Fazendo gênero em jornalismo: os projetos editoriais da Folha de S. Paulo em perspectiva dialógica
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/102355 |
Resumo: | Este trabalho investiga, sob a perspectiva dialógica do chamado Círculo de Bakhtin, os projetos editoriais e gráficos do jornal Folha de S. Paulo, produzidos a partir da década de 70. São analisadas suas características como gênero do discurso, composto por enunciados que manifestam valores e gerados por membros da esfera de atividade composta, em sua maioria, por jornalistas. O trabalho coteja os projetos editoriais da Folha com um exemplar de projeto editorial da revista Superinteressante e também os vários projetos da Folha entre si, com o objetivo de captar sua dinamicidade, sua evolução histórica, o amadurecimento de sua conceituação de jornalismo e de sua visão como empresa. A análise mostra que o jornal precisou se modificar para enfrentar a concorrência provocada pelos outros jornais, pela televisão e, em especial, pelo novo tratamento dado à informação após o desenvolvimento da internet e que, nesse percurso de mais de trinta anos de vigência dos projetos editoriais, solidificou sua visão como empresa e sua noção da informação como mercadoria |
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Fazendo gênero em jornalismo: os projetos editoriais da Folha de S. Paulo em perspectiva dialógicaFolha de S. Paulo (Jornal)Análise do discursoDialogismo (Análise literária)Projeto editorialGênero do discursoNewspaper editorialJournalismEste trabalho investiga, sob a perspectiva dialógica do chamado Círculo de Bakhtin, os projetos editoriais e gráficos do jornal Folha de S. Paulo, produzidos a partir da década de 70. São analisadas suas características como gênero do discurso, composto por enunciados que manifestam valores e gerados por membros da esfera de atividade composta, em sua maioria, por jornalistas. O trabalho coteja os projetos editoriais da Folha com um exemplar de projeto editorial da revista Superinteressante e também os vários projetos da Folha entre si, com o objetivo de captar sua dinamicidade, sua evolução histórica, o amadurecimento de sua conceituação de jornalismo e de sua visão como empresa. A análise mostra que o jornal precisou se modificar para enfrentar a concorrência provocada pelos outros jornais, pela televisão e, em especial, pelo novo tratamento dado à informação após o desenvolvimento da internet e que, nesse percurso de mais de trinta anos de vigência dos projetos editoriais, solidificou sua visão como empresa e sua noção da informação como mercadoriaThis study aims to investigate, from the dialogic perspective of Bakhtin's Circle, the editorial and graphic projects of the newspaper Folha de S. Paulo, which were done from the decade of 1970 onwards. Some of the features analyzed here belong to the discourse, taken as a genre, which is composed of utterances that manifest values and are generated by members of the particular sphere of activity mostly made up of journalists. The study compares the editorial projects of Folha with a volume of editorial project of the magazine Superinteressante, as well as Folha's projects with one another, aiming to capture their dynamic nature, their historical evolution, the establishment of their conceptualization of journalism and the position as a company of the that newspaper as manifested in their texts. The analysis shows that the newspaper found it necessary to change in order to face the competition from other newspapers, television and, above all, from the new treatment given to information with the creation of the Internet. It also shows that, in this period of over 30 years of editorial projects, Folha solidified its vision as a company and its notion of information as a commodityCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cristovão, Assunção [UNESP]2014-06-11T19:32:06Z2014-06-11T19:32:06Z2011-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis195 f. : il. color. + anexoapplication/pdfCRISTOVÃO, Assunção. Fazendo gênero em jornalismo: os projetos editoriais da Folha de S. Paulo em perspectiva dialógica. 2011. 195 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102355000680191cristovao_a_dr_arafcl.pdf33004030009P488276984773732120000-0001-7453-1734Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:23:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102355Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:07:09.723291Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Este trabalho investiga, sob a perspectiva dialógica do chamado Círculo de Bakhtin, os projetos editoriais e gráficos do jornal Folha de S. Paulo, produzidos a partir da década de 70. São analisadas suas características como gênero do discurso, composto por enunciados que manifestam valores e gerados por membros da esfera de atividade composta, em sua maioria, por jornalistas. O trabalho coteja os projetos editoriais da Folha com um exemplar de projeto editorial da revista Superinteressante e também os vários projetos da Folha entre si, com o objetivo de captar sua dinamicidade, sua evolução histórica, o amadurecimento de sua conceituação de jornalismo e de sua visão como empresa. A análise mostra que o jornal precisou se modificar para enfrentar a concorrência provocada pelos outros jornais, pela televisão e, em especial, pelo novo tratamento dado à informação após o desenvolvimento da internet e que, nesse percurso de mais de trinta anos de vigência dos projetos editoriais, solidificou sua visão como empresa e sua noção da informação como mercadoria |
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