Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Aniceh Farah [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP], Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP], Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htm
http://hdl.handle.net/11449/148502
Resumo: Introdução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar.
id UNSP_30c3cc16122bd06e8afaf2640beb7e17
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148502
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinarIntrodução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação gráfica, Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação gráfica, Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Aniceh Farah [UNESP]Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP]Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP]2017-01-18T18:12:23Z2017-01-18T18:12:23Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485024651595631518025PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T19:55:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:04.272945Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
title Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
spellingShingle Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
Neves, Aniceh Farah [UNESP]
title_short Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
title_full Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
title_fullStr Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
title_full_unstemmed Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
title_sort Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
author Neves, Aniceh Farah [UNESP]
author_facet Neves, Aniceh Farah [UNESP]
Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]
Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP]
Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP]
author_role author
author2 Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]
Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP]
Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Aniceh Farah [UNESP]
Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]
Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP]
Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP]
description Introdução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:12:23Z
2017-01-18T18:12:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htm
http://hdl.handle.net/11449/148502
4651595631518025
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htm
http://hdl.handle.net/11449/148502
identifier_str_mv 4651595631518025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129163518803968