Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclear
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200018 http://hdl.handle.net/11449/28957 |
Resumo: | Limiares auditivos de crianças surdas pré-linguais usuárias de implante coclear foram avaliados com estimulação elétrica em um dos eletrodos mediais. A avaliação empregou um procedimento operante do tipo go/no go para ensinar uma discriminação simples, evidenciada por uma resposta motora, entre presença e ausência do estímulo auditivo. Estabelecida a linha de base, a manipulação na intensidade do estímulo foi implementada de acordo com o método psicofísico de escada modificado, começando por uma seqüência descendente. Os sete participantes do estudo mostraram perda da precisão no responder sob controle do estímulo quando a intensidade diminuía além de um certo valor e a precisão era recuperada quando a intensidade era novamente aumentada, o que permitiu a identificação de limiares individuais. Os resultados sugerem que o método psicofísico combinado com o procedimento operante pode ser uma alternativa viável para avaliar limiar auditivo de pessoas sem linguagem em situação clínica de regulagem do implante coclear. |
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Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclearOperant measures of auditory threshold in prelingually deaf children with cochlear implantImplante CoclearDiscriminação OperanteProcedimento goLimiar AuditivoSurdez Pré-lingualCriançasCochlear ImplantOperant DiscriminationgoAuditory ThresholdPrelingual DeafnessChildrenLimiares auditivos de crianças surdas pré-linguais usuárias de implante coclear foram avaliados com estimulação elétrica em um dos eletrodos mediais. A avaliação empregou um procedimento operante do tipo go/no go para ensinar uma discriminação simples, evidenciada por uma resposta motora, entre presença e ausência do estímulo auditivo. Estabelecida a linha de base, a manipulação na intensidade do estímulo foi implementada de acordo com o método psicofísico de escada modificado, começando por uma seqüência descendente. Os sete participantes do estudo mostraram perda da precisão no responder sob controle do estímulo quando a intensidade diminuía além de um certo valor e a precisão era recuperada quando a intensidade era novamente aumentada, o que permitiu a identificação de limiares individuais. Os resultados sugerem que o método psicofísico combinado com o procedimento operante pode ser uma alternativa viável para avaliar limiar auditivo de pessoas sem linguagem em situação clínica de regulagem do implante coclear.Auditory thresholds of prelingually deaf children who received cochlear implants were evaluated for the electrical stimulation to one of the medial electrodes. A go/no go operant procedure was used to teach a simple discrimination, indicated by a motor response, between the presence versus the absence of an auditory stimulus. Simple discrimination was used as a baseline upon which the electrical stimulus's intensity was manipulated in a decreasing sequence followed by an increasing sequence, according to a modified psychophysical staircase method. The accuracy of responding in the presence of the electrical stimulus was reduced for all seven participants when the stimulus intensity decreased bellow a certain value and was recovered when the stimulus intensity was increased to the previous level. The experimental design allowed reliable identification of individual thresholds. The results suggest that the psychophysical paradigm in combination with the operant procedure might be useful for the evaluation of the auditory threshold for purposes of cochlear implant fitting in clinical settings.Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade de São PauloUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-Graduação em PsicologiaUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade de São Paulo (USP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Wagner R. daSouza, Deisy das Graças deBevilacqua, Maria CecíliaKimura, Márcia Y. T.Lopes Jr., Jair [UNESP]2014-05-20T15:13:50Z2014-05-20T15:13:50Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article355-366application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200018Psicologia: Reflexão e Crítica. Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), v. 24, n. 2, p. 355-366, 2011.0102-7972http://hdl.handle.net/11449/2895710.1590/S0102-79722011000200018S0102-79722011000200018WOS:000293969600018S0102-79722011000200018.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Reflexão e Crítica0,258info:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:11:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28957Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:59:12.141240Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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