Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181205
Resumo: Este trabalho tem como objetivo elaborar uma compreensão da inclusão escolar em escolas públicas Inovadoras e Criativas do Estado de São Paulo por meio de narrativas de sujeitos escolares. Para atingir tal objetivo, foram produzidas 14 narrativas utilizando como metodologia a História Oral, por meio de entrevistas. Para analisar utilizamos a convergência/divergência em que foram elaborada duas temáticas de discussões. A primeira delas é Escolas Inovadoras e Criativas: Um olhar para a inclusão escolar e o ensino de Matemática, subdividida em seis tópicos: Gestão Escolar, Envolvimento com outras instituições, Metodologia de Ensino, Ensino de Matemática. A segunda temática é Deficiência e inclusão escolar: discussões, na qual são discutidos os conceitos e as compreensão dos professores entrevistados ao respeito do estudante com deficiência nessas escolas. Diante disso, compreendeu-se que houve um avanço em termos de gestão, organização curricular e envolvimento com a comunidade, mas que ele pouco reflete na metodologia de ensino, em particular quando se considera o estudante com deficiência. Dessa forma, ainda são necessários mais esforços, bem como políticas públicas voltadas para a formação do professor de Matemática para que, efetivamente, a educação seja inclusiva para todos
id UNSP_30d7d33d3eb70e3ffddb9b15bc1c6306
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/181205
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação MatemáticaInnovative and creative schools and school inclusion: a study in Mathematical EducationEducação inclusivaEnsino de MatemáticaHistória oralPessoas com deficiênciaInclusive educacionMathematics teachingOral historyStudents with disabilitiesEste trabalho tem como objetivo elaborar uma compreensão da inclusão escolar em escolas públicas Inovadoras e Criativas do Estado de São Paulo por meio de narrativas de sujeitos escolares. Para atingir tal objetivo, foram produzidas 14 narrativas utilizando como metodologia a História Oral, por meio de entrevistas. Para analisar utilizamos a convergência/divergência em que foram elaborada duas temáticas de discussões. A primeira delas é Escolas Inovadoras e Criativas: Um olhar para a inclusão escolar e o ensino de Matemática, subdividida em seis tópicos: Gestão Escolar, Envolvimento com outras instituições, Metodologia de Ensino, Ensino de Matemática. A segunda temática é Deficiência e inclusão escolar: discussões, na qual são discutidos os conceitos e as compreensão dos professores entrevistados ao respeito do estudante com deficiência nessas escolas. Diante disso, compreendeu-se que houve um avanço em termos de gestão, organização curricular e envolvimento com a comunidade, mas que ele pouco reflete na metodologia de ensino, em particular quando se considera o estudante com deficiência. Dessa forma, ainda são necessários mais esforços, bem como políticas públicas voltadas para a formação do professor de Matemática para que, efetivamente, a educação seja inclusiva para todosThis work intends to comprehend the educational inclusion inside the “Innovative and Creative” public school in the State of São Paulo through some narratives constructed by students and teachers. To achieve this goal, 14 narratives have been produced and appropriated as Oral History Methodology. Through the convergence/divergence analysis, two discussion strategies were constructed. The first one is on “Innovative and Creative Schools”: school management, involvement with other institutions, teaching methodology, and teaching mathematics. The second strategy is on “Deficiency and Educational Inclusion”: theme that brings up discussions about the concepts and comprehension from the interviewed teachers regarding their respect for the deficient student of these educational institutions. Thus, there is an advance in terms of organization, curricular organization and involvement with the community that is somewhat specific in its form of education, particularly when considering a student with disability. These are a few necessary practices and efforts to effectively prepare the mathematics teacher in formation to provide an education that is inclusive for every student.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baraldi, Ivete Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]2019-03-26T18:39:51Z2019-03-26T18:39:51Z2019-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18120500091421233004137031P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:09:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181205Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:27:58.204130Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
Innovative and creative schools and school inclusion: a study in Mathematical Education
title Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
spellingShingle Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]
Educação inclusiva
Ensino de Matemática
História oral
Pessoas com deficiência
Inclusive educacion
Mathematics teaching
Oral history
Students with disabilities
title_short Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
title_full Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
title_fullStr Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
title_full_unstemmed Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
title_sort Escolas inovadoras e criativas e inclusão escolar: um estudo em Educação Matemática
author Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]
author_facet Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baraldi, Ivete Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Erica Aparecida Capasio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Ensino de Matemática
História oral
Pessoas com deficiência
Inclusive educacion
Mathematics teaching
Oral history
Students with disabilities
topic Educação inclusiva
Ensino de Matemática
História oral
Pessoas com deficiência
Inclusive educacion
Mathematics teaching
Oral history
Students with disabilities
description Este trabalho tem como objetivo elaborar uma compreensão da inclusão escolar em escolas públicas Inovadoras e Criativas do Estado de São Paulo por meio de narrativas de sujeitos escolares. Para atingir tal objetivo, foram produzidas 14 narrativas utilizando como metodologia a História Oral, por meio de entrevistas. Para analisar utilizamos a convergência/divergência em que foram elaborada duas temáticas de discussões. A primeira delas é Escolas Inovadoras e Criativas: Um olhar para a inclusão escolar e o ensino de Matemática, subdividida em seis tópicos: Gestão Escolar, Envolvimento com outras instituições, Metodologia de Ensino, Ensino de Matemática. A segunda temática é Deficiência e inclusão escolar: discussões, na qual são discutidos os conceitos e as compreensão dos professores entrevistados ao respeito do estudante com deficiência nessas escolas. Diante disso, compreendeu-se que houve um avanço em termos de gestão, organização curricular e envolvimento com a comunidade, mas que ele pouco reflete na metodologia de ensino, em particular quando se considera o estudante com deficiência. Dessa forma, ainda são necessários mais esforços, bem como políticas públicas voltadas para a formação do professor de Matemática para que, efetivamente, a educação seja inclusiva para todos
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-26T18:39:51Z
2019-03-26T18:39:51Z
2019-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/181205
000914212
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/181205
identifier_str_mv 000914212
33004137031P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128936333279232