Gênero textual como ação social numa sala de PEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Leite, Lívia Brito dos Santos [UNESP], Oliveira, Karina de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143577
Resumo: O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/UNESP Campus de Assis), é um projeto de extensão universitária, que articula pesquisa e ensino. Possibilita aos seus educadores, alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, uma prática pedagógica que se assenta na metodologia em processo de ação-reflexão-ação. Considerando os motivos que impulsionam os jovens e adultos a procurarem uma sala de alfabetização e embasados na metodologia de pesquisa-ação estamos realizando, com um grupo de educandos de idade entre 18 e 70 anos, o projeto intitulado: Gênero Textual como ação social numa sala de EJA . Proporcionar aos alunos práticas reais e significativas de leitura e escrita nas quais eles possam assumir os papéis de sujeitos-leitores e sujeitos-produtores de textos. Orientar essas práticas a partir das necessidades apresentadas pelos educandos com o intuito de responderem adequadamente às demandas de leitura e escrita suscitadas pela sociedade. Mais especificamente no que concerne à prática de produção escrita esta é realizada a partir de modelos textuais já conhecidos pelos alunos (cartão, carta, bilhete, cartaz, etc) seja em relação ao formato, seja em relação à função que estes assumem no dia a dia. Desta forma, a produção se faz não como uma reprodução desses modelos, mas sim como uma ressignificação dos mesmos já que possuem fins específicos de comunicação. Os resultados são evidentes ao considerarmos que, através deste trabalho, estamos suprindo as dificuldades quanto aos atos de ler e escrever presentes no cotidiano dos educandos, melhorando consideravelmente a auto-estima dos mesmos que passam a assumir o papel de sujeitos ativos e autônomos no meio em que vivem.
id UNSP_34568b18458397d4084edbc1280863a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143577
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gênero textual como ação social numa sala de PEJAO Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/UNESP Campus de Assis), é um projeto de extensão universitária, que articula pesquisa e ensino. Possibilita aos seus educadores, alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, uma prática pedagógica que se assenta na metodologia em processo de ação-reflexão-ação. Considerando os motivos que impulsionam os jovens e adultos a procurarem uma sala de alfabetização e embasados na metodologia de pesquisa-ação estamos realizando, com um grupo de educandos de idade entre 18 e 70 anos, o projeto intitulado: Gênero Textual como ação social numa sala de EJA . Proporcionar aos alunos práticas reais e significativas de leitura e escrita nas quais eles possam assumir os papéis de sujeitos-leitores e sujeitos-produtores de textos. Orientar essas práticas a partir das necessidades apresentadas pelos educandos com o intuito de responderem adequadamente às demandas de leitura e escrita suscitadas pela sociedade. Mais especificamente no que concerne à prática de produção escrita esta é realizada a partir de modelos textuais já conhecidos pelos alunos (cartão, carta, bilhete, cartaz, etc) seja em relação ao formato, seja em relação à função que estes assumem no dia a dia. Desta forma, a produção se faz não como uma reprodução desses modelos, mas sim como uma ressignificação dos mesmos já que possuem fins específicos de comunicação. Os resultados são evidentes ao considerarmos que, através deste trabalho, estamos suprindo as dificuldades quanto aos atos de ler e escrever presentes no cotidiano dos educandos, melhorando consideravelmente a auto-estima dos mesmos que passam a assumir o papel de sujeitos ativos e autônomos no meio em que vivem.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras de AssisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]Leite, Lívia Brito dos Santos [UNESP]Oliveira, Karina de [UNESP]2016-09-01T13:58:08Z2016-09-01T13:58:08Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject091application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 091http://hdl.handle.net/11449/1435772005-091-silva.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:10:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143577Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:58:59.154197Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
title Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
spellingShingle Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
title_short Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
title_full Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
title_fullStr Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
title_full_unstemmed Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
title_sort Gênero textual como ação social numa sala de PEJA
author Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
author_facet Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
Leite, Lívia Brito dos Santos [UNESP]
Oliveira, Karina de [UNESP]
author_role author
author2 Leite, Lívia Brito dos Santos [UNESP]
Oliveira, Karina de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
Leite, Lívia Brito dos Santos [UNESP]
Oliveira, Karina de [UNESP]
description O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/UNESP Campus de Assis), é um projeto de extensão universitária, que articula pesquisa e ensino. Possibilita aos seus educadores, alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, uma prática pedagógica que se assenta na metodologia em processo de ação-reflexão-ação. Considerando os motivos que impulsionam os jovens e adultos a procurarem uma sala de alfabetização e embasados na metodologia de pesquisa-ação estamos realizando, com um grupo de educandos de idade entre 18 e 70 anos, o projeto intitulado: Gênero Textual como ação social numa sala de EJA . Proporcionar aos alunos práticas reais e significativas de leitura e escrita nas quais eles possam assumir os papéis de sujeitos-leitores e sujeitos-produtores de textos. Orientar essas práticas a partir das necessidades apresentadas pelos educandos com o intuito de responderem adequadamente às demandas de leitura e escrita suscitadas pela sociedade. Mais especificamente no que concerne à prática de produção escrita esta é realizada a partir de modelos textuais já conhecidos pelos alunos (cartão, carta, bilhete, cartaz, etc) seja em relação ao formato, seja em relação à função que estes assumem no dia a dia. Desta forma, a produção se faz não como uma reprodução desses modelos, mas sim como uma ressignificação dos mesmos já que possuem fins específicos de comunicação. Os resultados são evidentes ao considerarmos que, através deste trabalho, estamos suprindo as dificuldades quanto aos atos de ler e escrever presentes no cotidiano dos educandos, melhorando consideravelmente a auto-estima dos mesmos que passam a assumir o papel de sujeitos ativos e autônomos no meio em que vivem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:08Z
2016-09-01T13:58:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 091
http://hdl.handle.net/11449/143577
2005-091-silva.pdf
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143577
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 091
2005-091-silva.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 091
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128729431408640