A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolazzo, Mariana [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118365
Resumo: The diary - considered here as a writing instrument that allows reflection of who reads and who writes - was chosen as a didactc and pedagogical, to follow the trajectory of the writing of the research subjects, which are 30 children, two groups of participants school support, offered by the ONG Núcleo Artevida, and have between 06 and 14 years of age. These children are also attending meetings of the municipal schools of the city of Rio Claro-SP, and in general, have difficulties especially in activities involving the practices of reading and writing. By the writing of the diaries, pretend to, beyond to follow the trajectory of the writing of these children, attend to theirs writing production – on the diaries - attending to what they say about the act of writing. The open pages of each book are invitations to readings, to possible readings. These readings indicate possible dialogical relations and dialogues, and indicated widespread practice of writing. Note that the written diaries is diferente of the school writing, because it doesn't carry the obligation of school tasks, and doesn't require forms, rules and pre-set styles.
id UNSP_35972a140ec31cb4542eea6fe91b5535
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118365
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escreverDidáticaRedação acadêmicaEscritaLeitura (Ensino de primeiro grau)The diary - considered here as a writing instrument that allows reflection of who reads and who writes - was chosen as a didactc and pedagogical, to follow the trajectory of the writing of the research subjects, which are 30 children, two groups of participants school support, offered by the ONG Núcleo Artevida, and have between 06 and 14 years of age. These children are also attending meetings of the municipal schools of the city of Rio Claro-SP, and in general, have difficulties especially in activities involving the practices of reading and writing. By the writing of the diaries, pretend to, beyond to follow the trajectory of the writing of these children, attend to theirs writing production – on the diaries - attending to what they say about the act of writing. The open pages of each book are invitations to readings, to possible readings. These readings indicate possible dialogical relations and dialogues, and indicated widespread practice of writing. Note that the written diaries is diferente of the school writing, because it doesn't carry the obligation of school tasks, and doesn't require forms, rules and pre-set styles.O diário – considerado aqui como instrumento de escrita que possibilita reflexão de quem lê e de quem escreve – foi escolhido, como instrumento didático-pedagógico, para acompanhar a trajetória da escrita dos sujeitos da pesquisa, que são 30 crianças, participantes de duas turmas de acompanhamento escolar, oferecido pela ONG Núcleo Artevida, e que têm entre 06 e 14 anos de idade. Essas crianças são também frequentantes da rede municipal de ensino da cidade de Rio Claro-SP, e em geral, apresentam dificuldades principalmente nas atividades que envolvem as práticas de leitura e escrita. Por meio da escrita de diários, busca-se, além de acompanhar a trajetória da escrita destas crianças, focar sua produção escrita – nos diários – atentando para o que dizem sobre o ato de escrever. As páginas abertas de cada caderno, são convites à leitura, a leituras possíveis. Estas leituras indicam possíveis relações dialógicas e interlocuções, além de indiciarem práticas de escrita disseminadas. Vale destacar que a escrita dos diários se diferencia da escrita escolar, pelo fato de não carregar consigo a obrigatoriedade das tarefas escolares, além de não exigir formas, normas e estilos pré-estabelecidos.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolazzo, Mariana [UNESP]2015-03-23T15:08:38Z2015-03-23T15:08:38Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64 f.application/pdfBORTOLAZZO, Mariana. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/118365000629624bortolazzo_m_tcc_rcla.pdf3060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-14T06:18:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118365Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:17:31.947781Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
title A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
spellingShingle A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
Bortolazzo, Mariana [UNESP]
Didática
Redação acadêmica
Escrita
Leitura (Ensino de primeiro grau)
title_short A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
title_full A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
title_fullStr A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
title_full_unstemmed A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
title_sort A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever
author Bortolazzo, Mariana [UNESP]
author_facet Bortolazzo, Mariana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolazzo, Mariana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Redação acadêmica
Escrita
Leitura (Ensino de primeiro grau)
topic Didática
Redação acadêmica
Escrita
Leitura (Ensino de primeiro grau)
description The diary - considered here as a writing instrument that allows reflection of who reads and who writes - was chosen as a didactc and pedagogical, to follow the trajectory of the writing of the research subjects, which are 30 children, two groups of participants school support, offered by the ONG Núcleo Artevida, and have between 06 and 14 years of age. These children are also attending meetings of the municipal schools of the city of Rio Claro-SP, and in general, have difficulties especially in activities involving the practices of reading and writing. By the writing of the diaries, pretend to, beyond to follow the trajectory of the writing of these children, attend to theirs writing production – on the diaries - attending to what they say about the act of writing. The open pages of each book are invitations to readings, to possible readings. These readings indicate possible dialogical relations and dialogues, and indicated widespread practice of writing. Note that the written diaries is diferente of the school writing, because it doesn't carry the obligation of school tasks, and doesn't require forms, rules and pre-set styles.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:08:38Z
2015-03-23T15:08:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORTOLAZZO, Mariana. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/118365
000629624
bortolazzo_m_tcc_rcla.pdf
3060869388251465
identifier_str_mv BORTOLAZZO, Mariana. A aventura da escrita. A produção do diário como instrumento didático pedagógico ou de como as crianças escrevem e tecem considerações sobre o ato de escrever. 2010. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000629624
bortolazzo_m_tcc_rcla.pdf
3060869388251465
url http://hdl.handle.net/11449/118365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129184496615424