Da legitimidade de textos poéticos musicados como fonte para o estudo da prosódia de tempos passados do português: O exemplo das cantigas medievais galego-portuguesas
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/0102-445023096857107343 http://hdl.handle.net/11449/114202 |
Resumo: | This work shows how information about phonological phenomena such as syllable boundaries, diphthongization, vocalic elision and primary and secondary stress positioning can be extracted from the relation between poetic and phonetic syllables, taking as an example the music and the lyrics of one Martim Codax' cantiga de amigo. |
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Da legitimidade de textos poéticos musicados como fonte para o estudo da prosódia de tempos passados do português: O exemplo das cantigas medievais galego-portuguesasOn the legitimacy of musical poetic texts as source for the study of the prosody of Portuguese ancient times: An example from medieval Galician-Portuguese cantigasritmo poéticoritmo linguísticoritmo musicalfonologiapoetic rhythmlinguistic rhythmmusical rhythmphonologyThis work shows how information about phonological phenomena such as syllable boundaries, diphthongization, vocalic elision and primary and secondary stress positioning can be extracted from the relation between poetic and phonetic syllables, taking as an example the music and the lyrics of one Martim Codax' cantiga de amigo.Este trabalho mostra como se podem extrair informações acerca de fenômenos fonológicos como silabação, ditongação, elisão vocálica e posição dos acentos primário e secundário, a partir da relação entre sílabas poéticas e sílabas fonéticas, tomando como exemplo uma cantiga de amigo de Martim Codax, tomada a partir da letra e da música registradas no Pergaminho Vindel.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)UNESPUNESPPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Massini-Cagliari, Gladis [UNESP]2015-02-02T12:39:20Z2015-02-02T12:39:20Z2014-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article289-308application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-445023096857107343DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, v. 30, n. 2, p. 289-308, 2014.0102-4450http://hdl.handle.net/11449/11420210.1590/0102-445023096857107343S0102-44502014000200289S0102-44502014000200289.pdf06920549223960980000-0002-4050-7645SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporDELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada0,133info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T13:38:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114202Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:19:38.502248Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Da legitimidade de textos poéticos musicados como fonte para o estudo da prosódia de tempos passados do português: O exemplo das cantigas medievais galego-portuguesas On the legitimacy of musical poetic texts as source for the study of the prosody of Portuguese ancient times: An example from medieval Galician-Portuguese cantigas |
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