Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htm http://hdl.handle.net/11449/148347 |
Resumo: | Introdução: São inúmeras as funções desempenhadas pelo supervisor de Recursos Humanos, este além de executar tarefas técnico-operacionais, tem o papel de coordenação, troca de informações, formação e avaliação, ou seja, pode-se pensar o trabalho do supervisor voltado para três dimensões: educativa, técnica e política. A necessidade de reestruturação das funções dos supervisores de Recursos Humanos, surgiu a partir da distribuição da seção de Recursos Humanos da Unesp entre as quatro unidades (Faculdade de Ciências, Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Faculdade de Engenharia e Administração Geral). Portanto, estes profissionais passaram a assumir nvoos papéis na área de desenvolvimento pessoal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os supervisores das quatro unidades, estas tinham por objetivo investigar o funcionamento geral das seções de Recursos Humanos, focando as práticas dos supervisores e suas principais dificuldades. De modo geral, detectou-se que a formação técnica destes não proporciona condições pára executar de forma satisfatória algumas atribuições, tais como: administração de conflitos interpessoais, elaboração de editais e programas de desenvolvimento. Diante deste quadro, pode-se constatar que os supervisores necessitam de um espaço de reflexão acerca de seu trabalho, além de aprofundar-se em estudos teórico-práticos. Objetivo: Criar um grupo de estudos com os supervisores de Recursos Humanos da UNESP – Bauru, a fim de promover reflexões acerca de seu papel educativo, técnico e político, tendo em vista o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a construção de novas práticas que atendam as necessidades das unidades nas quais atuam. Método: O grupo constitui-se em maio de 2002 e é formado por quatro supervisores de Recursos Humanos, coordenado por duas estagiárias, sob orientação de uma docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os encontros são realizados mensalmente, têm duração de duas horas e ocorrem na própria instituição. Até novembro de 2002 pretende-se realizar 6 encontros os quais irão abordar os seguintes temas: O papel do supervisor, Política de Recursos Humanos, Administração de conflitos, Programas de desenvolvimento, questões referentes ao Recrutamento e Seleção e Avaliações de desempenho. Resultados: Até o momento realizou-se apenas 1 encontro que teve como objetivo a integração do grupo e a discussão sobre o papel do supervisor de Recursos Humanos da UNESP – Bauru. Neste encontro abordou-se o papel de supervisor como educador, ou seja, aquele que orienta, avalia e aocmpanha os funcionários sob sua supervisão, bem como os que procuram seus serviços. Além disso, diagnostica necessidades e planeja programas de desenvolvimento pessoal e profissional para a sua unidade. |
id |
UNSP_35b5e7cc6f0e057367051003d93bebce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148347 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na UnespIntrodução: São inúmeras as funções desempenhadas pelo supervisor de Recursos Humanos, este além de executar tarefas técnico-operacionais, tem o papel de coordenação, troca de informações, formação e avaliação, ou seja, pode-se pensar o trabalho do supervisor voltado para três dimensões: educativa, técnica e política. A necessidade de reestruturação das funções dos supervisores de Recursos Humanos, surgiu a partir da distribuição da seção de Recursos Humanos da Unesp entre as quatro unidades (Faculdade de Ciências, Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Faculdade de Engenharia e Administração Geral). Portanto, estes profissionais passaram a assumir nvoos papéis na área de desenvolvimento pessoal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os supervisores das quatro unidades, estas tinham por objetivo investigar o funcionamento geral das seções de Recursos Humanos, focando as práticas dos supervisores e suas principais dificuldades. De modo geral, detectou-se que a formação técnica destes não proporciona condições pára executar de forma satisfatória algumas atribuições, tais como: administração de conflitos interpessoais, elaboração de editais e programas de desenvolvimento. Diante deste quadro, pode-se constatar que os supervisores necessitam de um espaço de reflexão acerca de seu trabalho, além de aprofundar-se em estudos teórico-práticos. Objetivo: Criar um grupo de estudos com os supervisores de Recursos Humanos da UNESP – Bauru, a fim de promover reflexões acerca de seu papel educativo, técnico e político, tendo em vista o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a construção de novas práticas que atendam as necessidades das unidades nas quais atuam. Método: O grupo constitui-se em maio de 2002 e é formado por quatro supervisores de Recursos Humanos, coordenado por duas estagiárias, sob orientação de uma docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os encontros são realizados mensalmente, têm duração de duas horas e ocorrem na própria instituição. Até novembro de 2002 pretende-se realizar 6 encontros os quais irão abordar os seguintes temas: O papel do supervisor, Política de Recursos Humanos, Administração de conflitos, Programas de desenvolvimento, questões referentes ao Recrutamento e Seleção e Avaliações de desempenho. Resultados: Até o momento realizou-se apenas 1 encontro que teve como objetivo a integração do grupo e a discussão sobre o papel do supervisor de Recursos Humanos da UNESP – Bauru. Neste encontro abordou-se o papel de supervisor como educador, ou seja, aquele que orienta, avalia e aocmpanha os funcionários sob sua supervisão, bem como os que procuram seus serviços. Além disso, diagnostica necessidades e planeja programas de desenvolvimento pessoal e profissional para a sua unidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Bauru, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Luciete Valota [UNESP]Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP]Tardivo, Thelma Graziela [UNESP]2017-01-18T18:09:44Z2017-01-18T18:09:44Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148347PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148347Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:49:41.628484Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp |
title |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp |
spellingShingle |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp Fernandes, Luciete Valota [UNESP] |
title_short |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp |
title_full |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp |
title_fullStr |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp |
title_full_unstemmed |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp |
title_sort |
Supervisores de recursos humanos: uma experiência com educação continuada através de grupo de estudos na Unesp |
author |
Fernandes, Luciete Valota [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Luciete Valota [UNESP] Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP] Tardivo, Thelma Graziela [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP] Tardivo, Thelma Graziela [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Luciete Valota [UNESP] Lunardelli, Maria Cristina Frollini [UNESP] Tardivo, Thelma Graziela [UNESP] |
description |
Introdução: São inúmeras as funções desempenhadas pelo supervisor de Recursos Humanos, este além de executar tarefas técnico-operacionais, tem o papel de coordenação, troca de informações, formação e avaliação, ou seja, pode-se pensar o trabalho do supervisor voltado para três dimensões: educativa, técnica e política. A necessidade de reestruturação das funções dos supervisores de Recursos Humanos, surgiu a partir da distribuição da seção de Recursos Humanos da Unesp entre as quatro unidades (Faculdade de Ciências, Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação, Faculdade de Engenharia e Administração Geral). Portanto, estes profissionais passaram a assumir nvoos papéis na área de desenvolvimento pessoal. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os supervisores das quatro unidades, estas tinham por objetivo investigar o funcionamento geral das seções de Recursos Humanos, focando as práticas dos supervisores e suas principais dificuldades. De modo geral, detectou-se que a formação técnica destes não proporciona condições pára executar de forma satisfatória algumas atribuições, tais como: administração de conflitos interpessoais, elaboração de editais e programas de desenvolvimento. Diante deste quadro, pode-se constatar que os supervisores necessitam de um espaço de reflexão acerca de seu trabalho, além de aprofundar-se em estudos teórico-práticos. Objetivo: Criar um grupo de estudos com os supervisores de Recursos Humanos da UNESP – Bauru, a fim de promover reflexões acerca de seu papel educativo, técnico e político, tendo em vista o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a construção de novas práticas que atendam as necessidades das unidades nas quais atuam. Método: O grupo constitui-se em maio de 2002 e é formado por quatro supervisores de Recursos Humanos, coordenado por duas estagiárias, sob orientação de uma docente da área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Os encontros são realizados mensalmente, têm duração de duas horas e ocorrem na própria instituição. Até novembro de 2002 pretende-se realizar 6 encontros os quais irão abordar os seguintes temas: O papel do supervisor, Política de Recursos Humanos, Administração de conflitos, Programas de desenvolvimento, questões referentes ao Recrutamento e Seleção e Avaliações de desempenho. Resultados: Até o momento realizou-se apenas 1 encontro que teve como objetivo a integração do grupo e a discussão sobre o papel do supervisor de Recursos Humanos da UNESP – Bauru. Neste encontro abordou-se o papel de supervisor como educador, ou seja, aquele que orienta, avalia e aocmpanha os funcionários sob sua supervisão, bem como os que procuram seus serviços. Além disso, diagnostica necessidades e planeja programas de desenvolvimento pessoal e profissional para a sua unidade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:44Z 2017-01-18T18:09:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htm http://hdl.handle.net/11449/148347 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ71.htm http://hdl.handle.net/11449/148347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128863940640768 |