O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/4779
http://hdl.handle.net/11449/114813
Resumo: This article aims to discuss the school education and other forms of education at Recovered Factories (RFs) in Latin America, especially in Brazil and Argentina. To achieve our goal, we made a brief assessment of the current historical moment, and then we try to differentiate the anti-capital struggles from the punctual struggles. In the third and fourth sections, we observed RF’s positive aspects (Associated Labor as an educational principle) and the negative ones: the cooptation by the State or the degeneration at the capitalist market. The projects of professional education in RFs, the demands of school contents and form flagged by FRs were exposed in the fifth section.
id UNSP_363d09f4e9aab8dc2d86a47d04d8f391
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114813
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinasThe associated labor as an educational principle and schooleducation: notes about brazilians and argentineans recovered factoriesThis article aims to discuss the school education and other forms of education at Recovered Factories (RFs) in Latin America, especially in Brazil and Argentina. To achieve our goal, we made a brief assessment of the current historical moment, and then we try to differentiate the anti-capital struggles from the punctual struggles. In the third and fourth sections, we observed RF’s positive aspects (Associated Labor as an educational principle) and the negative ones: the cooptation by the State or the degeneration at the capitalist market. The projects of professional education in RFs, the demands of school contents and form flagged by FRs were exposed in the fifth section.Este artigo pretende abordar a educação escolar e não escolar nas fábricas recuperadas latino-americanas, especialmente no Brasil e Argentina. Para atingir nosso objetivo, fizemos um breve balanço do momento histórico atual, para depois tentar diferenciar as lutas anti-capital das lutas pontuais. Na terceira seção, fizemos um breve retrospecto da primeira fase das lutas das Fábricas Recuperadas (FRs), caracterizada por extrema criatividade, embriões de desalienação do trabalho e resgate dos princípios autogestionários (trabalho associado como princípio educativo). A quarta seção aborda a segunda fase das FRs: a acomodação das fábricas na ordem do capital, a cooptação pelo Estado ou a degeneração das mesmas no mercado capitalista. Os projetos de educação profissional nas FRs, as demandas de conteúdo e forma escolar sinalizados pelas FRs foram expostos na quinta seção. Encerramos o artigo com algumas considerações finais.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzy Filho 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzy Filho 737, Mirante, CEP 17525000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Novaes, Henrique Tahan [UNESP]2015-02-24T13:57:30Z2015-02-24T13:57:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article70-88application/pdfhttp://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/4779Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 54, p. 70-88, 2013.1676-2584http://hdl.handle.net/11449/114813ISSN16762584-2013-13-54-70-88.pdf5282506732444510Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista HISTEDBR On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-12T18:58:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
The associated labor as an educational principle and schooleducation: notes about brazilians and argentineans recovered factories
title O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
spellingShingle O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
title_short O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
title_full O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
title_fullStr O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
title_full_unstemmed O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
title_sort O trabalho associado como princípio educativo e a educação escolar: notas a partir das fábricas recuperadas brasileiras e argentinas
author Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
author_facet Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes, Henrique Tahan [UNESP]
description This article aims to discuss the school education and other forms of education at Recovered Factories (RFs) in Latin America, especially in Brazil and Argentina. To achieve our goal, we made a brief assessment of the current historical moment, and then we try to differentiate the anti-capital struggles from the punctual struggles. In the third and fourth sections, we observed RF’s positive aspects (Associated Labor as an educational principle) and the negative ones: the cooptation by the State or the degeneration at the capitalist market. The projects of professional education in RFs, the demands of school contents and form flagged by FRs were exposed in the fifth section.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-02-24T13:57:30Z
2015-02-24T13:57:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/4779
Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 54, p. 70-88, 2013.
1676-2584
http://hdl.handle.net/11449/114813
ISSN16762584-2013-13-54-70-88.pdf
5282506732444510
url http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/view/4779
http://hdl.handle.net/11449/114813
identifier_str_mv Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 54, p. 70-88, 2013.
1676-2584
ISSN16762584-2013-13-54-70-88.pdf
5282506732444510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista HISTEDBR On-line
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70-88
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128213208006656