Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/166400 |
Resumo: | Técnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal. |
id |
UNSP_34184af6ced319cbc9638fecef5dc704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/166400 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distânciaMulticriteria analysis techniques of knowledge management in distance learningEducação à distânciaGestão do conhecimentoAnalytic hierarchy processProcesso decisórioDistance learningKnowledge managementTécnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal.Knowledge management (KM) techniques can be useful for the organization and sharing of knowledge in distance learning (DL). As there are several techniques of KM, its prioritization will allow the implementation of the techniques one by one. Thus, prioritization may allow an educational institution to obtain advantages such as cost reduction and focus on strategic objectives. For the prioritization the analytic hierarchy process (AHP) was applied. AHP was chosen for its advantages, according to the multicriteria decision literature. This dissertation presents the application of AHP in the prioritization of KM techniques for DL. KM criteria were adopted. Considering more than nine alternatives, that is, twelve KM techniques, the AHP method was applied in an unusual way, that is, with ratings and optimal synthesis.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP 2017/22963-6Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salomon, Valério Antonio Pamplona [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Andreina Moreira da2018-12-06T16:21:16Z2018-12-06T16:21:16Z2018-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/16640000091072233004080052P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/166400Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:53:49.909246Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância Multicriteria analysis techniques of knowledge management in distance learning |
title |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância |
spellingShingle |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância Silva, Andreina Moreira da Educação à distância Gestão do conhecimento Analytic hierarchy process Processo decisório Distance learning Knowledge management |
title_short |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância |
title_full |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância |
title_fullStr |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância |
title_full_unstemmed |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância |
title_sort |
Análise multicritério das técnicas de gestão do conhecimento no ensino a distância |
author |
Silva, Andreina Moreira da |
author_facet |
Silva, Andreina Moreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salomon, Valério Antonio Pamplona [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andreina Moreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação à distância Gestão do conhecimento Analytic hierarchy process Processo decisório Distance learning Knowledge management |
topic |
Educação à distância Gestão do conhecimento Analytic hierarchy process Processo decisório Distance learning Knowledge management |
description |
Técnicas de gestão do conhecimento (GC) podem ser úteis para a organização e compartilhamento do conhecimento na educação à distância (EAD). Como existem diversas técnicas de GC sua priorização permitirá a implantação das técnicas uma a uma. Assim a priorização poderá permitir que uma instituição de ensino venha obter vantagens como redução de custos e foco em objetivos estratégicos. Para a priorização foi aplicado o método Analytic Hierarchy Process (AHP). O AHP foi escolhido por suas vantagens, conforme a literatura de decisão multicritério. Este trabalho apresenta a aplicação do método AHP na priorização de técnicas de GC para EAD. Foram adotados critérios da literatura de GC. Considerando-se mais de nove alternativas (doze técnicas de GC), o método AHP foi aplicado de maneira não usual, ou seja, com ratings e síntese ideal. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06T16:21:16Z 2018-12-06T16:21:16Z 2018-10-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/166400 000910722 33004080052P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/166400 |
identifier_str_mv |
000910722 33004080052P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129137242537984 |