Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497
http://hdl.handle.net/11449/212188
Resumo: This paper presents and debates the theoretical and epistemological benchmarks of the current German Historical-Cultural Anthropology of Education (or AEHCA - from the Portuguese Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã), guided by two leading questions, namely: (1) what is your field of knowledge and (2) what are your theoretical and epistemological benchmarks? The AEHCA regards education as science and takes the human being and their educational dimensions as a starting point, which turns the education into a constructive and reflexive field of knowledge through a transdisciplinary, interdisciplinary, transcultural and intercultural approach, open to theories and methods. Ultimately, this is what leads to a reflection on the human being in itself and their education.
id UNSP_301d0e308e38ca46fa889500a5a57bca
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212188
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológicaGerman Historical-Cultural Anthropology of Education: theoretical and epistemological benchmarksanthropology of educationepistemology of educationfundamentals of educationantropologia educacionalepistemologia da educaçãofundamentos da educaçãoThis paper presents and debates the theoretical and epistemological benchmarks of the current German Historical-Cultural Anthropology of Education (or AEHCA - from the Portuguese Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã), guided by two leading questions, namely: (1) what is your field of knowledge and (2) what are your theoretical and epistemological benchmarks? The AEHCA regards education as science and takes the human being and their educational dimensions as a starting point, which turns the education into a constructive and reflexive field of knowledge through a transdisciplinary, interdisciplinary, transcultural and intercultural approach, open to theories and methods. Ultimately, this is what leads to a reflection on the human being in itself and their education.Este artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação.Universidade Livre de BerlimUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraUniversidade Livre de BerlimUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]2021-07-14T10:36:01Z2021-07-14T10:36:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article370-386application/pdfhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 99, n. 252, p. 370-386, 2018.0034-71832176-6681http://hdl.handle.net/11449/21218810.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497S2176-66812018000200370S2176-66812018000200370.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Estudos Pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T06:17:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212188Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:58:35.748388Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
German Historical-Cultural Anthropology of Education: theoretical and epistemological benchmarks
title Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
spellingShingle Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
Vieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
anthropology of education
epistemology of education
fundamentals of education
antropologia educacional
epistemologia da educação
fundamentos da educação
title_short Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
title_full Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
title_fullStr Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
title_full_unstemmed Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
title_sort Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica
author Vieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
author_facet Vieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Livre de Berlim
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Karina Augusta Limonta [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv anthropology of education
epistemology of education
fundamentals of education
antropologia educacional
epistemologia da educação
fundamentos da educação
topic anthropology of education
epistemology of education
fundamentals of education
antropologia educacional
epistemologia da educação
fundamentos da educação
description This paper presents and debates the theoretical and epistemological benchmarks of the current German Historical-Cultural Anthropology of Education (or AEHCA - from the Portuguese Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã), guided by two leading questions, namely: (1) what is your field of knowledge and (2) what are your theoretical and epistemological benchmarks? The AEHCA regards education as science and takes the human being and their educational dimensions as a starting point, which turns the education into a constructive and reflexive field of knowledge through a transdisciplinary, interdisciplinary, transcultural and intercultural approach, open to theories and methods. Ultimately, this is what leads to a reflection on the human being in itself and their education.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-07-14T10:36:01Z
2021-07-14T10:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 99, n. 252, p. 370-386, 2018.
0034-7183
2176-6681
http://hdl.handle.net/11449/212188
10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497
S2176-66812018000200370
S2176-66812018000200370.pdf
url http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497
http://hdl.handle.net/11449/212188
identifier_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 99, n. 252, p. 370-386, 2018.
0034-7183
2176-6681
10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497
S2176-66812018000200370
S2176-66812018000200370.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 370-386
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129005955579904