Um estudo dos ethos feminino em Chico Buarque sob uma perspectiva semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Marcela Ulhôa Borges [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91511
Resumo: Neste trabalho, pretendemos refletir sobre a imagem feminina nas letras de canção de Chico Buarque. O feminino sempre foi constante no cânone literário e em muitas outras manifestações artísticas. Quando a voz feminina delineia-se no discurso, entretanto, pode-se afirmar que se trata, de fato, de um sujeito ontológico feminino que se manifesta no plano textual? Entenderemos aqui o feminino como um efeito de sentido projetado no discurso por meio de diversas estratégias manipuladas pelo enunciador, e, a partir dessa ideia, propomo-nos a discutir, por meio da Teoria Semiótica de inspiração greimasiana e de outras teorias poéticas e linguísticas que com ela dialogam, a possibilidade da existência de um ethos de um enunciador feminino nas letras de canção de Chico Buarque. Como córpus, selecionamos as letras de canção “Atrás da porta”, “Com açúcar, com afeto”, “Gota d’água”, “O meu amor”, “Não sonho mais” e “Teresinha”, as quais submetemos a uma análise literária no que concerne aos elementos do plano de conteúdo e do plano de expressão do texto verbal. Por fim, após o exame do córpus selecionado, todas as recorrências composicionais encontradas nas letras de canção foram sistematizadas a fim de verificarmos a possibilidade de delinear um ethos feminino do enunciador no todo dos enunciados analisados
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