Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luciete Valota [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP], Tardivo, Thelma Graziela [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htm
http://hdl.handle.net/11449/148347
Resumo: Introdução: São inúmeras as funções desempenhadas pelo supervisor de Recursos Humanos, este além de executar tarefas técnico-operacionais, tem o papel de coordenação, troca de informações, formação e avaliação, ou seja, pode-se pensar o trabalho do supervisor voltado para três dimensões: educativa, técnica e política. A necessidade de reestruturação das funções dos supervisores de Recursos Humanos, surgiu a partir da distribuição da seção de Recursos Humanos da Unesp entre as quatro unidades (Faculdade de Ciências, Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Faculdade de Engenharia e Administração Geral). Portanto, estes profissionais passaram a assumir nvoos papéis na área de desenvolvimento pessoal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os supervisores das quatro unidades, estas tinham por objetivo investigar o funcionamento geral das seções de Recursos Humanos, focando as práticas dos supervisores e suas principais dificuldades. De modo geral, detectou-se que a formação técnica destes não proporciona condições pára executar de forma satisfatória algumas atribuições, tais como: administração de conflitos interpessoais, elaboração de editais e programas de desenvolvimento. Diante deste quadro, pode-se constatar que os supervisores necessitam de um espaço de reflexão acerca de seu trabalho, além de aprofundar-se em estudos teórico-práticos. Objetivo: Criar um grupo de estudos com os supervisores de Recursos Humanos da UNESP – Bauru, a fim de promover reflexões acerca de seu papel educativo, técnico e político, tendo em vista o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a construção de novas práticas que atendam as necessidades das unidades nas quais atuam. Método: O grupo constitui-se em maio de 2002 e é formado por quatro supervisores de Recursos Humanos, coordenado por duas estagiárias, sob orientação de uma docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os encontros são realizados mensalmente, têm duração de duas horas e ocorrem na própria instituição. Até novembro de 2002 pretende-se realizar 6 encontros os quais irão abordar os seguintes temas: O papel do supervisor, Política de Recursos Humanos, Administração de conflitos, Programas de desenvolvimento, questões referentes ao Recrutamento e Seleção e Avaliações de desempenho. Resultados: Até o momento realizou-se apenas 1 encontro que teve como objetivo a integração do grupo e a discussão sobre o papel do supervisor de Recursos Humanos da UNESP – Bauru. Neste encontro abordou-se o papel de supervisor como educador, ou seja, aquele que orienta, avalia e aocmpanha os funcionários sob sua supervisão, bem como os que procuram seus serviços. Além disso, diagnostica necessidades e planeja programas de desenvolvimento pessoal e profissional para a sua unidade.
id UNSP_35b5e7cc6f0e057367051003d93bebce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148347
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na UnespIntrodução: São inúmeras as funções desempenhadas pelo supervisor de Recursos Humanos, este além de executar tarefas técnico-operacionais, tem o papel de coordenação, troca de informações, formação e avaliação, ou seja, pode-se pensar o trabalho do supervisor voltado para três dimensões: educativa, técnica e política. A necessidade de reestruturação das funções dos supervisores de Recursos Humanos, surgiu a partir da distribuição da seção de Recursos Humanos da Unesp entre as quatro unidades (Faculdade de Ciências, Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Faculdade de Engenharia e Administração Geral). Portanto, estes profissionais passaram a assumir nvoos papéis na área de desenvolvimento pessoal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os supervisores das quatro unidades, estas tinham por objetivo investigar o funcionamento geral das seções de Recursos Humanos, focando as práticas dos supervisores e suas principais dificuldades. De modo geral, detectou-se que a formação técnica destes não proporciona condições pára executar de forma satisfatória algumas atribuições, tais como: administração de conflitos interpessoais, elaboração de editais e programas de desenvolvimento. Diante deste quadro, pode-se constatar que os supervisores necessitam de um espaço de reflexão acerca de seu trabalho, além de aprofundar-se em estudos teórico-práticos. Objetivo: Criar um grupo de estudos com os supervisores de Recursos Humanos da UNESP – Bauru, a fim de promover reflexões acerca de seu papel educativo, técnico e político, tendo em vista o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a construção de novas práticas que atendam as necessidades das unidades nas quais atuam. Método: O grupo constitui-se em maio de 2002 e é formado por quatro supervisores de Recursos Humanos, coordenado por duas estagiárias, sob orientação de uma docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os encontros são realizados mensalmente, têm duração de duas horas e ocorrem na própria instituição. Até novembro de 2002 pretende-se realizar 6 encontros os quais irão abordar os seguintes temas: O papel do supervisor, Política de Recursos Humanos, Administração de conflitos, Programas de desenvolvimento, questões referentes ao Recrutamento e Seleção e Avaliações de desempenho. Resultados: Até o momento realizou-se apenas 1 encontro que teve como objetivo a integração do grupo e a discussão sobre o papel do supervisor de Recursos Humanos da UNESP – Bauru. Neste encontro abordou-se o papel de supervisor como educador, ou seja, aquele que orienta, avalia e aocmpanha os funcionários sob sua supervisão, bem como os que procuram seus serviços. Além disso, diagnostica necessidades e planeja programas de desenvolvimento pessoal e profissional para a sua unidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Luciete Valota [UNESP]Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP]Tardivo, Thelma Graziela [UNESP]2017-01-18T18:09:44Z2017-01-18T18:09:44Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148347PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:49:41.628484Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
title Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
spellingShingle Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
Fernandes, Luciete Valota [UNESP]
title_short Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
title_full Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
title_fullStr Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
title_full_unstemmed Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
title_sort Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
author Fernandes, Luciete Valota [UNESP]
author_facet Fernandes, Luciete Valota [UNESP]
Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP]
Tardivo, Thelma Graziela [UNESP]
author_role author
author2 Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP]
Tardivo, Thelma Graziela [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Luciete Valota [UNESP]
Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP]
Tardivo, Thelma Graziela [UNESP]
description Introdução: São inúmeras as funções desempenhadas pelo supervisor de Recursos Humanos, este além de executar tarefas técnico-operacionais, tem o papel de coordenação, troca de informações, formação e avaliação, ou seja, pode-se pensar o trabalho do supervisor voltado para três dimensões: educativa, técnica e política. A necessidade de reestruturação das funções dos supervisores de Recursos Humanos, surgiu a partir da distribuição da seção de Recursos Humanos da Unesp entre as quatro unidades (Faculdade de Ciências, Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Faculdade de Engenharia e Administração Geral). Portanto, estes profissionais passaram a assumir nvoos papéis na área de desenvolvimento pessoal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os supervisores das quatro unidades, estas tinham por objetivo investigar o funcionamento geral das seções de Recursos Humanos, focando as práticas dos supervisores e suas principais dificuldades. De modo geral, detectou-se que a formação técnica destes não proporciona condições pára executar de forma satisfatória algumas atribuições, tais como: administração de conflitos interpessoais, elaboração de editais e programas de desenvolvimento. Diante deste quadro, pode-se constatar que os supervisores necessitam de um espaço de reflexão acerca de seu trabalho, além de aprofundar-se em estudos teórico-práticos. Objetivo: Criar um grupo de estudos com os supervisores de Recursos Humanos da UNESP – Bauru, a fim de promover reflexões acerca de seu papel educativo, técnico e político, tendo em vista o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a construção de novas práticas que atendam as necessidades das unidades nas quais atuam. Método: O grupo constitui-se em maio de 2002 e é formado por quatro supervisores de Recursos Humanos, coordenado por duas estagiárias, sob orientação de uma docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os encontros são realizados mensalmente, têm duração de duas horas e ocorrem na própria instituição. Até novembro de 2002 pretende-se realizar 6 encontros os quais irão abordar os seguintes temas: O papel do supervisor, Política de Recursos Humanos, Administração de conflitos, Programas de desenvolvimento, questões referentes ao Recrutamento e Seleção e Avaliações de desempenho. Resultados: Até o momento realizou-se apenas 1 encontro que teve como objetivo a integração do grupo e a discussão sobre o papel do supervisor de Recursos Humanos da UNESP – Bauru. Neste encontro abordou-se o papel de supervisor como educador, ou seja, aquele que orienta, avalia e aocmpanha os funcionários sob sua supervisão, bem como os que procuram seus serviços. Além disso, diagnostica necessidades e planeja programas de desenvolvimento pessoal e profissional para a sua unidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:44Z
2017-01-18T18:09:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htm
http://hdl.handle.net/11449/148347
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htm
http://hdl.handle.net/11449/148347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128863940640768