"Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Vitor Celso
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202500
Resumo: Além dos romances que o tornaram conhecido mundialmente, José Saramago (1922-2010) frequentou vários outros gêneros, inclusive o teatro. No âmbito dramatúrgico, ele escreveu cinco peças: A noite (1979), Que farei com este livro? (1980), A segunda vida de Francisco de Assis (1987), In nomine dei (1993) e Don Giovanni ou o dissoluto absolvido (2005). Analisando-as, nota-se que o tema da “censura” é recorrente em todas elas, apesar de apresentarem tipos diferentes entre si, além da temática indicar relativa aproximação com a vida do próprio escritor, que foi um ateu convicto e um comunista muito engajado. Sendo assim, o “silêncio” colocado em cena, visto em sentido retórico, ganha certa relevância, pois aponta para a opressão imposta por alguns personagens nas tramas teatrais e para as sofridas pelo próprio Saramago. Concomitantemente, a acepção atípica de História defendida pelo dramaturgo ganha destaque, sobretudo para se compreender, com mais minúcias, os contextos históricos desses enredos impregnados de opressão. O objetivo desta pesquisa era colocar em foco os tipos de censura e como os mesmos influenciaram nos textos teatrais de Saramago. Nesse caminho, verificou-se, inclusive, que Saramago utilizou vários procedimentos estéticos dos romances também nas peças, sendo que aqueles contribuíram para a aclimatação temática nelas e, por isso, foi importante comprovar determinadas simetrias dentro desta pesquisa.
id UNSP_3611b26010eca43bea2fd0d8229154d1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202500
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago"Silence" on stage: the place of censorship in José Saramago's dramaturgy and sense of historyJosé Saramagodramaturgiacensurahistóriapeças teatraisliteratura portuguesadramaturgycensorshiphistorytheater playsportuguese literatureAlém dos romances que o tornaram conhecido mundialmente, José Saramago (1922-2010) frequentou vários outros gêneros, inclusive o teatro. No âmbito dramatúrgico, ele escreveu cinco peças: A noite (1979), Que farei com este livro? (1980), A segunda vida de Francisco de Assis (1987), In nomine dei (1993) e Don Giovanni ou o dissoluto absolvido (2005). Analisando-as, nota-se que o tema da “censura” é recorrente em todas elas, apesar de apresentarem tipos diferentes entre si, além da temática indicar relativa aproximação com a vida do próprio escritor, que foi um ateu convicto e um comunista muito engajado. Sendo assim, o “silêncio” colocado em cena, visto em sentido retórico, ganha certa relevância, pois aponta para a opressão imposta por alguns personagens nas tramas teatrais e para as sofridas pelo próprio Saramago. Concomitantemente, a acepção atípica de História defendida pelo dramaturgo ganha destaque, sobretudo para se compreender, com mais minúcias, os contextos históricos desses enredos impregnados de opressão. O objetivo desta pesquisa era colocar em foco os tipos de censura e como os mesmos influenciaram nos textos teatrais de Saramago. Nesse caminho, verificou-se, inclusive, que Saramago utilizou vários procedimentos estéticos dos romances também nas peças, sendo que aqueles contribuíram para a aclimatação temática nelas e, por isso, foi importante comprovar determinadas simetrias dentro desta pesquisa.Besides the novels that made him known worldwide, José Saramago (1922-2010) attended several other works, including theater. In dramaturgy, he wrote five plays: The night (1979), What will I do with this book? (1980), The second life of Francisco de Assis (1987), In nomine dei (1993) and Don Giovanni or the absolved dissolute (2005). By analyzing them, we notice that “censorship” is a recurrent subject in all of them, despite of the differences between each other. Moreover, the set of themes is relatively close to the life of the own writer, who was a convicted atheist and a very engaged communist. Therefore, the “silence” placed on stage, seen as rhetoric, is somehow relevant because it points to the oppression imposed by some characters in the theater plots and to the ones suffered by Saramago himself. Concurrently, the atypical sense of History defended by the playwright becomes prominent, mainly to understand, with more details, the historic contexts of those plots impregnated with oppression. The objective of this research was to focus the kinds of censorship and the way they influenced his theater texts. In this sense, we also verified that Saramago used several esthetic proceedings of novels in his plays too, which contributed to their thematic adjustment and that’s why it was important to prove certain symmetries in this research.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Francisco Cláudio Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salvador, Vitor Celso2021-01-25T19:36:07Z2021-01-25T19:36:07Z2021-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20250033004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202500Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:31:08.044921Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
"Silence" on stage: the place of censorship in José Saramago's dramaturgy and sense of history
title "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
spellingShingle "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
Salvador, Vitor Celso
José Saramago
dramaturgia
censura
história
peças teatrais
literatura portuguesa
dramaturgy
censorship
history
theater plays
portuguese literature
title_short "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
title_full "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
title_fullStr "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
title_full_unstemmed "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
title_sort "Silêncio" em cena: o lugar da censura na dramaturgia e na acepção de história de José Saramago
author Salvador, Vitor Celso
author_facet Salvador, Vitor Celso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Francisco Cláudio Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Salvador, Vitor Celso
dc.subject.por.fl_str_mv José Saramago
dramaturgia
censura
história
peças teatrais
literatura portuguesa
dramaturgy
censorship
history
theater plays
portuguese literature
topic José Saramago
dramaturgia
censura
história
peças teatrais
literatura portuguesa
dramaturgy
censorship
history
theater plays
portuguese literature
description Além dos romances que o tornaram conhecido mundialmente, José Saramago (1922-2010) frequentou vários outros gêneros, inclusive o teatro. No âmbito dramatúrgico, ele escreveu cinco peças: A noite (1979), Que farei com este livro? (1980), A segunda vida de Francisco de Assis (1987), In nomine dei (1993) e Don Giovanni ou o dissoluto absolvido (2005). Analisando-as, nota-se que o tema da “censura” é recorrente em todas elas, apesar de apresentarem tipos diferentes entre si, além da temática indicar relativa aproximação com a vida do próprio escritor, que foi um ateu convicto e um comunista muito engajado. Sendo assim, o “silêncio” colocado em cena, visto em sentido retórico, ganha certa relevância, pois aponta para a opressão imposta por alguns personagens nas tramas teatrais e para as sofridas pelo próprio Saramago. Concomitantemente, a acepção atípica de História defendida pelo dramaturgo ganha destaque, sobretudo para se compreender, com mais minúcias, os contextos históricos desses enredos impregnados de opressão. O objetivo desta pesquisa era colocar em foco os tipos de censura e como os mesmos influenciaram nos textos teatrais de Saramago. Nesse caminho, verificou-se, inclusive, que Saramago utilizou vários procedimentos estéticos dos romances também nas peças, sendo que aqueles contribuíram para a aclimatação temática nelas e, por isso, foi importante comprovar determinadas simetrias dentro desta pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-25T19:36:07Z
2021-01-25T19:36:07Z
2021-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202500
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/202500
identifier_str_mv 33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128940490883072