A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prestes, Matheus José [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143783
Resumo: Ao traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido.
id UNSP_32bd780bc7bbaf6959730c87e960b113
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143783
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizaçõesCommunication and the question of homosexuality in organizationsHomossexualidadeComunicaçãoOrganizaçõesInclusãoPreconceitoHomosexualityCommunicationOrganizationsInclusionPrejudiceAo traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido.This dissertation sought to provide a dialog between communication – especially organizational communication – and the claims from the LGBT segment. Given the scarcity of publications in the field, this research grounds its theoretical foundation on the dialog between historical, social, cultural, communicational and media concepts, along with the rich material produced by the Ethos Institute of Business and Social Responsibility in 2013, which provides guidelines regarding the treatment of homosexuality-related topics within both the workplace and towards the larger society in which organizations are immersed. In order to deepen the debate based on the information obtained through theoretical research and documental analysis, this study performed interviews with male homosexuals currently employed by Brazilian companies, oriented by the following quests: whether homosexuals can develop plainly within the organization or they face prejudices; and how organizations are dealing with this matter in their communication from the perspective of internal public. This research showed that despite a certain degree of advancement in the treatment of homosexuals in organizations, discrimination still remains, being manifested either explicitly or covertly. These conclusions are aligned with the research objective – therefore ensuring its relevance – because they describe how organizations still deal with issues related to the LGBT public as a barrier for homosexuals to achieve their full development within the organization they are part of.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prestes, Matheus José [UNESP]2016-09-05T18:21:18Z2016-09-05T18:21:18Z2016-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14378300087236933004056081P45606170947611867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:26:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
Communication and the question of homosexuality in organizations
title A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
spellingShingle A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
Prestes, Matheus José [UNESP]
Homossexualidade
Comunicação
Organizações
Inclusão
Preconceito
Homosexuality
Communication
Organizations
Inclusion
Prejudice
title_short A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
title_full A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
title_fullStr A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
title_full_unstemmed A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
title_sort A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
author Prestes, Matheus José [UNESP]
author_facet Prestes, Matheus José [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Prestes, Matheus José [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Homossexualidade
Comunicação
Organizações
Inclusão
Preconceito
Homosexuality
Communication
Organizations
Inclusion
Prejudice
topic Homossexualidade
Comunicação
Organizações
Inclusão
Preconceito
Homosexuality
Communication
Organizations
Inclusion
Prejudice
description Ao traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-05T18:21:18Z
2016-09-05T18:21:18Z
2016-08-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143783
000872369
33004056081P4
5606170947611867
url http://hdl.handle.net/11449/143783
identifier_str_mv 000872369
33004056081P4
5606170947611867
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789508245127168