A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feres, Glória Georges [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102050
Resumo: Buscou-se identificar origens, evolução, tendências e perspectivas da pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil para contribuir com a visibilidade da sua constituição e instituicionalização enquanto campo científico que apresenta características e cultura própria, além dos seus impactos na produção do conhecimento na área educacional do páís. Por meio de procedimentos metodológicos que envolveram o desenvolvimento de trajetória de pesquisas: bibliográfica, documental, campo e teórica, perseguiu-se esse objetivo, mediante a apropriação de aportes teóricos e, em especial, sob a ótica da teoria de Pierre Bourdieu. Isso permitiu identificar, descrever e conduzir à compreensão de conceitos relacionais presentes e à descrição da existência, constituição e institucionalização da área em foco no Brasil; procedendo-se também à identificação do espectro que a envolve, influenciado por marcos contextual de natureza econômica, social, política e cultural, com destaque à pesquisa, produção intelectual e à comunicação científica. Os resultados obtidos refletem as relações entre a teoria e a prática que se fazem presentes na pós-graduação em foco e que a distinguem como uma área do conhecimento de relevância no contexto brasileiro. Desse modo, pode-se concluir que: tem caráter multidisciplinar e uma historicidade própria no cenári educacional; sua representatividade está fundamentalmente apoiada nos programas de pós-graduação, em suas temáticas de formação de massa crítica e profissional, linhas e grupos de pesquisa e, ainda, na produção científica decorrente. Embora esteja consolidada e institucionalizada perante organismos como a Capes, ainda se ressente da existência de uma cultura da informação e da criação de uma Rede de Informação Especializada para o compartilhamento adequado do conhecimento gerado pelos seus agentes...
id UNSP_35f91bc85e2ef7f9a5ad15e4a76a5462
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102050
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de BourdieuPos-graduaçãoCiências - EnsinoTeoria do campo social - Pierre BourdieuScience educationEducation in BrazilBourdieu's theoryBuscou-se identificar origens, evolução, tendências e perspectivas da pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil para contribuir com a visibilidade da sua constituição e instituicionalização enquanto campo científico que apresenta características e cultura própria, além dos seus impactos na produção do conhecimento na área educacional do páís. Por meio de procedimentos metodológicos que envolveram o desenvolvimento de trajetória de pesquisas: bibliográfica, documental, campo e teórica, perseguiu-se esse objetivo, mediante a apropriação de aportes teóricos e, em especial, sob a ótica da teoria de Pierre Bourdieu. Isso permitiu identificar, descrever e conduzir à compreensão de conceitos relacionais presentes e à descrição da existência, constituição e institucionalização da área em foco no Brasil; procedendo-se também à identificação do espectro que a envolve, influenciado por marcos contextual de natureza econômica, social, política e cultural, com destaque à pesquisa, produção intelectual e à comunicação científica. Os resultados obtidos refletem as relações entre a teoria e a prática que se fazem presentes na pós-graduação em foco e que a distinguem como uma área do conhecimento de relevância no contexto brasileiro. Desse modo, pode-se concluir que: tem caráter multidisciplinar e uma historicidade própria no cenári educacional; sua representatividade está fundamentalmente apoiada nos programas de pós-graduação, em suas temáticas de formação de massa crítica e profissional, linhas e grupos de pesquisa e, ainda, na produção científica decorrente. Embora esteja consolidada e institucionalizada perante organismos como a Capes, ainda se ressente da existência de uma cultura da informação e da criação de uma Rede de Informação Especializada para o compartilhamento adequado do conhecimento gerado pelos seus agentes...This study througt to identify the origins, trends and perspectives of the Science Education area in order to contribute to the visibility of its constitution and institutionalization as a scientific field that presents its own characteristics and culture, besides its impact on the production of knowledge in the educational field in the country. Through methodological procedures involving the development of the trajectory of bibliographic, documental, field and theoretical researches, we have tried to reach this objective, through the appropriation of theoretical subsidies, in particular, under the perspective of the Pierre Bourdieu's theory. This has allowed us to identify, describle and lead to the understanding of present relational concepts and institutionalization of this specific field in Brazil; and also the identification of a spectrum that surrounds this field, influenced by contextual limits of economic, social, political and culture nature, with emphasis on research, intellectual production and the scientific community. The results reflect the relations between theory and practice that are present in the field of Science Education and distinguish it as field of knowledge of great relevance in the Brazilian context. Thereby, we can conclude that: the field of Science Education has a multidisciplinary character and its own historicity in the education scene; its representationis fundamentally supported by graduate programs, in its formation thermes of critical and professional mass, lines and research groups and in the scientific output. Although this field is consolidated before institutionalized organizations such as CAPES, it still needs information culture and the creation of a specialized information network for the sharing of the adequate knowledge created by its agents ... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Feres, Glória Georges [UNESP]2014-06-11T19:31:41Z2014-06-11T19:31:41Z2010-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis337 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfFERES, Glória Georges. A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu. 2010. 337 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/102050000630492feres_gg_dr_bauru.pdf33004056079P04449947783474945Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:10:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102050Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:36:38.087433Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
title A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
spellingShingle A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
Feres, Glória Georges [UNESP]
Pos-graduação
Ciências - Ensino
Teoria do campo social - Pierre Bourdieu
Science education
Education in Brazil
Bourdieu's theory
title_short A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
title_full A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
title_fullStr A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
title_full_unstemmed A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
title_sort A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu
author Feres, Glória Georges [UNESP]
author_facet Feres, Glória Georges [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Feres, Glória Georges [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pos-graduação
Ciências - Ensino
Teoria do campo social - Pierre Bourdieu
Science education
Education in Brazil
Bourdieu's theory
topic Pos-graduação
Ciências - Ensino
Teoria do campo social - Pierre Bourdieu
Science education
Education in Brazil
Bourdieu's theory
description Buscou-se identificar origens, evolução, tendências e perspectivas da pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil para contribuir com a visibilidade da sua constituição e instituicionalização enquanto campo científico que apresenta características e cultura própria, além dos seus impactos na produção do conhecimento na área educacional do páís. Por meio de procedimentos metodológicos que envolveram o desenvolvimento de trajetória de pesquisas: bibliográfica, documental, campo e teórica, perseguiu-se esse objetivo, mediante a apropriação de aportes teóricos e, em especial, sob a ótica da teoria de Pierre Bourdieu. Isso permitiu identificar, descrever e conduzir à compreensão de conceitos relacionais presentes e à descrição da existência, constituição e institucionalização da área em foco no Brasil; procedendo-se também à identificação do espectro que a envolve, influenciado por marcos contextual de natureza econômica, social, política e cultural, com destaque à pesquisa, produção intelectual e à comunicação científica. Os resultados obtidos refletem as relações entre a teoria e a prática que se fazem presentes na pós-graduação em foco e que a distinguem como uma área do conhecimento de relevância no contexto brasileiro. Desse modo, pode-se concluir que: tem caráter multidisciplinar e uma historicidade própria no cenári educacional; sua representatividade está fundamentalmente apoiada nos programas de pós-graduação, em suas temáticas de formação de massa crítica e profissional, linhas e grupos de pesquisa e, ainda, na produção científica decorrente. Embora esteja consolidada e institucionalizada perante organismos como a Capes, ainda se ressente da existência de uma cultura da informação e da criação de uma Rede de Informação Especializada para o compartilhamento adequado do conhecimento gerado pelos seus agentes...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-26
2014-06-11T19:31:41Z
2014-06-11T19:31:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERES, Glória Georges. A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu. 2010. 337 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/102050
000630492
feres_gg_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
identifier_str_mv FERES, Glória Georges. A pós-graduação em Ensino de Ciências no Brasil: uma leitura a partir da teoria de Bourdieu. 2010. 337 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000630492
feres_gg_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
url http://hdl.handle.net/11449/102050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 337 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128677331861504