Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htm http://hdl.handle.net/11449/148502 |
Resumo: | Introdução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar. |
id |
UNSP_30c3cc16122bd06e8afaf2640beb7e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148502 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinarIntrodução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação gráfica, Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Artes e Representação gráfica, Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Aniceh Farah [UNESP]Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP]Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP]Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP]2017-01-18T18:12:23Z2017-01-18T18:12:23Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1485024651595631518025PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-16T19:55:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148502Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:08:04.272945Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar |
title |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar |
spellingShingle |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar Neves, Aniceh Farah [UNESP] |
title_short |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar |
title_full |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar |
title_fullStr |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar |
title_sort |
Artegeo: uma proposta de atividade interdisciplinar |
author |
Neves, Aniceh Farah [UNESP] |
author_facet |
Neves, Aniceh Farah [UNESP] Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP] Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP] Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP] Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP] Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Aniceh Farah [UNESP] Nascimento, Roberto Alcarria do [UNESP] Giunta, Maria Antonia Benutti [UNESP] Gonçalves, Solange Maria Leão [UNESP] |
description |
Introdução: A geometria euclidiana, ensinada nos níveis básicos de escolarização, costuma partir de um modelo de raciocínio dedutivo, repleto de abstrações e de construções mecanicamente memorizadas, compartimentadas, que não resultam das experiências do aluno. Esse tipo de aprendizagem tende à formação de atitudes negativas para com as formas e conteúdos geométricos. Objetivos: A proposta objetiva oferecer subsídios ao professor do ensino fundamental de Matemática e Educação Artística para trabalhar com a geometria sob o enfoque das transformações, buscando superar as deficiências encontradas nesse nível de ensino. Articulada com os Parâmetros Curriculares, pauta-se no paradigma da interdisciplinaridade, ao contemplar a integração Arte/Ciência/Tecnologia. Métodos: A experiência consta de quatro oficinas teórico-práticas, durante o ano de 2002, nas quais, uma média de 40 professores de Educação Artística e Matemática de 5ª a 8ª séries da rede pública estadual do município de Bauru e região, vivenciam experiências com uma nova abordagem da geometria. Duas das escolas participantes do projeto recebem acompanhamento direto na sala de aula, explorando esse novo procedimento metodológico com os alunos. O projeto é assessorado por docentes e alunos bolsistas nas áreas de geometria, arte e informática. Resultados: Proposta em andamento, cujos resultados esperados são: mudança de atitudes de professores e alunos em relação à geometria; incorporação de novas tecnologias ao ensino e postura didática mais aberta ao trabalho interdisciplinar. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:12:23Z 2017-01-18T18:12:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htm http://hdl.handle.net/11449/148502 4651595631518025 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ31.htm http://hdl.handle.net/11449/148502 |
identifier_str_mv |
4651595631518025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129163518803968 |