Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/800 http://hdl.handle.net/11449/140695 |
Resumo: | This is a descriptive study aimed to report the building of a workshop for health professionals of an outpatient community clinic. As theoretical reference, the psychiatric reform and the singular therapeutic project were used; as well as the assumptions of the critical-historical pedagogy. It can be inferred that the meetings provided the participants a new view of their daily work in health service, as well as, to understand its difficulties and setbacks. |
id |
UNSP_319b6dfc15ae5038326b8484098a61d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/140695 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocialBuilding a singular therapeutic project in a psychosocial care centerLa construcción de un proyecto terapéutio único en un centro de atención psicosocialMental healthIn service trainingHealth policySalud mentalCapacitación en servicioPolítica de saludSaúde mentalCapacitação em serviçoPolítica de saúdeThis is a descriptive study aimed to report the building of a workshop for health professionals of an outpatient community clinic. As theoretical reference, the psychiatric reform and the singular therapeutic project were used; as well as the assumptions of the critical-historical pedagogy. It can be inferred that the meetings provided the participants a new view of their daily work in health service, as well as, to understand its difficulties and setbacks.Este estudio descriptivo tuvo como objetivo relatar sobre la construcción de un taller para profesionales de la salud de una clínica comunitaria. Se utilizaron las dimensiones de la reforma psiquiátrica y de un proyecto terapéutico único como referencias teóricas como recurso pedagógico. Se utilizaron los supuestos de la pedagogía crítica histórica. Se puede inferir que los talleres ofrecieron a los participantes una nueva posibilidad para reconocer el trabajo diario desarrollado en un servicio de salud, así como sus dificultades y contratiempos.Trata-se de um estudo descritivo onde se buscou relatar a construção de uma oficina para profissionais da saúde de um serviço ambulatorial de base territorial. Como referencial teórico, valeu-se das dimensões da reforma psiquiátrica e do projeto terapêutico singular, bem como utilizou-se dos pressupostos da pedagogia histórico-critica. Pode-se inferir que os encontros proporcionaram aos participantes uma nova possibilidade de reconhecer o trabalho realizado no cotidiano de um serviço de saúde com suas dificuldades e vicissitudes.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Enfermagem, Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Guilherme Correa [UNESP]Moreno, Vânia [UNESP]2016-07-07T12:35:02Z2016-07-07T12:35:02Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article150-155application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/800Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 1, p. 150-155, 2014.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/140695ISSN1679-4605-2014-10-01-150-155.pdf767107512360257976710751236025797671075123602579Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-15T18:46:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-15T18:46:43Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial Building a singular therapeutic project in a psychosocial care center La construcción de un proyecto terapéutio único en un centro de atención psicosocial |
title |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial |
spellingShingle |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial Barbosa, Guilherme Correa [UNESP] Mental health In service training Health policy Salud mental Capacitación en servicio Política de salud Saúde mental Capacitação em serviço Política de saúde |
title_short |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial |
title_full |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial |
title_fullStr |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial |
title_full_unstemmed |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial |
title_sort |
Construindo o projeto terapêutico singular em um centro de atenção psicossocial |
author |
Barbosa, Guilherme Correa [UNESP] |
author_facet |
Barbosa, Guilherme Correa [UNESP] Moreno, Vânia [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Moreno, Vânia [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Guilherme Correa [UNESP] Moreno, Vânia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mental health In service training Health policy Salud mental Capacitación en servicio Política de salud Saúde mental Capacitação em serviço Política de saúde |
topic |
Mental health In service training Health policy Salud mental Capacitación en servicio Política de salud Saúde mental Capacitação em serviço Política de saúde |
description |
This is a descriptive study aimed to report the building of a workshop for health professionals of an outpatient community clinic. As theoretical reference, the psychiatric reform and the singular therapeutic project were used; as well as the assumptions of the critical-historical pedagogy. It can be inferred that the meetings provided the participants a new view of their daily work in health service, as well as, to understand its difficulties and setbacks. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-07T12:35:02Z 2016-07-07T12:35:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/800 Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 1, p. 150-155, 2014. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/140695 ISSN1679-4605-2014-10-01-150-155.pdf 7671075123602579 7671075123602579 7671075123602579 |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/800 http://hdl.handle.net/11449/140695 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 1, p. 150-155, 2014. 1679-4605 ISSN1679-4605-2014-10-01-150-155.pdf 7671075123602579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
150-155 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128149448294400 |