Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruna Albieri Cruz da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151097
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as atitudes em relação à Geometria, de alunos e professores do ciclo de alfabetização, se correlacionam com o desempenho dos alunos na resolução de problemas geométricos. Participaram deste estudo, 70 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Bauru/SP. Optou-se pelo método misto de pesquisa (quantitativa e qualitativa). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários informativos para professores e alunos, uma prova de Geometria para os alunos, uma escala de atitudes para intervenção com os alunos, escala de atitudes em relação à Geometria (para professores e alunos), entrevista (“pensar em voz alta”), com quatro alunos selecionados de acordo com as notas obtidas na prova de Geometria e na escala de atitudes em relação à Geometria. Os dados da prova de Geometria mostraram que os alunos estão no nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esperado para 3º ano, ou seja, já atingiram o nível 0 e estão iniciando o nível 1 do modelo Van Hiele. Os alunos e professores demonstraram possuir atitudes positivas em relação à Geometria e a análise estatística mostrou que não houve correlação significativa entre as atitudes em relação à Geometria e o desempenho dos alunos na prova, assim como não houve correlação significativa entre as atitudes dos professores e as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização.
id UNSP_32773bca361041a7849cd95769ab8167
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151097
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagemGeometry in the literacy cycle: a study on the attitudes of students in the literacy cycle in relation to Geometry and its relations with learningAtitudes em relação à GeometriaGeometria no ciclo de alfabetizaçãoAtitudes no ciclo de alfabetizaçãoAttitudes toward GeometryGeometry in the literacy cycleAttitudes in the literacy cycleA presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as atitudes em relação à Geometria, de alunos e professores do ciclo de alfabetização, se correlacionam com o desempenho dos alunos na resolução de problemas geométricos. Participaram deste estudo, 70 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Bauru/SP. Optou-se pelo método misto de pesquisa (quantitativa e qualitativa). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários informativos para professores e alunos, uma prova de Geometria para os alunos, uma escala de atitudes para intervenção com os alunos, escala de atitudes em relação à Geometria (para professores e alunos), entrevista (“pensar em voz alta”), com quatro alunos selecionados de acordo com as notas obtidas na prova de Geometria e na escala de atitudes em relação à Geometria. Os dados da prova de Geometria mostraram que os alunos estão no nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esperado para 3º ano, ou seja, já atingiram o nível 0 e estão iniciando o nível 1 do modelo Van Hiele. Os alunos e professores demonstraram possuir atitudes positivas em relação à Geometria e a análise estatística mostrou que não houve correlação significativa entre as atitudes em relação à Geometria e o desempenho dos alunos na prova, assim como não houve correlação significativa entre as atitudes dos professores e as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização.The present research had the goal to investigate how attitudes towards Geometry, from students and teachers of the literacy cycle, correlate with the performance of students in resolving geometric problems. Participated, in this study, 70 students of the 3rd grade from the Elementary Education Level of a city school located in Bauru/SP. We chose to use the mixed method of research (quantitative and qualitative). For the data collection, two informative questionnaires were used for teachers and students; A Geometry test for the students; a range of attitudes for intervention with the students; a scale of attitudes towards Geometry, for teachers and students; Interview (“think aloud”) with four students selected accordingly to the grades obtained in the Geometry test and the attitudes scale in relation to Geometry. The Geometry test data showed that the students are at the level of development of the geometric thinking expected for the 3rd grade, meaning that they have already reached the level 0 and are starting the level 1 of the Van Hiele model. The students and teachers showed positive attitudes towards Geometry and the statistical analysis showed that there was no significant correlation between the attitudes towards Geometry and the students' performance in the test, as well as there was no significant correlation between the teachers' attitudes and the students' attitudes from the Literacy cycle.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Bruna Albieri Cruz da [UNESP]2017-07-14T16:56:33Z2017-07-14T16:56:33Z2017-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15109700088907033004056079P09350885456287046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-25T06:07:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151097Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-25T06:07:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
Geometry in the literacy cycle: a study on the attitudes of students in the literacy cycle in relation to Geometry and its relations with learning
title Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
spellingShingle Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
Silva, Bruna Albieri Cruz da [UNESP]
Atitudes em relação à Geometria
Geometria no ciclo de alfabetização
Atitudes no ciclo de alfabetização
Attitudes toward Geometry
Geometry in the literacy cycle
Attitudes in the literacy cycle
title_short Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
title_full Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
title_fullStr Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
title_full_unstemmed Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
title_sort Geometria no ciclo de alfabetização: um estudo sobre as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização diante da Geometria e suas relações com a aprendizagem
author Silva, Bruna Albieri Cruz da [UNESP]
author_facet Silva, Bruna Albieri Cruz da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruna Albieri Cruz da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes em relação à Geometria
Geometria no ciclo de alfabetização
Atitudes no ciclo de alfabetização
Attitudes toward Geometry
Geometry in the literacy cycle
Attitudes in the literacy cycle
topic Atitudes em relação à Geometria
Geometria no ciclo de alfabetização
Atitudes no ciclo de alfabetização
Attitudes toward Geometry
Geometry in the literacy cycle
Attitudes in the literacy cycle
description A presente pesquisa teve por objetivo investigar de que forma as atitudes em relação à Geometria, de alunos e professores do ciclo de alfabetização, se correlacionam com o desempenho dos alunos na resolução de problemas geométricos. Participaram deste estudo, 70 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Bauru/SP. Optou-se pelo método misto de pesquisa (quantitativa e qualitativa). Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários informativos para professores e alunos, uma prova de Geometria para os alunos, uma escala de atitudes para intervenção com os alunos, escala de atitudes em relação à Geometria (para professores e alunos), entrevista (“pensar em voz alta”), com quatro alunos selecionados de acordo com as notas obtidas na prova de Geometria e na escala de atitudes em relação à Geometria. Os dados da prova de Geometria mostraram que os alunos estão no nível de desenvolvimento do pensamento geométrico esperado para 3º ano, ou seja, já atingiram o nível 0 e estão iniciando o nível 1 do modelo Van Hiele. Os alunos e professores demonstraram possuir atitudes positivas em relação à Geometria e a análise estatística mostrou que não houve correlação significativa entre as atitudes em relação à Geometria e o desempenho dos alunos na prova, assim como não houve correlação significativa entre as atitudes dos professores e as atitudes dos alunos do ciclo de alfabetização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-14T16:56:33Z
2017-07-14T16:56:33Z
2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151097
000889070
33004056079P0
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/151097
identifier_str_mv 000889070
33004056079P0
9350885456287046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964690969788416