Modelo de máximo carregamento com fator de potência da demanda ajustável e restrição de segurança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192373 |
Resumo: | O problema de maximização da margem de carregamento operacional tem por finalidade determinar a maior demanda de carga em um sistema elétrico de potência que satisfaça todas as restrições operacionais do sistema e de equipamentos. Em linhas gerais, conhecer com precisão a máxima demanda de potência ativa e reativa suportada pelo sistema elétrico de potência para que o mesmo opere em condições satisfatórias é uma informação importante para a operação e planejamento do sistema. Muitos trabalhos, da literatura, formulam o problema de máximo carregamento através de um modelo de otimização contínuo, e mais recentemente, alguns trabalhos apresentam modelos que também passaram a levar em consideração o fator de potência da demanda das barras de carga. Neste trabalho propõe-se um modelo para o problema de máximo carregamento baseado no fator de potência de demanda ajustável e levando em consideração restrições de segurança. O problema de maximização da margem de carregamento operacional será formulado como um problema de programação não linear, não convexo de grande porte com variáveis contínuas e visa maximizar o somatório de potências ativas demandadas pelas barras de carga, respeitando um fator de potência mínimo pré-estabelecidos e restrições de segurança pós-contingência. Destaca-se que uma contribuição do trabalho é que o modelo encontre para o sistema um ponto de operação factível na presença de contingências pré-definidas, além disso, respeita os limites físicos e operacionais previstos no Fluxo de Potência Ótimo (FPO) tradicional. O modelo proposto foi testado para os sistemas IEEE 14, IEEE 30, IEEE 118 barras, simulado na plataforma GAMS e resolvido pelo solver KNITRO. Os testes foram simulados para situações sem contingências e com contingências. O modelo apresentou bons resultados para as situações testadas se mostrando eficiente para encontrar o ponto de máximo carregamento de um sistema que seja confiável e seguro. |
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Modelo de máximo carregamento com fator de potência da demanda ajustável e restrição de segurançaMaximum load model with adjustable demand power factor and security constraintsFluxo de potência ótimoFluxo de potência ótimo com restrição de segurançaMáximo carregamentoFator de potência da demandaOptimal power flowOptimal power flow with security constraintsMaximum loadDemand power factorO problema de maximização da margem de carregamento operacional tem por finalidade determinar a maior demanda de carga em um sistema elétrico de potência que satisfaça todas as restrições operacionais do sistema e de equipamentos. Em linhas gerais, conhecer com precisão a máxima demanda de potência ativa e reativa suportada pelo sistema elétrico de potência para que o mesmo opere em condições satisfatórias é uma informação importante para a operação e planejamento do sistema. Muitos trabalhos, da literatura, formulam o problema de máximo carregamento através de um modelo de otimização contínuo, e mais recentemente, alguns trabalhos apresentam modelos que também passaram a levar em consideração o fator de potência da demanda das barras de carga. Neste trabalho propõe-se um modelo para o problema de máximo carregamento baseado no fator de potência de demanda ajustável e levando em consideração restrições de segurança. O problema de maximização da margem de carregamento operacional será formulado como um problema de programação não linear, não convexo de grande porte com variáveis contínuas e visa maximizar o somatório de potências ativas demandadas pelas barras de carga, respeitando um fator de potência mínimo pré-estabelecidos e restrições de segurança pós-contingência. Destaca-se que uma contribuição do trabalho é que o modelo encontre para o sistema um ponto de operação factível na presença de contingências pré-definidas, além disso, respeita os limites físicos e operacionais previstos no Fluxo de Potência Ótimo (FPO) tradicional. O modelo proposto foi testado para os sistemas IEEE 14, IEEE 30, IEEE 118 barras, simulado na plataforma GAMS e resolvido pelo solver KNITRO. Os testes foram simulados para situações sem contingências e com contingências. O modelo apresentou bons resultados para as situações testadas se mostrando eficiente para encontrar o ponto de máximo carregamento de um sistema que seja confiável e seguro.The problem of maximizing the operating load margin aims to determine the highest load demand in an electrical power system that satisfies all operational constraints of the system and equipment. In general, knowing precisely the maximum demand for active and reactive power supported by the electrical power system, in order that it operates in satisfactory conditions, is an important information for the operation and planning of the system. Many works in the literature formulate the problem of maximum loading through a continuous optimization model, and more recently, some works present models that also started to take into account the power factor of the load bars demand. This work proposes a model for the maximum load problem based on the adjustable demand power factor, taking into account security constraints. The problem of maximizing the operating load margin will be formulated as a non-linear, non-convex large programming problem with continuous variables and aims to maximize the sum of active powers demanded by the load bars, respecting an established minimum power factor and post-contingency security constraints. It is important to highlight that the model also ensures that the system finds a feasible operating point, even in the presence of predefined contingencies, besides; it respects the physical and operational limits provided for in the traditional Optimal Power Flow. The proposed model was tested for the IEEE 14, 30, 118 bus systems, simulated on the GAMS platform and solved by the KNITRO solver, in which the Primal-Dual logarithmic barrier method is implemented. The test systems were simulated for situations without contingencies and with contingencies. The model presented good results for the tested situations, proving efficient to find the maximum load of a system that is reliable and safe.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Baptista, Edméa Cássia [UNESP]Soler, Edilaine Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Damazo, Graciliano Antonio2020-04-28T15:29:27Z2020-04-28T15:29:27Z2020-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19237300093026633004056087P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-28T19:22:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192373Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:21:51.494573Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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