Modelo de máximo carregamento com fator de potência da demanda ajustável e restrição de segurança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damazo, Graciliano Antonio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192373
Resumo: O problema de maximização da margem de carregamento operacional tem por finalidade determinar a maior demanda de carga em um sistema elétrico de potência que satisfaça todas as restrições operacionais do sistema e de equipamentos. Em linhas gerais, conhecer com precisão a máxima demanda de potência ativa e reativa suportada pelo sistema elétrico de potência para que o mesmo opere em condições satisfatórias é uma informação importante para a operação e planejamento do sistema. Muitos trabalhos, da literatura, formulam o problema de máximo carregamento através de um modelo de otimização contínuo, e mais recentemente, alguns trabalhos apresentam modelos que também passaram a levar em consideração o fator de potência da demanda das barras de carga. Neste trabalho propõe-se um modelo para o problema de máximo carregamento baseado no fator de potência de demanda ajustável e levando em consideração restrições de segurança. O problema de maximização da margem de carregamento operacional será formulado como um problema de programação não linear, não convexo de grande porte com variáveis contínuas e visa maximizar o somatório de potências ativas demandadas pelas barras de carga, respeitando um fator de potência mínimo pré-estabelecidos e restrições de segurança pós-contingência. Destaca-se que uma contribuição do trabalho é que o modelo encontre para o sistema um ponto de operação factível na presença de contingências pré-definidas, além disso, respeita os limites físicos e operacionais previstos no Fluxo de Potência Ótimo (FPO) tradicional. O modelo proposto foi testado para os sistemas IEEE 14, IEEE 30, IEEE 118 barras, simulado na plataforma GAMS e resolvido pelo solver KNITRO. Os testes foram simulados para situações sem contingências e com contingências. O modelo apresentou bons resultados para as situações testadas se mostrando eficiente para encontrar o ponto de máximo carregamento de um sistema que seja confiável e seguro.
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