Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, André Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215122
Resumo: O consumo na sociedade contemporânea está cada vez mais baseado em ferramentas que se utilizam de algoritmos digitais, exercendo influência nas escolhas dos usuários. Considerando que o consumidor é formado socialmente, estudar como as informações advindas dessas ferramentas afetam os gostos e as preferências das pessoas é fundamental para verificar como o padrão de consumo pode ser moldado. Este trabalho possui o objetivo de demonstrar como os algoritmos digitais possuem a capacidade de influenciar o comportamento humano, e mais especificamente, o padrão de consumo. A pesquisa é teórica e possui natureza qualitativa, utilizando-se de leituras das economias institucional e evolucionária para o embasamento teórico. Para atingir o objetivo proposto, é demonstrado como efeitos específicos impactam as preferências do consumidor. O efeito bolha, que faz o usuário ser exposto a produtos e serviços de acordo com suas preferências, é apresentado por meio da literatura da cultura do algoritmo. Em seguida, é definido o efeito difusão, aquele que faz com que o usuário seja exposto a produtos e serviços com alguma tendência externa aos seus gostos. Ao final do trabalho, é apresentada uma síntese do efeito dos algoritmos digitais sobre o comportamento do consumidor por meio do realismo crítico.
id UNSP_35ed735558e45e33234ad441956f3d61
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/215122
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.Institutional and evolutionary economics: digital algorithms influencing human behavior and consumption pattern.Economia InstitucionalEconomia EvolucionáriaPreferências do ConsumidorEvolutionary EconomicsInstitutional EconomicsConsumptionO consumo na sociedade contemporânea está cada vez mais baseado em ferramentas que se utilizam de algoritmos digitais, exercendo influência nas escolhas dos usuários. Considerando que o consumidor é formado socialmente, estudar como as informações advindas dessas ferramentas afetam os gostos e as preferências das pessoas é fundamental para verificar como o padrão de consumo pode ser moldado. Este trabalho possui o objetivo de demonstrar como os algoritmos digitais possuem a capacidade de influenciar o comportamento humano, e mais especificamente, o padrão de consumo. A pesquisa é teórica e possui natureza qualitativa, utilizando-se de leituras das economias institucional e evolucionária para o embasamento teórico. Para atingir o objetivo proposto, é demonstrado como efeitos específicos impactam as preferências do consumidor. O efeito bolha, que faz o usuário ser exposto a produtos e serviços de acordo com suas preferências, é apresentado por meio da literatura da cultura do algoritmo. Em seguida, é definido o efeito difusão, aquele que faz com que o usuário seja exposto a produtos e serviços com alguma tendência externa aos seus gostos. Ao final do trabalho, é apresentada uma síntese do efeito dos algoritmos digitais sobre o comportamento do consumidor por meio do realismo crítico.Consumption in contemporary society is increasingly based on the use of digital algorithms, exerting influence on the choices of the users. Considering that the consumer is socially formed, studying how the information obtained from softwares with these algorithms affects the preferences of the people, it is essential to verify how the consumption pattern can be shaped. This work aims to demonstrating how digital algorithms have the capacity to influence human behavior, and more specifically, consumption pattern. This research is theoretical and qualitative, using the literature of institutional and evolutionary economics as its theoretical underpinning. To achieve the objective, it is demonstrated specific effects that impacting consumer preferences. The bubble effect, that make the user be exposed to products and services according to her preferences, is presented by the literature of the algorithm culture. Next, it is defined the diffused effect, that make the user be exposed to products and services with some external tendency. At the end of the work, a synthesis of the effect of the digital algorithms on consumer behavior is presented by means of critical realism.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Tatiana Massaroli de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Miranda, André Araújo [UNESP]2021-11-16T17:21:19Z2021-11-16T17:21:19Z2021-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21512233004030080P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:14:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:14:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
Institutional and evolutionary economics: digital algorithms influencing human behavior and consumption pattern.
title Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
spellingShingle Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
Miranda, André Araújo [UNESP]
Economia Institucional
Economia Evolucionária
Preferências do Consumidor
Evolutionary Economics
Institutional Economics
Consumption
title_short Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
title_full Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
title_fullStr Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
title_full_unstemmed Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
title_sort Economias institucional e evolucionária: algoritmos digitais influenciando comportamento e padrão de consumo.
author Miranda, André Araújo [UNESP]
author_facet Miranda, André Araújo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Tatiana Massaroli de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, André Araújo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Economia Institucional
Economia Evolucionária
Preferências do Consumidor
Evolutionary Economics
Institutional Economics
Consumption
topic Economia Institucional
Economia Evolucionária
Preferências do Consumidor
Evolutionary Economics
Institutional Economics
Consumption
description O consumo na sociedade contemporânea está cada vez mais baseado em ferramentas que se utilizam de algoritmos digitais, exercendo influência nas escolhas dos usuários. Considerando que o consumidor é formado socialmente, estudar como as informações advindas dessas ferramentas afetam os gostos e as preferências das pessoas é fundamental para verificar como o padrão de consumo pode ser moldado. Este trabalho possui o objetivo de demonstrar como os algoritmos digitais possuem a capacidade de influenciar o comportamento humano, e mais especificamente, o padrão de consumo. A pesquisa é teórica e possui natureza qualitativa, utilizando-se de leituras das economias institucional e evolucionária para o embasamento teórico. Para atingir o objetivo proposto, é demonstrado como efeitos específicos impactam as preferências do consumidor. O efeito bolha, que faz o usuário ser exposto a produtos e serviços de acordo com suas preferências, é apresentado por meio da literatura da cultura do algoritmo. Em seguida, é definido o efeito difusão, aquele que faz com que o usuário seja exposto a produtos e serviços com alguma tendência externa aos seus gostos. Ao final do trabalho, é apresentada uma síntese do efeito dos algoritmos digitais sobre o comportamento do consumidor por meio do realismo crítico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-16T17:21:19Z
2021-11-16T17:21:19Z
2021-09-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/215122
33004030080P0
url http://hdl.handle.net/11449/215122
identifier_str_mv 33004030080P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649659868020736