Biblioteca escolar sul-mato-grossense: cenários e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rodrigo [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181419
Resumo: O desenvolvimento sem precedentes das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, somado a ausência histórica das Bibliotecas escolares no contexto brasileiro, podem ocasionar o desaparecimento desta instituição. O objetivo nucleador da tese constitui-se em verificar a condição da Biblioteca Escolar, em especial no Estado de Mato Grosso do Sul, em relação a Lei 12.244 de 2010, revistando seus pressupostos, estabelecendo relações com a Competência informacional e a Produção de Informação e Conhecimento. Procurou-se, também, verificar o impacto do desenvolvimento e da aplicação na educação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, assim como de empresas que comercializam produtos e serviços na área da educação sustentados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Buscou-se, também, apresentar, a partir da análise teórica da pesquisa, um modelo de Programa de Educação de Interagentes, sustentado pela competência informacional, enquanto recurso pedagógico à Biblioteca Escolar. O percurso metodológico desenvolvido fez com que o pesquisador fosse a campo, conhecer o fenômeno defendido nesta tese, buscando evidências dos pressupostos levantados, para efeitos de coleta de dados e posterior análise. O Estado de Mato Grosso do Sul constituiu-se do universo desta pesquisa, a qual se desenvolveu de forma especial por meio da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS, utilizando-se, também, da Rede Privada de Ensino para coleta dos dados. Após definição do escopo geográfico da pesquisa, definido Mato Grosso do Sul como seu universo, para se chegar aos sujeitos responsáveis pelas escolas da Rede Estadual de Educação, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS e da Rede Privada de Educação em Campo Grande, MS, estabeleceu-se contato junto às secretarias de educação citadas, obtendo os dados e autorização para execução de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares das respectivas Redes, além do encaminhamento de questionário à Rede Privada de Campo Grande, MS. Para análises dos dados utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, considerando-a adequada a proposição da pesquisa e sua aderência aos instrumentos de coleta de dados utilizados, a entrevista semiestruturada e o questionário. Pôde-se perceber a partir das análises dos dados que a Biblioteca Escolar no cenário sul-mato-grossense manifesta o velho discurso brasileiro, descontextualizada da prática docente, sem a devida importância no processo de ensino e aprendizagem, cada vez mais distante da cultura escolar institucionalizada, condição essa potencializada no âmbito das escolas privadas, uma vez que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm assumido o protagonismo no que se refere aos recursos de informação, os quais, sob a perspectiva dos gestores, substituem de maneira adequada e inovadora a Biblioteca Escolar, uma vez que ao se verificar junto aos sujeitos da pesquisa a devida compreensão do papel da Biblioteca Escolar e seus possíveis impactos positivos no cenário educativo, não se pôde perceber uma concepção correta em torno de seu papel, sendo-a, apenas, reconhecida como espaço para leitura, o que segundo resultados da pesquisa, tem contribuído ao seu processo de marginalização, uma vez que os entrevistados atestam que tais ações podem ser realizadas por outros meios e recursos, fomentando, ainda mais, o percurso paulatino de desaparecimento da biblioteca escolar, uma vez que além da não compreensão de seu real papel, ficou evidente que há um absoluto silêncio na classe docente que, de certa forma, sepulta a biblioteca escolar, pois, entende-se que se não há um clamor docente pela biblioteca escolar, ninguém mais poderá clamar por ela.
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Procurou-se, também, verificar o impacto do desenvolvimento e da aplicação na educação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, assim como de empresas que comercializam produtos e serviços na área da educação sustentados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Buscou-se, também, apresentar, a partir da análise teórica da pesquisa, um modelo de Programa de Educação de Interagentes, sustentado pela competência informacional, enquanto recurso pedagógico à Biblioteca Escolar. O percurso metodológico desenvolvido fez com que o pesquisador fosse a campo, conhecer o fenômeno defendido nesta tese, buscando evidências dos pressupostos levantados, para efeitos de coleta de dados e posterior análise. O Estado de Mato Grosso do Sul constituiu-se do universo desta pesquisa, a qual se desenvolveu de forma especial por meio da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS, utilizando-se, também, da Rede Privada de Ensino para coleta dos dados. Após definição do escopo geográfico da pesquisa, definido Mato Grosso do Sul como seu universo, para se chegar aos sujeitos responsáveis pelas escolas da Rede Estadual de Educação, da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS e da Rede Privada de Educação em Campo Grande, MS, estabeleceu-se contato junto às secretarias de educação citadas, obtendo os dados e autorização para execução de entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas Bibliotecas Escolares das respectivas Redes, além do encaminhamento de questionário à Rede Privada de Campo Grande, MS. Para análises dos dados utilizou-se da abordagem quali-quantitativa, considerando-a adequada a proposição da pesquisa e sua aderência aos instrumentos de coleta de dados utilizados, a entrevista semiestruturada e o questionário. Pôde-se perceber a partir das análises dos dados que a Biblioteca Escolar no cenário sul-mato-grossense manifesta o velho discurso brasileiro, descontextualizada da prática docente, sem a devida importância no processo de ensino e aprendizagem, cada vez mais distante da cultura escolar institucionalizada, condição essa potencializada no âmbito das escolas privadas, uma vez que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm assumido o protagonismo no que se refere aos recursos de informação, os quais, sob a perspectiva dos gestores, substituem de maneira adequada e inovadora a Biblioteca Escolar, uma vez que ao se verificar junto aos sujeitos da pesquisa a devida compreensão do papel da Biblioteca Escolar e seus possíveis impactos positivos no cenário educativo, não se pôde perceber uma concepção correta em torno de seu papel, sendo-a, apenas, reconhecida como espaço para leitura, o que segundo resultados da pesquisa, tem contribuído ao seu processo de marginalização, uma vez que os entrevistados atestam que tais ações podem ser realizadas por outros meios e recursos, fomentando, ainda mais, o percurso paulatino de desaparecimento da biblioteca escolar, uma vez que além da não compreensão de seu real papel, ficou evidente que há um absoluto silêncio na classe docente que, de certa forma, sepulta a biblioteca escolar, pois, entende-se que se não há um clamor docente pela biblioteca escolar, ninguém mais poderá clamar por ela.The unprecedented development of Digital Information and Communication Technologies, coupled with the historical absence of school libraries in the Brazilian context, may lead to the disappearance of this institution. The aim of the thesis is to verify the condition of the School Library, especially in the State of Mato Grosso do Sul, in relation to Law 12.244 of 2010, reviewing its assumptions, establishing relations with Information Literacy and Production of Information and Knowledge. It was also sought to verify the impact of the development and application in the education of Digital Technologies of Information and Communication, as well as of companies that commercialize products and services in the area of education supported by the Digital Technologies of Information and Communication. It was also sought to present, based on the theoretical analysis of the research, a model of Interagent Education Program, supported by information literacy, as a pedagogical resource to the School Library. The methodological course developed made the researcher go to the field, to know the phenomenon defended in this thesis, seeking evidence of the assumptions raised, for the purposes of data collection and subsequent analysis. The State of Mato Grosso do Sul formed the universe of this research, which was developed in a special way through the Ministry of Education of the State of Mato Grosso do Sul and the autarchic Secretary of Education of Campo Grande, MS, using , also, of the Private Network of Education for data collection. After defining the geographic scope of the research, defined Mato Grosso do Sul as its universe, to reach the subjects responsible for the schools of the State Education Network, the autarchic Education Network of Campo Grande, MS and the Private Network of Education in Campo Grande , MS, contact was made to the mentioned education secretariats, obtaining the data and authorization to perform semi-structured interviews with those responsible for the School Libraries of the respective Networks, as well as sending a questionnaire to the Private Network of Campo Grande, MS. Data analysis was performed using the qualitative-quantitative approach, considering the research proposal and its adherence to the data collection instruments used, the semi-structured interview and the questionnaire. It was possible to perceive from the analyzes of the data that the School Library in the South-Mato Grosso scenario shows the old Brazilian discourse, decontextualized of the teaching practice, without the due importance in the process of teaching and learning, increasingly distant from the school culture institutionalized, a condition that is enhanced in private schools, since Digital Information and Communication Technologies have assumed the leading role in information resources, which, from the perspective of managers, adequately and innovatively replace School Library, since when the research subjects had a proper understanding of the role of the School Library and its possible positive impacts on the educational scenario, a correct conception about its role could not be perceived, recognized as a space for reading, which according to research results, has contributed to its process of m arginalization, since the interviewees attest that such actions can be carried out by other means and resources, further fomenting the gradual path of disappearance of the school library, since besides the lack of understanding of its real role, it was evident that there is an absolute silence in the teaching class that, in a way, buries the school library, because it is understood that if there is not a teacher clamor for the school library, no one else can claim for it.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Casarin, Helen de Castro Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Rodrigo [UNESP]2019-04-08T14:10:48Z2019-04-08T14:10:48Z2019-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18141900091477833004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:33:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181419Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:33:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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