A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118365 |
Resumo: | The diary - considered here as a writing instrument that allows reflection of who reads and who writes - was chosen as a didactc and pedagogical, to follow the trajectory of the writing of the research subjects, which are 30 children, two groups of participants school support, offered by the ONG Núcleo Artevida, and have between 06 and 14 years of age. These children are also attending meetings of the municipal schools of the city of Rio Claro-SP, and in general, have difficulties especially in activities involving the practices of reading and writing. By the writing of the diaries, pretend to, beyond to follow the trajectory of the writing of these children, attend to theirs writing production – on the diaries - attending to what they say about the act of writing. The open pages of each book are invitations to readings, to possible readings. These readings indicate possible dialogical relations and dialogues, and indicated widespread practice of writing. Note that the written diaries is diferente of the school writing, because it doesn't carry the obligation of school tasks, and doesn't require forms, rules and pre-set styles. |
id |
UNSP_35972a140ec31cb4542eea6fe91b5535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118365 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escreverDidáticaRedação acadêmicaEscritaLeitura (Ensino de primeiro grau)The diary - considered here as a writing instrument that allows reflection of who reads and who writes - was chosen as a didactc and pedagogical, to follow the trajectory of the writing of the research subjects, which are 30 children, two groups of participants school support, offered by the ONG Núcleo Artevida, and have between 06 and 14 years of age. These children are also attending meetings of the municipal schools of the city of Rio Claro-SP, and in general, have difficulties especially in activities involving the practices of reading and writing. By the writing of the diaries, pretend to, beyond to follow the trajectory of the writing of these children, attend to theirs writing production – on the diaries - attending to what they say about the act of writing. The open pages of each book are invitations to readings, to possible readings. These readings indicate possible dialogical relations and dialogues, and indicated widespread practice of writing. Note that the written diaries is diferente of the school writing, because it doesn't carry the obligation of school tasks, and doesn't require forms, rules and pre-set styles.O diário – considerado aqui como instrumento de escrita que possibilita reflexão de quem lê e de quem escreve – foi escolhido, como instrumento didático-pedagógico, para acompanhar a trajetória da escrita dos sujeitos da pesquisa, que são 30 crianças, participantes de duas turmas de acompanhamento escolar, oferecido pela ONG Núcleo Artevida, e que têm entre 06 e 14 anos de idade. Essas crianças são também frequentantes da rede municipal de ensino da cidade de Rio Claro-SP, e em geral, apresentam dificuldades principalmente nas atividades que envolvem as práticas de leitura e escrita. Por meio da escrita de diários, busca-se, além de acompanhar a trajetória da escrita destas crianças, focar sua produção escrita – nos diários – atentando para o que dizem sobre o ato de escrever. As páginas abertas de cada caderno, são convites à leitura, a leituras possíveis. Estas leituras indicam possíveis relações dialógicas e interlocuções, além de indiciarem práticas de escrita disseminadas. Vale destacar que a escrita dos diários se diferencia da escrita escolar, pelo fato de não carregar consigo a obrigatoriedade das tarefas escolares, além de não exigir formas, normas e estilos pré-estabelecidos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolazzo, Mariana [UNESP]2015-03-23T15:08:38Z2015-03-23T15:08:38Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfBORTOLAZZO, Mariana. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118365000629624bortolazzo_m_tcc_rcla.pdf3060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:18:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118365Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:17:31.947781Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever |
title |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever |
spellingShingle |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever Bortolazzo, Mariana [UNESP] Didática Redação acadêmica Escrita Leitura (Ensino de primeiro grau) |
title_short |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever |
title_full |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever |
title_fullStr |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever |
title_full_unstemmed |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever |
title_sort |
A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever |
author |
Bortolazzo, Mariana [UNESP] |
author_facet |
Bortolazzo, Mariana [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolazzo, Mariana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Redação acadêmica Escrita Leitura (Ensino de primeiro grau) |
topic |
Didática Redação acadêmica Escrita Leitura (Ensino de primeiro grau) |
description |
The diary - considered here as a writing instrument that allows reflection of who reads and who writes - was chosen as a didactc and pedagogical, to follow the trajectory of the writing of the research subjects, which are 30 children, two groups of participants school support, offered by the ONG Núcleo Artevida, and have between 06 and 14 years of age. These children are also attending meetings of the municipal schools of the city of Rio Claro-SP, and in general, have difficulties especially in activities involving the practices of reading and writing. By the writing of the diaries, pretend to, beyond to follow the trajectory of the writing of these children, attend to theirs writing production – on the diaries - attending to what they say about the act of writing. The open pages of each book are invitations to readings, to possible readings. These readings indicate possible dialogical relations and dialogues, and indicated widespread practice of writing. Note that the written diaries is diferente of the school writing, because it doesn't carry the obligation of school tasks, and doesn't require forms, rules and pre-set styles. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:08:38Z 2015-03-23T15:08:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORTOLAZZO, Mariana. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/118365 000629624 bortolazzo_m_tcc_rcla.pdf 3060869388251465 |
identifier_str_mv |
BORTOLAZZO, Mariana. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000629624 bortolazzo_m_tcc_rcla.pdf 3060869388251465 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
64 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129184496615424 |