A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/143783 |
Resumo: | Ao traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido. |
id |
UNSP_32bd780bc7bbaf6959730c87e960b113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143783 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizaçõesCommunication and the question of homosexuality in organizationsHomossexualidadeComunicaçãoOrganizaçõesInclusãoPreconceitoHomosexualityCommunicationOrganizationsInclusionPrejudiceAo traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido.This dissertation sought to provide a dialog between communication – especially organizational communication – and the claims from the LGBT segment. Given the scarcity of publications in the field, this research grounds its theoretical foundation on the dialog between historical, social, cultural, communicational and media concepts, along with the rich material produced by the Ethos Institute of Business and Social Responsibility in 2013, which provides guidelines regarding the treatment of homosexuality-related topics within both the workplace and towards the larger society in which organizations are immersed. In order to deepen the debate based on the information obtained through theoretical research and documental analysis, this study performed interviews with male homosexuals currently employed by Brazilian companies, oriented by the following quests: whether homosexuals can develop plainly within the organization or they face prejudices; and how organizations are dealing with this matter in their communication from the perspective of internal public. This research showed that despite a certain degree of advancement in the treatment of homosexuals in organizations, discrimination still remains, being manifested either explicitly or covertly. These conclusions are aligned with the research objective – therefore ensuring its relevance – because they describe how organizations still deal with issues related to the LGBT public as a barrier for homosexuals to achieve their full development within the organization they are part of.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Maximiliano Martin [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Prestes, Matheus José [UNESP]2016-09-05T18:21:18Z2016-09-05T18:21:18Z2016-08-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14378300087236933004056081P45606170947611867porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:26:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143783Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-22T13:26:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações Communication and the question of homosexuality in organizations |
title |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações |
spellingShingle |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações Prestes, Matheus José [UNESP] Homossexualidade Comunicação Organizações Inclusão Preconceito Homosexuality Communication Organizations Inclusion Prejudice |
title_short |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações |
title_full |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações |
title_fullStr |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações |
title_full_unstemmed |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações |
title_sort |
A comunicação e a questão da homossexualidade nas organizações |
author |
Prestes, Matheus José [UNESP] |
author_facet |
Prestes, Matheus José [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, Maximiliano Martin [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Matheus José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Homossexualidade Comunicação Organizações Inclusão Preconceito Homosexuality Communication Organizations Inclusion Prejudice |
topic |
Homossexualidade Comunicação Organizações Inclusão Preconceito Homosexuality Communication Organizations Inclusion Prejudice |
description |
Ao traçar os rumos da presente dissertação, buscou-se proporcionar o diálogo entre a comunicação, em especial a comunicação organizacional, com as reivindicações do segmento LGBT. Verificando-se a escassez de publicações sobre o tema, esta pesquisa abarca sua fundamentação teórica no diálogo dos conceitos históricos, sociais, culturais, midiáticos e comunicacionais, juntamente com o rico material produzido em 2013 pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social às organizações, com direcionamentos em relação à abordagem da temática da homossexualidade no ambiente de trabalho, como também, perante a sociedade nos quais estão inseridas. De forma a aprofundar os debates a partir das informações obtidas através das pesquisas teóricas e documentais, o presente estudo realizou entrevistas com homossexuais masculinos, atualmente inseridos em empresas públicas e privadas brasileiras, onde buscou-se a resposta para as seguintes indagações: se o homossexual pode desenvolver-se plenamente nas organizações ou se ainda enfrenta preconceitos e de que forma as organizações tratam este assunto em sua comunicação, a partir da perspectiva de seu público interno. A pesquisa realizada mostrou que embora exista um certo avanço no tratamento dos homossexuais nas empresas ainda permanece a discriminação, seja manifesta de forma explicita ou de forma velada. Estas conclusões vêm de encontro à proposta desta pesquisa, garantindo-lhe relevância, pois descrevem como as organizações ainda tratam as questões relacionadas ao público LGBT como um fator de impedimento para que este homossexual obtenha seu desenvolvimento pleno nas organizações em que está inserido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-05T18:21:18Z 2016-09-05T18:21:18Z 2016-08-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/143783 000872369 33004056081P4 5606170947611867 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/143783 |
identifier_str_mv |
000872369 33004056081P4 5606170947611867 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797789508245127168 |