Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreina Moreira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/166400
Resumo: Técnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal.
id UNSP_34184af6ced319cbc9638fecef5dc704
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/166400
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distânciaMulticriteria analysis techniques of knowledge management in distance learningEducação à distânciaGestão do conhecimentoAnalytic hierarchy processProcesso decisórioDistance learningKnowledge managementTécnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal.Knowledge management (KM) techniques can be useful for the organization and sharing of knowledge in distance learning (DL). As there are several techniques of KM, its prioritization will allow the implementation of the techniques one by one. Thus, prioritization may allow an educational institution to obtain advantages such as cost reduction and focus on strategic objectives. For the prioritization the analytic hierarchy process (AHP) was applied. AHP was chosen for its advantages, according to the multicriteria decision literature. This dissertation presents the application of AHP in the prioritization of KM techniques for DL. KM criteria were adopted. Considering more than nine alternatives, that is, twelve KM techniques, the AHP method was applied in an unusual way, that is, with ratings and optimal synthesis.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP 2017/22963-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomon, Valério Antonio Pamplona [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Andreina Moreira da2018-12-06T16:21:16Z2018-12-06T16:21:16Z2018-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16640000091072233004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:49.909246Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
Multicriteria analysis techniques of knowledge management in distance learning
title Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
spellingShingle Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
Silva, Andreina Moreira da
Educação à distância
Gestão do conhecimento
Analytic hierarchy process
Processo decisório
Distance learning
Knowledge management
title_short Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
title_full Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
title_fullStr Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
title_full_unstemmed Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
title_sort Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
author Silva, Andreina Moreira da
author_facet Silva, Andreina Moreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salomon, Valério Antonio Pamplona [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreina Moreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação à distância
Gestão do conhecimento
Analytic hierarchy process
Processo decisório
Distance learning
Knowledge management
topic Educação à distância
Gestão do conhecimento
Analytic hierarchy process
Processo decisório
Distance learning
Knowledge management
description Técnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06T16:21:16Z
2018-12-06T16:21:16Z
2018-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/166400
000910722
33004080052P0
url http://hdl.handle.net/11449/166400
identifier_str_mv 000910722
33004080052P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129137242537984