshops to train the Education Continuing Program - Educational Computing, made between the periods from 2001 to 2003, in the Education Department - Region of Presidente Prudente. The survey results indicate that the type of training does not include the principles highlighted in work about Nóvoa (1992), Garcia (1999), Zeichner (1993), Pimenta, Almeida (2000), Garcia (1999), Imbernón (2000), Papert (1985, 1994) and Valente (1993, 1999), among other researchers. This may explain why the teachers use the SAI not so much.Secretaria Estadual de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fürkotter, Monica [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Biágio, Carmen Silvia Canuto [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2008-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis146 f. : il.application/pdfBIÁGIO, Carmen Silvia Canuto. Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação. 2008. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.http://hdl.handle.net/11449/92341000592664biagio_csc_me_prud.pdf33004129044P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92341Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:44:42.751262Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
title Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
spellingShingle Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
Biágio, Carmen Silvia Canuto [UNESP]
Educação
Educação - Formação de professores
Informática educacional
Educational Computing
Continuing education for teachers
Conceptions of teachers
title_short Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
title_full Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
title_fullStr Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
title_full_unstemmed Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
title_sort Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação
author Biágio, Carmen Silvia Canuto [UNESP]
author_facet Biágio, Carmen Silvia Canuto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fürkotter, Monica [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Biágio, Carmen Silvia Canuto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação - Formação de professores
Informática educacional
Educational Computing
Continuing education for teachers
Conceptions of teachers
topic Educação
Educação - Formação de professores
Informática educacional
Educational Computing
Continuing education for teachers
Conceptions of teachers
description Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação”, do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente. Com a implantação das Salas Ambiente de Informática (SAI) a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP) promoveu, por meio do Núcleo Regional de Tecnologia Educacional de Presidente Prudente (NRTE/PP), ações de formação de professores para o uso da Informática Educacional. Apesar do número considerável de professores já “capacitados”, a SAI ainda é pouco utilizada, pressupondo a não incorporação desta tecnologia à prática pedagógica dos professores. Esta situação motivou o desenvolvimento de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza documental, que tem por objetivo analisar a concepção do modelo de formação presente nas oficinas do Programa de Educação Continuada – Informática Educacional, realizadas no período de 2001 a 2003, na Diretoria de Ensino – Região de Presidente Prudente. Os resultados da pesquisa indicam que o modelo de formação não contempla os princípios apontados nos trabalhos de Nóvoa (1992), Garcia (1999), Zeichner (1993), Pimenta, Almeida (2000), Garcia (1999), Imbernón (2000), Papert (1985, 1994) e Valente (1993, 1999), dentre outros pesquisadores. Isso pode explicar porque os professores utilizam pouco a SAI.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-06
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIÁGIO, Carmen Silvia Canuto. Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação. 2008. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/92341
000592664
biagio_csc_me_prud.pdf
33004129044P6
identifier_str_mv BIÁGIO, Carmen Silvia Canuto. Programa de educação continuada – Informática Educacional na Diretoria de Ensino, região de Presidente Prudente: concepção do modelo de formação. 2008. 146 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2008.
000592664
biagio_csc_me_prud.pdf
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/92341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128972528025600