Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aline Aparecida Alcântara da
Data de Publicação: 0023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253545
https://lattes.cnpq.br/1085919471133422
Resumo: O trabalho está vinculado à linha de "Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem", pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. A díade de comportamento, linguagem apresentada por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são desafios permanentes na busca pela Educação Inclusiva, principalmente quando se trata da presença de estudantes no ensino regular. Envolve desde o modo de como interagir com esses estudantes até mesmo questões de adaptação ou elaboração de materiais com a pretensão de equiparar oportunidades diante das necessidades e interesses destas pessoas, dentre outros aspectos. Deste modo, tivemos por objetivo discutir a realidade do processo de inclusão escolar de um estudante com TEA em sala regular, a partir da perspectiva dos professores deste estudante em uma escola pública da rede regular de ensino de um município do interior do estado de São Paulo. Deste modo, realizamos a aplicação de um questionário com perguntas abertas delineando o processo de análise dos dados produzidos a partir da categorização das respostas obtidas, por meio de similaridade. Como resultados obtivemos que os professores defendem a inclusão, mas que muitos ainda não se sentem preparados para lidar na prática, seja por questões de falta de experiências ou não saber lidar com as diferenças, principalmente se tratando do TEA, onde há a pluralidade dentro do próprio transtorno. Porém, mesmo com as dúvidas e dificuldades, conseguiram descrever possíveis caminhos a serem percorridos, como a formação continuada, o vínculo entre escola e família, o trabalho em conjunto com os professores especializados, a adaptação curricular e principalmente a compreensão de que a inclusão escolar envolve inúmeros fatores. Concluímos que ao reconhecer diferentes aspectos que se relacionam com o processo de inclusão escolar, a partir das respostas dos professores, as principais contribuições foram: a reflexão sobre a auto percepção que cada um tem sobre a inclusão e como ela emana de formas diferentes em cada profissional, o reconhecimento das limitações ao atuar junto a um estudante com autismo e o apontamento de possíveis ações para contribuir com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas corroborando para práticas mais inclusivas que atendam as singularidades do estudante.
id UNSP_31dec98ee95b8ddc282600e2f86bef26
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253545
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docenteAutism and school inclusion: reflections from the teaching perspectiveTranstorno do espectro autistaInclusão escolarPerspectiva docenteAutistic spectrum disorderSchool inclusionTeaching perspectiveO trabalho está vinculado à linha de "Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem", pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. A díade de comportamento, linguagem apresentada por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são desafios permanentes na busca pela Educação Inclusiva, principalmente quando se trata da presença de estudantes no ensino regular. Envolve desde o modo de como interagir com esses estudantes até mesmo questões de adaptação ou elaboração de materiais com a pretensão de equiparar oportunidades diante das necessidades e interesses destas pessoas, dentre outros aspectos. Deste modo, tivemos por objetivo discutir a realidade do processo de inclusão escolar de um estudante com TEA em sala regular, a partir da perspectiva dos professores deste estudante em uma escola pública da rede regular de ensino de um município do interior do estado de São Paulo. Deste modo, realizamos a aplicação de um questionário com perguntas abertas delineando o processo de análise dos dados produzidos a partir da categorização das respostas obtidas, por meio de similaridade. Como resultados obtivemos que os professores defendem a inclusão, mas que muitos ainda não se sentem preparados para lidar na prática, seja por questões de falta de experiências ou não saber lidar com as diferenças, principalmente se tratando do TEA, onde há a pluralidade dentro do próprio transtorno. Porém, mesmo com as dúvidas e dificuldades, conseguiram descrever possíveis caminhos a serem percorridos, como a formação continuada, o vínculo entre escola e família, o trabalho em conjunto com os professores especializados, a adaptação curricular e principalmente a compreensão de que a inclusão escolar envolve inúmeros fatores. Concluímos que ao reconhecer diferentes aspectos que se relacionam com o processo de inclusão escolar, a partir das respostas dos professores, as principais contribuições foram: a reflexão sobre a auto percepção que cada um tem sobre a inclusão e como ela emana de formas diferentes em cada profissional, o reconhecimento das limitações ao atuar junto a um estudante com autismo e o apontamento de possíveis ações para contribuir com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas corroborando para práticas mais inclusivas que atendam as singularidades do estudante.The work is linked to the "Formative Processes, Teaching, and Learning" line, belonging to the Graduate Program in Education at São Paulo State University (UNESP), Presidente Prudente/SP Campus. The dyad of behavior and language presented by students with Autism Spectrum Disorder (ASD) constitutes ongoing challenges in the pursuit of Inclusive Education, particularly when it comes to the presence of students in regular education. It encompasses everything from how to interact with these students to issues of adapting or creating materials with the intention of equalizing opportunities in the face of their needs and interests, among other aspects. Thus, our goal was to discuss the reality of the school inclusion process for a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a regular classroom, from the perspective of the teachers of this student in a public school within the regular education system of a municipality in the interior of the state of São Paulo. We conducted the application of a questionnaire with open-ended questions outlining the data analysis process based on the categorization of the responses obtained through similarity. As a result, we found that the teachers support inclusion, but many still do not feel prepared to deal with it in practice, either due to a lack of experience or not knowing how to handle differences, especially when it comes to ASD, where there is diversity within the disorder itself. However, even with doubts and difficulties, they were able to describe possible paths to be taken, such as continuing education, the connection between school and family, collaboration with specialized teachers, curricular adaptation, and especially the understanding that school inclusion involves numerous factors. We conclude that by recognizing different aspects related to the school inclusion process, based on the teachers' responses, the main contributions were: reflection on the self-perception that each one has about inclusion and how it emanates in different ways in each professional, recognition of limitations when working with a student with autism, and pointing out possible actions to contribute to the development of pedagogical strategies, supporting more inclusive practices that address the singularities of the student.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.474525/2020-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlunzen Junior, Klaus [UNESP]Silva, Aline Aparecida Alcântara da2024-03-05T18:29:45Z2024-03-05T18:29:45Z0023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Aline Aparecida Alcântara. Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente. Orientador: Klaus Schlunzen Junior. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educaçãp) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.https://hdl.handle.net/11449/253545https://lattes.cnpq.br/1085919471133422porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-06T06:06:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:33.160348Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
Autism and school inclusion: reflections from the teaching perspective
title Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
spellingShingle Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
Silva, Aline Aparecida Alcântara da
Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Perspectiva docente
Autistic spectrum disorder
School inclusion
Teaching perspective
title_short Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
title_full Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
title_fullStr Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
title_full_unstemmed Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
title_sort Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente
author Silva, Aline Aparecida Alcântara da
author_facet Silva, Aline Aparecida Alcântara da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlunzen Junior, Klaus [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aline Aparecida Alcântara da
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Perspectiva docente
Autistic spectrum disorder
School inclusion
Teaching perspective
topic Transtorno do espectro autista
Inclusão escolar
Perspectiva docente
Autistic spectrum disorder
School inclusion
Teaching perspective
description O trabalho está vinculado à linha de "Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem", pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente/SP. A díade de comportamento, linguagem apresentada por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são desafios permanentes na busca pela Educação Inclusiva, principalmente quando se trata da presença de estudantes no ensino regular. Envolve desde o modo de como interagir com esses estudantes até mesmo questões de adaptação ou elaboração de materiais com a pretensão de equiparar oportunidades diante das necessidades e interesses destas pessoas, dentre outros aspectos. Deste modo, tivemos por objetivo discutir a realidade do processo de inclusão escolar de um estudante com TEA em sala regular, a partir da perspectiva dos professores deste estudante em uma escola pública da rede regular de ensino de um município do interior do estado de São Paulo. Deste modo, realizamos a aplicação de um questionário com perguntas abertas delineando o processo de análise dos dados produzidos a partir da categorização das respostas obtidas, por meio de similaridade. Como resultados obtivemos que os professores defendem a inclusão, mas que muitos ainda não se sentem preparados para lidar na prática, seja por questões de falta de experiências ou não saber lidar com as diferenças, principalmente se tratando do TEA, onde há a pluralidade dentro do próprio transtorno. Porém, mesmo com as dúvidas e dificuldades, conseguiram descrever possíveis caminhos a serem percorridos, como a formação continuada, o vínculo entre escola e família, o trabalho em conjunto com os professores especializados, a adaptação curricular e principalmente a compreensão de que a inclusão escolar envolve inúmeros fatores. Concluímos que ao reconhecer diferentes aspectos que se relacionam com o processo de inclusão escolar, a partir das respostas dos professores, as principais contribuições foram: a reflexão sobre a auto percepção que cada um tem sobre a inclusão e como ela emana de formas diferentes em cada profissional, o reconhecimento das limitações ao atuar junto a um estudante com autismo e o apontamento de possíveis ações para contribuir com o desenvolvimento de estratégias pedagógicas corroborando para práticas mais inclusivas que atendam as singularidades do estudante.
publishDate 0023
dc.date.none.fl_str_mv 0023-12-15
2024-03-05T18:29:45Z
2024-03-05T18:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Aline Aparecida Alcântara. Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente. Orientador: Klaus Schlunzen Junior. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educaçãp) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/253545
https://lattes.cnpq.br/1085919471133422
identifier_str_mv SILVA, Aline Aparecida Alcântara. Autismo e inclusão escolar: reflexões a partir da perspectiva docente. Orientador: Klaus Schlunzen Junior. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educaçãp) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/253545
https://lattes.cnpq.br/1085919471133422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128747718574080