Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/138062 |
Resumo: | Esta pesquisa corresponde a uma investigação acerca de Escolas Humanistas e o desempenho dos alunos dessas escolas em Avaliações de Larga Escala no Brasil – SARESP e Prova Brasil. Esta pesquisa traz a metodologia humanista, dando ênfase à educação matemática e ao modo de avaliação nessas escolas para depois verificar o desempenho dos alunos e o sentimento deles em relação às provas objetivas/dissertativas. Os sujeitos desta pesquisa são 22 alunos (12 do 5º ano e 10 do 9º ano, ambos do Ensino Fundamental II) de uma escola situada no interior do estado de São Paulo, que segue os moldes da Escola da Ponte (Portugal). A pesquisa é quali-quantitativa e como instrumentos, utiliza-se os resultados de provas realizadas pelos alunos dessa escola (Prova Brasil - 2011 e SARESP - 2011), os dados oficiais divulgados pelo Governo Federal e Governo Estadual de São Paulo e também uma entrevista feita com alguns desses alunos ingressos da escola pesquisada. Pelos resultados foi possível perceber que o desempenho desses alunos nessas provas é semelhante ao dos alunos oriundos de escolas que adotam outras metodologias de ensino. |
id |
UNSP_3027956e53d4298b91fb54a5935ef02c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/138062 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de MatemáticaHumanistic Education: research of the performance of the students of 5 and 9 years of elementary school in large-scale assessments of Mathematics.HumanismoAvaliaçõesProva BrasilSARESPMatemáticaHumanismAssessmentsMathematicsEsta pesquisa corresponde a uma investigação acerca de Escolas Humanistas e o desempenho dos alunos dessas escolas em Avaliações de Larga Escala no Brasil – SARESP e Prova Brasil. Esta pesquisa traz a metodologia humanista, dando ênfase à educação matemática e ao modo de avaliação nessas escolas para depois verificar o desempenho dos alunos e o sentimento deles em relação às provas objetivas/dissertativas. Os sujeitos desta pesquisa são 22 alunos (12 do 5º ano e 10 do 9º ano, ambos do Ensino Fundamental II) de uma escola situada no interior do estado de São Paulo, que segue os moldes da Escola da Ponte (Portugal). A pesquisa é quali-quantitativa e como instrumentos, utiliza-se os resultados de provas realizadas pelos alunos dessa escola (Prova Brasil - 2011 e SARESP - 2011), os dados oficiais divulgados pelo Governo Federal e Governo Estadual de São Paulo e também uma entrevista feita com alguns desses alunos ingressos da escola pesquisada. Pelos resultados foi possível perceber que o desempenho desses alunos nessas provas é semelhante ao dos alunos oriundos de escolas que adotam outras metodologias de ensino.This research corresponds to an investigation about Humanists schools and the students performance in Large Scale Ratings in Brazil - SARESP and “Prova Brazil”. This research shows the humanism methodology, with an emphasis on mathematics education and the kind of evaluation in these schools and then we checked the performance of the students and their feelings regarding the objective tests and essays. The subjects are 22 students (12 of 5th grade and 10 of 9th grade, both the Elementary School II) of a school that follows the pattern of the “Escola da ponte” (Portugal), located in the state of São Paulo. The research is qualitative and quantitative, and as instruments, we used the results of the tests (Prova Brazil - 2011 and SARESP - 2011) that was performed by the students of this school, we used the official data released by the Federal Government and State Government of São Paulo and also an interview made with some of these students researched by us on this school. The results show that the performance of these students in these tests is similar to the students from schools that adopt other teaching methodologies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Menezes, Janile Jesus de Oliveira [UNESP]2016-04-26T13:05:33Z2016-04-26T13:05:33Z2016-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13806200087188433004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-06T06:03:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138062Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:09:13.588307Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática Humanistic Education: research of the performance of the students of 5 and 9 years of elementary school in large-scale assessments of Mathematics. |
title |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática |
spellingShingle |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática Menezes, Janile Jesus de Oliveira [UNESP] Humanismo Avaliações Prova Brasil SARESP Matemática Humanism Assessments Mathematics |
title_short |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática |
title_full |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática |
title_fullStr |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática |
title_full_unstemmed |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática |
title_sort |
Educação humanista: um estudo sobre o desempenho dos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em avaliações em larga escala de Matemática |
author |
Menezes, Janile Jesus de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Menezes, Janile Jesus de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Alice [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Janile Jesus de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanismo Avaliações Prova Brasil SARESP Matemática Humanism Assessments Mathematics |
topic |
Humanismo Avaliações Prova Brasil SARESP Matemática Humanism Assessments Mathematics |
description |
Esta pesquisa corresponde a uma investigação acerca de Escolas Humanistas e o desempenho dos alunos dessas escolas em Avaliações de Larga Escala no Brasil – SARESP e Prova Brasil. Esta pesquisa traz a metodologia humanista, dando ênfase à educação matemática e ao modo de avaliação nessas escolas para depois verificar o desempenho dos alunos e o sentimento deles em relação às provas objetivas/dissertativas. Os sujeitos desta pesquisa são 22 alunos (12 do 5º ano e 10 do 9º ano, ambos do Ensino Fundamental II) de uma escola situada no interior do estado de São Paulo, que segue os moldes da Escola da Ponte (Portugal). A pesquisa é quali-quantitativa e como instrumentos, utiliza-se os resultados de provas realizadas pelos alunos dessa escola (Prova Brasil - 2011 e SARESP - 2011), os dados oficiais divulgados pelo Governo Federal e Governo Estadual de São Paulo e também uma entrevista feita com alguns desses alunos ingressos da escola pesquisada. Pelos resultados foi possível perceber que o desempenho desses alunos nessas provas é semelhante ao dos alunos oriundos de escolas que adotam outras metodologias de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-26T13:05:33Z 2016-04-26T13:05:33Z 2016-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/138062 000871884 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/138062 |
identifier_str_mv |
000871884 33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128323039002624 |