Análise da escrita de estudantes com transtorno do espectro autista e disfunção de integração sensorial
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/255656 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas capacidades de comunicação e linguagem, comportamentos repetitivos, interação social e reatividade sensorial. O termo Integração Sensorial (IS) foi descrito por Anna Jean Ayres como sendo um processo neurológico, automático e inconsciente, que absorve, processa e organiza os inputs sensoriais internos e externos para uma participação efetiva nos ambientes. O processo de aprendizagem e generalização de habilidades motoras e cognitivas novas é complexo e contínuo, não sendo diferente para os componentes necessários para a escrita, exigindo ajustes e modificações rápidas. A escrita é a maneira mais utilizada para avaliar a aprendizagem dos estudantes, sendo este processo interdependente de habilidades de percepção visual, controle óculo - motor, habilidades proprioceptivas e táteis, além da coordenação motora fina. Crianças que apresentam desafios na escrita são frequentemente encaminhadas para serviços de Terapia Ocupacional a fim de que as intervenções potencializem a sua participação escolar com a melhora de seu desempenho nesta atividade. Dessa forma, acredita-se que crianças com TEA que tenham associado a Disfunção de Integração Sensorial (DIS), apresentam dificuldades na produção, grafia e qualidade da escrita. Esta dissertação tem por objetivo geral analisar a qualidade da escrita de estudantes com TEA e DIS bem como os padrões de DIS encontrados nessas crianças. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se: analisar o Perfil Sensorial de Acompanhamento Escolar de crianças com TEA; analisar o Padrão de DIS de crianças com TEA; analisar a escrita de crianças com TEA segundo o Protocolo McMaster de Avaliação da escrita e por fim analisar as interferências dos padrões de DIS na Escrita. Para realização da pesquisa, utilizou-se abordagem mista de um estudo de caso múltiplo com um desenho não experimental de natureza descritiva. Neste estudo foram coletados dados com quatro crianças com diagnóstico de TEA e DIS que frequentam o Ensino Fundamental I, sendo uma do sexo feminino e três do sexo masculino. A coleta de dados ocorreu em um Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), localizado em uma cidade do interior do estado de São Paulo, utilizando-se três avaliações padronizadas: 1. Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar: Questionário do Professor; 2. Evaluation Ayres Sensory Integration (EASI) e 3. Protocolo McMaster de Avaliação da Escrita. Os dados analisados permitiram identificar que todas as crianças dessa amostra demonstram mais de um padrão de DIS, sendo que o padrão de Disfunção em Integração Vestibular-Bilateral foi descrito em todas as crianças, além disso o segundo padrão mais identificado foi o de visuodispraxia, observado em três das quatro crianças da amostra. Nesta pesquisa fora possível analisar que os padrões de DIS interferem diretamente na escrita das crianças estudadas, tendo em vista que os déficits nas áreas que correspondem à integração bilateral, controle postural, práxis e percepção visual, são preditores das dificuldades nas tarefas de escrita analisadas como: déficits no planejamento do espaço, inconsistência no tamanho das letras, espaçamento inconsistente entre letras e palavras, déficits na modulação da força empregada entre o lápis e o papel, velocidade da escrita inferior a idade escolar, além de demonstrarem erros ortográficos importantes na construção e cópia dos textos. Estudos futuros tornam-se importantes para o aprofundamento das relações entre escrita, TEA e as DIS. Para tanto sugere-se a ampliação da amostra de participantes, além da necessidade de pesquisas colaborativas entre profissionais da terapia ocupacional e educadores. |
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Análise da escrita de estudantes com transtorno do espectro autista e disfunção de integração sensorialAnalysis of the writing of wtudents with autism spectrum disorder and sensory integration dysfunctionEscrita manualProcessamento sensorialIntegração sensorialTerapia ocupacionalTranstorno do espectro autistaAutism spectrum disorderHandwritingSensory processingSensory integrationOccupational therapyO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas capacidades de comunicação e linguagem, comportamentos repetitivos, interação social e reatividade sensorial. O termo Integração Sensorial (IS) foi descrito por Anna Jean Ayres como sendo um processo neurológico, automático e inconsciente, que absorve, processa e organiza os inputs sensoriais internos e externos para uma participação efetiva nos ambientes. O processo de aprendizagem e generalização de habilidades motoras e cognitivas novas é complexo e contínuo, não sendo diferente para os componentes necessários para a escrita, exigindo ajustes e modificações rápidas. A escrita é a maneira mais utilizada para avaliar a aprendizagem dos estudantes, sendo este processo interdependente de habilidades de percepção visual, controle óculo - motor, habilidades proprioceptivas e táteis, além da coordenação motora fina. Crianças que apresentam desafios na escrita são frequentemente encaminhadas para serviços de Terapia Ocupacional a fim de que as intervenções potencializem a sua participação escolar com a melhora de seu desempenho nesta atividade. Dessa forma, acredita-se que crianças com TEA que tenham associado a Disfunção de Integração Sensorial (DIS), apresentam dificuldades na produção, grafia e qualidade da escrita. Esta dissertação tem por objetivo geral analisar a qualidade da escrita de estudantes com TEA e DIS bem como os padrões de DIS encontrados nessas crianças. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se: analisar o Perfil Sensorial de Acompanhamento Escolar de crianças com TEA; analisar o Padrão de DIS de crianças com TEA; analisar a escrita de crianças com TEA segundo o Protocolo McMaster de Avaliação da escrita e por fim analisar as interferências dos padrões de DIS na Escrita. Para realização da pesquisa, utilizou-se abordagem mista de um estudo de caso múltiplo com um desenho não experimental de natureza descritiva. Neste estudo foram coletados dados com quatro crianças com diagnóstico de TEA e DIS que frequentam o Ensino Fundamental I, sendo uma do sexo feminino e três do sexo masculino. A coleta de dados ocorreu em um Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), localizado em uma cidade do interior do estado de São Paulo, utilizando-se três avaliações padronizadas: 1. Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar: Questionário do Professor; 2. Evaluation Ayres Sensory Integration (EASI) e 3. Protocolo McMaster de Avaliação da Escrita. Os dados analisados permitiram identificar que todas as crianças dessa amostra demonstram mais de um padrão de DIS, sendo que o padrão de Disfunção em Integração Vestibular-Bilateral foi descrito em todas as crianças, além disso o segundo padrão mais identificado foi o de visuodispraxia, observado em três das quatro crianças da amostra. Nesta pesquisa fora possível analisar que os padrões de DIS interferem diretamente na escrita das crianças estudadas, tendo em vista que os déficits nas áreas que correspondem à integração bilateral, controle postural, práxis e percepção visual, são preditores das dificuldades nas tarefas de escrita analisadas como: déficits no planejamento do espaço, inconsistência no tamanho das letras, espaçamento inconsistente entre letras e palavras, déficits na modulação da força empregada entre o lápis e o papel, velocidade da escrita inferior a idade escolar, além de demonstrarem erros ortográficos importantes na construção e cópia dos textos. Estudos futuros tornam-se importantes para o aprofundamento das relações entre escrita, TEA e as DIS. Para tanto sugere-se a ampliação da amostra de participantes, além da necessidade de pesquisas colaborativas entre profissionais da terapia ocupacional e educadores.Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by deficits in communication and language skills, repetitive behaviors, social interaction and sensory reactivity. The term Sensory Integration (SI) was described by Anna Jean Ayres as a neurological, automatic and unconscious process, which absorbs, processes and organizes internal and external sensory inputs for effective participation in environments. The process of learning and generalizing new motor and cognitive skills is complex and continuous, no different for the components necessary for writing, requiring rapid adjustments and modifications. Writing is the most used way to evaluate students' learning, and this process is interdependent on visual perception skills, eye-motor control, proprioceptive and tactile skills, in addition to fine motor coordination. Children who present writing challenges are often referred to Occupational Therapy services so that interventions can enhance their school participation by improving their performance in this activity. Therefore, it is believed that children with ASD associated with Sensory Integration Dysfunction (DIS) present difficulties in production, spelling and quality of writing. This dissertation has the general objective of analyzing the quality of writing of students with ASD and DIS as well as the DIS patterns found in these children. In relation to the specific objectives, we sought to: analyze the Sensory Profile of School Monitoring of children with ASD; analyze the DIS Pattern of children with ASD; analyze the writing of children with ASD according to the McMaster Writing Assessment Protocol and finally analyze the interference of DIS patterns in writing. To carry out the research, a mixed approach of a multiple case study with a non-experimental design of a descriptive nature was used. In this study, data were collected from four children diagnosed with ASD and DIS who attend Elementary School I, one female and three males. Data collection took place in a Specialized Rehabilitation Center II (CER II), located in a city in the interior of the state of São Paulo, using three standardized assessments: 1. Sensory Profile 2 of School Monitoring: Teacher's Questionnaire; 2. Evaluation Ayres Sensory Integration (EASI) and 3. McMaster Writing Assessment Protocol. The data analyzed allowed us to identify that all children in this sample demonstrate more than one pattern of DIS, with the pattern of Vestibular-Bilateral Integration Dysfunction being described in all children, in addition the second most identified pattern was visuodyspraxia, observed in three of the four children in the sample. In this research, it was possible to analyze that DIS patterns directly interfere in the writing of the children studied, considering that deficits in the areas that correspond to bilateral integration, postural control, praxis and visual perception, are predictors of difficulties in the writing tasks analyzed as : deficits in space planning, inconsistency in the size of letters, inconsistent spacing between letters and words, deficits in modulating the force used between pencil and paper, writing speed below school age, in addition to demonstrating important spelling errors in construction and copy of the texts. Future studies become important to deepen the relationships between writing, ASD and DIS. To this end, it is suggested to expand the sample of participants, in addition to the need for collaborative research between occupational therapy professionals and educators.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.685490/2022-00Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)Monteiro, Rubiana Cunha2024-05-16T19:35:38Z2024-05-16T19:35:38Z2024-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMONTEIRO, Rubiana Cunha. Análise da escrita de estudantes com transtorno do espectro autista e disfunção de integração sensorial. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25565633004110040P584950091699520070000-0003-3384-5352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-17T06:26:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255656Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:53:24.490224Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits nas capacidades de comunicação e linguagem, comportamentos repetitivos, interação social e reatividade sensorial. O termo Integração Sensorial (IS) foi descrito por Anna Jean Ayres como sendo um processo neurológico, automático e inconsciente, que absorve, processa e organiza os inputs sensoriais internos e externos para uma participação efetiva nos ambientes. O processo de aprendizagem e generalização de habilidades motoras e cognitivas novas é complexo e contínuo, não sendo diferente para os componentes necessários para a escrita, exigindo ajustes e modificações rápidas. A escrita é a maneira mais utilizada para avaliar a aprendizagem dos estudantes, sendo este processo interdependente de habilidades de percepção visual, controle óculo - motor, habilidades proprioceptivas e táteis, além da coordenação motora fina. Crianças que apresentam desafios na escrita são frequentemente encaminhadas para serviços de Terapia Ocupacional a fim de que as intervenções potencializem a sua participação escolar com a melhora de seu desempenho nesta atividade. Dessa forma, acredita-se que crianças com TEA que tenham associado a Disfunção de Integração Sensorial (DIS), apresentam dificuldades na produção, grafia e qualidade da escrita. Esta dissertação tem por objetivo geral analisar a qualidade da escrita de estudantes com TEA e DIS bem como os padrões de DIS encontrados nessas crianças. Em relação aos objetivos específicos, buscou-se: analisar o Perfil Sensorial de Acompanhamento Escolar de crianças com TEA; analisar o Padrão de DIS de crianças com TEA; analisar a escrita de crianças com TEA segundo o Protocolo McMaster de Avaliação da escrita e por fim analisar as interferências dos padrões de DIS na Escrita. Para realização da pesquisa, utilizou-se abordagem mista de um estudo de caso múltiplo com um desenho não experimental de natureza descritiva. Neste estudo foram coletados dados com quatro crianças com diagnóstico de TEA e DIS que frequentam o Ensino Fundamental I, sendo uma do sexo feminino e três do sexo masculino. A coleta de dados ocorreu em um Centro Especializado de Reabilitação II (CER II), localizado em uma cidade do interior do estado de São Paulo, utilizando-se três avaliações padronizadas: 1. Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar: Questionário do Professor; 2. Evaluation Ayres Sensory Integration (EASI) e 3. Protocolo McMaster de Avaliação da Escrita. Os dados analisados permitiram identificar que todas as crianças dessa amostra demonstram mais de um padrão de DIS, sendo que o padrão de Disfunção em Integração Vestibular-Bilateral foi descrito em todas as crianças, além disso o segundo padrão mais identificado foi o de visuodispraxia, observado em três das quatro crianças da amostra. Nesta pesquisa fora possível analisar que os padrões de DIS interferem diretamente na escrita das crianças estudadas, tendo em vista que os déficits nas áreas que correspondem à integração bilateral, controle postural, práxis e percepção visual, são preditores das dificuldades nas tarefas de escrita analisadas como: déficits no planejamento do espaço, inconsistência no tamanho das letras, espaçamento inconsistente entre letras e palavras, déficits na modulação da força empregada entre o lápis e o papel, velocidade da escrita inferior a idade escolar, além de demonstrarem erros ortográficos importantes na construção e cópia dos textos. Estudos futuros tornam-se importantes para o aprofundamento das relações entre escrita, TEA e as DIS. Para tanto sugere-se a ampliação da amostra de participantes, além da necessidade de pesquisas colaborativas entre profissionais da terapia ocupacional e educadores. |
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