O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Laura da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251539
Resumo: Objetivou-se com este trabalho analisar um processo de ensino e de aprendizagem com a metodologia do Teaching Games for Understanding (TGfU) para o ensino dos esportes coletivos, especificamente Basquete e Futsal nas aulas de Educação Física escolar, desenvolvido por uma professora de Educação Física. Nessa ação analítica, estiveram presentes a identificação das relações da professora com o TGfU em suas aulas, bem como, o processo de aprendizagem dos alunos. O estudo se pautou pela abordagem qualitativa de pesquisa, circunscrita à orientação descritiva, envolvendo como participantes uma turma de 12 alunos do Ensino Fundamental anos finais de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo e sua respectiva professora. Para a coleta dos dados foram realizadas: entrevista semiestruturada com a professora; aplicação de questionário aos alunos; produção de diário de campo por parte da pesquisadora. Os resultados mostraram que a professora usufruiu dos princípios e características da metodologia do TGfU no ensino dos esportes coletivos; enquanto os alunos se mostraram mais participativos nas aulas, desenvolveram uma consciência tática mais ampliada, demonstraram uma leitura de jogo mais apurada, ficaram mais atentos às resoluções dos problemas apresentados pelos jogos esportivos, manifestando uma conduta com características crítica, reflexiva e criativa perante as situações problemas apresentadas e as perguntas norteadoras. Vale ressaltar a necessidade de realização de mais estudos com tal metodologia na Educação Física escolar com esportes coletivos e individuais, a fim de apurar novas análises e enfoques que possam ampliar nossa compreensão sobre o tema.
id UNSP_3287a1c46fc859c9bb61576d36957bce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251539
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolarTeaching the game for understanding and its relationship with sport in achool physical educationEnsinoMetodologiaCompreensãoAlunoProfessoresTeachingMethodologyUnderstandingStudentsTeachersObjetivou-se com este trabalho analisar um processo de ensino e de aprendizagem com a metodologia do Teaching Games for Understanding (TGfU) para o ensino dos esportes coletivos, especificamente Basquete e Futsal nas aulas de Educação Física escolar, desenvolvido por uma professora de Educação Física. Nessa ação analítica, estiveram presentes a identificação das relações da professora com o TGfU em suas aulas, bem como, o processo de aprendizagem dos alunos. O estudo se pautou pela abordagem qualitativa de pesquisa, circunscrita à orientação descritiva, envolvendo como participantes uma turma de 12 alunos do Ensino Fundamental anos finais de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo e sua respectiva professora. Para a coleta dos dados foram realizadas: entrevista semiestruturada com a professora; aplicação de questionário aos alunos; produção de diário de campo por parte da pesquisadora. Os resultados mostraram que a professora usufruiu dos princípios e características da metodologia do TGfU no ensino dos esportes coletivos; enquanto os alunos se mostraram mais participativos nas aulas, desenvolveram uma consciência tática mais ampliada, demonstraram uma leitura de jogo mais apurada, ficaram mais atentos às resoluções dos problemas apresentados pelos jogos esportivos, manifestando uma conduta com características crítica, reflexiva e criativa perante as situações problemas apresentadas e as perguntas norteadoras. Vale ressaltar a necessidade de realização de mais estudos com tal metodologia na Educação Física escolar com esportes coletivos e individuais, a fim de apurar novas análises e enfoques que possam ampliar nossa compreensão sobre o tema.The aim of this study was to analyze a teaching and learning process using the Teaching Games for Understanding (TGfU) methodology to teach team sports, specifically basketball and futsal in school physical education classes, developed by a physical education teacher. This analytical action included identifying the teacher's relationship with TGfU in her classes, as well as the students' learning process. The study was based on a qualitative research approach, limited to a descriptive orientation, involving as participants a class of 12 elementary school students from the final years of a municipal public school in a city in the interior of the state of São Paulo and their respective teacher. Data collection included: a semi-structured interview with the teacher; a questionnaire for the students; and the production of a field diary by the researcher. The results showed that the teacher took advantage of the principles and characteristics of the TGfU methodology in teaching team sports; while the students were more participative in class, developed a broader tactical awareness, demonstrated a more accurate reading of the game, were more attentive to solving the problems presented by sports games, and showed a critical, reflective and creative attitude towards the problem situations presented and the guiding questions. It is worth highlighting the need for further studies using this methodology in school Physical Education with team and individual sports, in order to find new analyses and approaches that can broaden our understanding of the subject.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]Duarte, Laura da Costa2023-11-29T11:53:43Z2023-11-29T11:53:43Z2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDUARTE, Laura da Costa. O ensino do jogo para compreensão e relação com o esporte na educação fpisica escolar. Orientador: Lilian Aparecida Ferreira. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/251539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-22T18:07:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251539Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:16:36.254285Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
Teaching the game for understanding and its relationship with sport in achool physical education
title O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
spellingShingle O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
Duarte, Laura da Costa
Ensino
Metodologia
Compreensão
Aluno
Professores
Teaching
Methodology
Understanding
Students
Teachers
title_short O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
title_full O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
title_fullStr O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
title_full_unstemmed O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
title_sort O ensino do jogo para compreensão e sua relação com o esporte na educação física escolar
author Duarte, Laura da Costa
author_facet Duarte, Laura da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Laura da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Metodologia
Compreensão
Aluno
Professores
Teaching
Methodology
Understanding
Students
Teachers
topic Ensino
Metodologia
Compreensão
Aluno
Professores
Teaching
Methodology
Understanding
Students
Teachers
description Objetivou-se com este trabalho analisar um processo de ensino e de aprendizagem com a metodologia do Teaching Games for Understanding (TGfU) para o ensino dos esportes coletivos, especificamente Basquete e Futsal nas aulas de Educação Física escolar, desenvolvido por uma professora de Educação Física. Nessa ação analítica, estiveram presentes a identificação das relações da professora com o TGfU em suas aulas, bem como, o processo de aprendizagem dos alunos. O estudo se pautou pela abordagem qualitativa de pesquisa, circunscrita à orientação descritiva, envolvendo como participantes uma turma de 12 alunos do Ensino Fundamental anos finais de uma escola pública municipal de uma cidade do interior do estado de São Paulo e sua respectiva professora. Para a coleta dos dados foram realizadas: entrevista semiestruturada com a professora; aplicação de questionário aos alunos; produção de diário de campo por parte da pesquisadora. Os resultados mostraram que a professora usufruiu dos princípios e características da metodologia do TGfU no ensino dos esportes coletivos; enquanto os alunos se mostraram mais participativos nas aulas, desenvolveram uma consciência tática mais ampliada, demonstraram uma leitura de jogo mais apurada, ficaram mais atentos às resoluções dos problemas apresentados pelos jogos esportivos, manifestando uma conduta com características crítica, reflexiva e criativa perante as situações problemas apresentadas e as perguntas norteadoras. Vale ressaltar a necessidade de realização de mais estudos com tal metodologia na Educação Física escolar com esportes coletivos e individuais, a fim de apurar novas análises e enfoques que possam ampliar nossa compreensão sobre o tema.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T11:53:43Z
2023-11-29T11:53:43Z
2023-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Laura da Costa. O ensino do jogo para compreensão e relação com o esporte na educação fpisica escolar. Orientador: Lilian Aparecida Ferreira. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251539
identifier_str_mv DUARTE, Laura da Costa. O ensino do jogo para compreensão e relação com o esporte na educação fpisica escolar. Orientador: Lilian Aparecida Ferreira. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/251539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129182398414848