Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Verônica de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155667
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000887731.pdf
Resumo: Given the current context of business, globalization and high competitiveness, companies have increasingly used the concept of memory and created campaigns that can seek the public's trust and have impacts in theirs reputation. The intentional of this research is analyze how the companies use organizational memory and storytelling,focusing on a case study: two webseries of Estoy Dentro campaign, from Jose Cuervo. Search based from Edelman agency called Trust Barometer, it was possible conclude the degree of reliability in the first edition, composed with anonymous and real-life characters, comparing with second edition, realized with digital influencers. The case study was done through the methodology of content analysis with the technique of categorization, making it possible to analyze the episodes that were decomposed in: image, shooting plan, soundtrack, linguistic message, storytelling, organizational memory, organizational communication and experience. With this, it was allowed to observe the strategies used by the organization in the construction of the campaign, linking concepts of organizational memory, storytelling and reliability
id UNSP_3267dc06538adb4dd3ee178465ff44ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155667
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidadeArte de contar históriasReputação (Direito)Confiança do consumidorGiven the current context of business, globalization and high competitiveness, companies have increasingly used the concept of memory and created campaigns that can seek the public's trust and have impacts in theirs reputation. The intentional of this research is analyze how the companies use organizational memory and storytelling,focusing on a case study: two webseries of Estoy Dentro campaign, from Jose Cuervo. Search based from Edelman agency called Trust Barometer, it was possible conclude the degree of reliability in the first edition, composed with anonymous and real-life characters, comparing with second edition, realized with digital influencers. The case study was done through the methodology of content analysis with the technique of categorization, making it possible to analyze the episodes that were decomposed in: image, shooting plan, soundtrack, linguistic message, storytelling, organizational memory, organizational communication and experience. With this, it was allowed to observe the strategies used by the organization in the construction of the campaign, linking concepts of organizational memory, storytelling and reliabilityDiante do contexto atual de negócios, era de globalização e alta competitividade, as empresas têm usado cada vez mais o conceito de memória e, com ela, realizado campanhas que conseguem buscar a confiança dos públicos e causar impacto em sua reputação. O presente estudo teve a intenção de analisar como as organizações utilizam-se da memória organizacional e do storytelling, focando em um estudo de caso: duas webséries da campanha Estoy Dentro, da marca Jose Cuervo. Com base na pesquisa da agência Edelman chamada TrustBarometer, foi possível concluir o grau de confiabilidade na primeira edição, construída com personagens anônimos e da vida real, comparada à segunda edição, realizada com influenciadores digitais. O estudo de caso foi feito através da metodologia de análise de conteúdo com a técnica de categorização, possibilitando a análise dos episódios que foram decompostos segundo: imagem, plano de filmagem, trilha sonora, mensagem linguística, storytelling, memória organizacional, comunicação organizacional e experiência. Com isso, foi possível observar as estratégias utilizadas pela organização na construção da campanha, atrelando conceitos de memória organizacional, storytelling e confiabilidadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Andrelo, Roseane [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Verônica de Oliveira [UNESP]2018-08-30T18:22:38Z2018-08-30T18:22:38Z2017-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis104 p.application/pdfTEIXEIRA, Verônica de Oliveira. Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade. 2017. 104 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.http://hdl.handle.net/11449/155667000887731http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000887731.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:17:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155667Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-19T19:17:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
title Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
spellingShingle Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
Teixeira, Verônica de Oliveira [UNESP]
Arte de contar histórias
Reputação (Direito)
Confiança do consumidor
title_short Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
title_full Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
title_fullStr Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
title_full_unstemmed Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
title_sort Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade
author Teixeira, Verônica de Oliveira [UNESP]
author_facet Teixeira, Verônica de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrelo, Roseane [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Verônica de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte de contar histórias
Reputação (Direito)
Confiança do consumidor
topic Arte de contar histórias
Reputação (Direito)
Confiança do consumidor
description Given the current context of business, globalization and high competitiveness, companies have increasingly used the concept of memory and created campaigns that can seek the public's trust and have impacts in theirs reputation. The intentional of this research is analyze how the companies use organizational memory and storytelling,focusing on a case study: two webseries of Estoy Dentro campaign, from Jose Cuervo. Search based from Edelman agency called Trust Barometer, it was possible conclude the degree of reliability in the first edition, composed with anonymous and real-life characters, comparing with second edition, realized with digital influencers. The case study was done through the methodology of content analysis with the technique of categorization, making it possible to analyze the episodes that were decomposed in: image, shooting plan, soundtrack, linguistic message, storytelling, organizational memory, organizational communication and experience. With this, it was allowed to observe the strategies used by the organization in the construction of the campaign, linking concepts of organizational memory, storytelling and reliability
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-13
2018-08-30T18:22:38Z
2018-08-30T18:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Verônica de Oliveira. Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade. 2017. 104 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/155667
000887731
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000887731.pdf
identifier_str_mv TEIXEIRA, Verônica de Oliveira. Memória organizacional e storytelling: um estudo da campanha estoy dentro, de José Cuervo, sobre reputação e confiabilidade. 2017. 104 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.
000887731
url http://hdl.handle.net/11449/155667
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-07-12/000887731.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046685561061376