Análise da usabilidade e atratividade de sites das empresas de atividades de aventura para a promoção da inclusão de idosos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144659 |
Resumo: | Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo, analisar a usabilidade e a atratividade de sites de empresas que oferecem atividades de aventura para idosos, com o intuito de identificar como as empresas divulgam a oferta dessas atividades para esse público consumidor, em seus websites. O estudo também se propôs a investigar a própria visão dos idosos, em relação às informações contidas nesses sites e a percepção desse setor empresarial, em relação à oferta de atividades de aventura para os idosos. Para tanto, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira foi referente a uma pesquisa bibliográfica a respeito das temáticas que envolvem o problema pesquisado. A segunda, atinente a uma pesquisa exploratória, a qual foi realizada em três momentos diferentes do estudo. Primeiramente, foram analisados 83 sites de empresas de atividades de aventura do setor do Ecoturismo e Turismo de Aventura, em relação ao oferecimento destas atividades para idosos, com o auxílio de um diário de campo, para registros dos dados relevantes à pesquisa. Em um segundo momento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas, a uma amostra intencional composta por 06 empresas associadas à Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, para verificar a percepção do setor empresarial em relação à oferta de atividades de aventura para idosos. Em outro momento, foi aplicado o Inventário de Usabilidade de Sites sobre Lazer (IAUSLA-21+), adaptado para este estudo, a uma amostra composta por 30 idosos, de ambos os sexos, selecionados por conveniência, pelo fato de utilizarem o computador como ferramenta de busca de informação e conseguirem navegar sozinhos na internet, para avaliarem os sites de 02 empresas, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Todos os dados coletados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo e indicaram que a usabilidade dos sites das empresas de atividades de aventura, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, analisados, de modo geral, foi considerada boa, especialmente em relação às dimensões referentes ao layout e à operacionalização. Porém referente à informação, foram observados alguns problemas decorrentes da ineficiência da gestão da informação nos sites. A atratividade dos sites não foi muito representativa, também decorrente de falhas na comunicação entre as empresas e este público consumidor. A divulgação da oferta das atividades de aventura, pelas empresas, nos sites, não focaliza os idosos e demonstra não responder às necessidades e expectativas desta população. As empresas deste setor identificam os idosos como potenciais consumidores e apresentam um olhar diferenciado em relação a esta população, reconhecendo suas potencialidades. Sugerem-se adequações nos sites das empresas de atividades de aventura, para atenderem satisfatoriamente esta demanda e atraírem novos adeptos desta faixa etária, Ainda, novos estudos são prementes, tanto relacionados às vivências de atividades de aventura e o indivíduo idoso, particularmente no que se refere à participação e a oferta de atividades para este público, para promoção da inclusão de idosos nestas práticas, como para adequar as tecnologias para captarem a atenção do idoso e favorecerem a inclusão digital. |
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Análise da usabilidade e atratividade de sites das empresas de atividades de aventura para a promoção da inclusão de idososUsability analysis and attractiveness of adventure activity companies’ websites to promote the inclusion of elderlyUsabilidadeAtratividadeSitesAtividades de aventuraIdososUsabilityAttractivenessWebsitesAdventure activitiesElderlyEste estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo, analisar a usabilidade e a atratividade de sites de empresas que oferecem atividades de aventura para idosos, com o intuito de identificar como as empresas divulgam a oferta dessas atividades para esse público consumidor, em seus websites. O estudo também se propôs a investigar a própria visão dos idosos, em relação às informações contidas nesses sites e a percepção desse setor empresarial, em relação à oferta de atividades de aventura para os idosos. Para tanto, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira foi referente a uma pesquisa bibliográfica a respeito das temáticas que envolvem o problema pesquisado. A segunda, atinente a uma pesquisa exploratória, a qual foi realizada em três momentos diferentes do estudo. Primeiramente, foram analisados 83 sites de empresas de atividades de aventura do setor do Ecoturismo e Turismo de Aventura, em relação ao oferecimento destas atividades para idosos, com o auxílio de um diário de campo, para registros dos dados relevantes à pesquisa. Em um segundo momento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas, a uma amostra intencional composta por 06 empresas associadas à Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, para verificar a percepção do setor empresarial em relação à oferta de atividades de aventura para idosos. Em outro momento, foi aplicado o Inventário de Usabilidade de Sites sobre Lazer (IAUSLA-21+), adaptado para este estudo, a uma amostra composta por 30 idosos, de ambos os sexos, selecionados por conveniência, pelo fato de utilizarem o computador como ferramenta de busca de informação e conseguirem navegar sozinhos na internet, para avaliarem os sites de 02 empresas, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Todos os dados coletados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo e indicaram que a usabilidade dos sites das empresas de atividades de aventura, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, analisados, de modo geral, foi considerada boa, especialmente em relação às dimensões referentes ao layout e à operacionalização. Porém referente à informação, foram observados alguns problemas decorrentes da ineficiência da gestão da informação nos sites. A atratividade dos sites não foi muito representativa, também decorrente de falhas na comunicação entre as empresas e este público consumidor. A divulgação da oferta das atividades de aventura, pelas empresas, nos sites, não focaliza os idosos e demonstra não responder às necessidades e expectativas desta população. As empresas deste setor identificam os idosos como potenciais consumidores e apresentam um olhar diferenciado em relação a esta população, reconhecendo suas potencialidades. Sugerem-se adequações nos sites das empresas de atividades de aventura, para atenderem satisfatoriamente esta demanda e atraírem novos adeptos desta faixa etária, Ainda, novos estudos são prementes, tanto relacionados às vivências de atividades de aventura e o indivíduo idoso, particularmente no que se refere à participação e a oferta de atividades para este público, para promoção da inclusão de idosos nestas práticas, como para adequar as tecnologias para captarem a atenção do idoso e favorecerem a inclusão digital.This qualitative study, aimed to analyze the usability and the attractiveness of company’s websites that offer adventure activities for seniors, in order to identify how the companies disclose the offer of these activities for this consumer public, on their websites. This study also proposed to investigate the elderly own perspective regarding the information that are in these websites and the perception of this business sector related to the offer of adventure activities for seniors. Therefore, the study was conducted in two stages. The first one was a bibliographic research about the issues involving the researched problem. In the second stage, an exploratory research was made, which was performed at three different occasions of the study. Firstly, 83 adventure activities companies’ websites were analyzed, both in the Ecotourism and Adventure Tourism sector, regarding the range of activities offered focusing on elderly, that was done by the use of a diary to register the relevant data to the search. In a second moment, it was applied a questionnaire with open questions to an intentional sample of 06 companies associated to the Brazilian Association of Ecotourism and Adventure Tourism to verify the perception of the business sector about the offer of adventure activities to seniors. Finally, the Inventory Usability Sites of Leisure (IAUSLA-21 +) was used, which was adapted for this study and applied to a sample of 30 elderly, both genders, selected by convenience for the reason that they were able to use the internet alone and use the computer as a search tool for information, so they could evaluate 02 business websites of the Ecotourism and Adventure Tourism sectors. All data were analyzed by Content Analysis technique and indicated that the usability of the websites of these adventure activities companies, of the Ecotourism and Adventure Tourism sectors analyzed, in general, was considered good, especially related the dimensions for the layout and operation. However, referring to the information, some problems were observed as a result of the information management inefficiency on the websites. The websites attractiveness was not very representative, also due to the miscommunication between companies and their consumers. The adventure activities disclosure offered by these companies, on their websites, does not focus on elderly and demonstrates not meet the needs and the expectations of this population. In this sector, the companies identify the older people as potential consumers and have a different view about this public, recognizing their potentiality. Adjustments are suggested to the websites of adventure activities companies in order to meet satisfactorily this demand and to attract new followers in this age group. Still, further studies are necessary, both, relating experiences with adventure activities and elderly, specially regarding to the participation and the offer of this activities to this public, promoting inclusion of seniors in these practices, as well to adapt the technologies to get the elderly attention and to contribute to digital inclusion.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schwartz, Gisele Maria [UNESP]Machado, Afonso Antônio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Viviane Kawano [UNESP]2016-11-21T12:36:16Z2016-11-21T12:36:16Z2016-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14465900087581333004137066P598930654209271899998824647536109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-17T06:04:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144659Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:09:52.113750Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este estudo, de natureza qualitativa, teve como objetivo, analisar a usabilidade e a atratividade de sites de empresas que oferecem atividades de aventura para idosos, com o intuito de identificar como as empresas divulgam a oferta dessas atividades para esse público consumidor, em seus websites. O estudo também se propôs a investigar a própria visão dos idosos, em relação às informações contidas nesses sites e a percepção desse setor empresarial, em relação à oferta de atividades de aventura para os idosos. Para tanto, o estudo foi realizado em duas etapas. A primeira foi referente a uma pesquisa bibliográfica a respeito das temáticas que envolvem o problema pesquisado. A segunda, atinente a uma pesquisa exploratória, a qual foi realizada em três momentos diferentes do estudo. Primeiramente, foram analisados 83 sites de empresas de atividades de aventura do setor do Ecoturismo e Turismo de Aventura, em relação ao oferecimento destas atividades para idosos, com o auxílio de um diário de campo, para registros dos dados relevantes à pesquisa. Em um segundo momento, foi aplicado um questionário contendo questões abertas, a uma amostra intencional composta por 06 empresas associadas à Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, para verificar a percepção do setor empresarial em relação à oferta de atividades de aventura para idosos. Em outro momento, foi aplicado o Inventário de Usabilidade de Sites sobre Lazer (IAUSLA-21+), adaptado para este estudo, a uma amostra composta por 30 idosos, de ambos os sexos, selecionados por conveniência, pelo fato de utilizarem o computador como ferramenta de busca de informação e conseguirem navegar sozinhos na internet, para avaliarem os sites de 02 empresas, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Todos os dados coletados foram analisados por meio da Técnica de Análise de Conteúdo e indicaram que a usabilidade dos sites das empresas de atividades de aventura, do setor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, analisados, de modo geral, foi considerada boa, especialmente em relação às dimensões referentes ao layout e à operacionalização. Porém referente à informação, foram observados alguns problemas decorrentes da ineficiência da gestão da informação nos sites. A atratividade dos sites não foi muito representativa, também decorrente de falhas na comunicação entre as empresas e este público consumidor. A divulgação da oferta das atividades de aventura, pelas empresas, nos sites, não focaliza os idosos e demonstra não responder às necessidades e expectativas desta população. As empresas deste setor identificam os idosos como potenciais consumidores e apresentam um olhar diferenciado em relação a esta população, reconhecendo suas potencialidades. Sugerem-se adequações nos sites das empresas de atividades de aventura, para atenderem satisfatoriamente esta demanda e atraírem novos adeptos desta faixa etária, Ainda, novos estudos são prementes, tanto relacionados às vivências de atividades de aventura e o indivíduo idoso, particularmente no que se refere à participação e a oferta de atividades para este público, para promoção da inclusão de idosos nestas práticas, como para adequar as tecnologias para captarem a atenção do idoso e favorecerem a inclusão digital. |
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