Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Kelly Cristine [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Agda Eunice de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141802
Resumo: Neste trabalho é apresentado um material didático alternativo para exposição e exploração dos temas Geocentrismo e Heliocentrismo. A elaboração deste material visa subsidiar o referido tema abordado nos Cadernos do Professor oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O material didático proposto oferece uma forma prática, ilustrativa e curiosa de abordagem teórica, que reúne as principais competências e habilidades priorizadas pelo novo currículo do Estado. O material didático, intitulado “Sistema Planetário” foi utilizado em três séries de uma escola da rede estadual. Uma análise da metodologia aplicada e estética deste material foi realizada junto aos alunos de cada série e os resultados mostraram a viabilidade de sua utilização como material alternativo ou de apoio ao professor para sua prática educativa.
id UNSP_368c345e3978c5a76da453cbc8a7bce2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141802
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teóricaNeste trabalho é apresentado um material didático alternativo para exposição e exploração dos temas Geocentrismo e Heliocentrismo. A elaboração deste material visa subsidiar o referido tema abordado nos Cadernos do Professor oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O material didático proposto oferece uma forma prática, ilustrativa e curiosa de abordagem teórica, que reúne as principais competências e habilidades priorizadas pelo novo currículo do Estado. O material didático, intitulado “Sistema Planetário” foi utilizado em três séries de uma escola da rede estadual. Uma análise da metodologia aplicada e estética deste material foi realizada junto aos alunos de cada série e os resultados mostraram a viabilidade de sua utilização como material alternativo ou de apoio ao professor para sua prática educativa.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Kelly Cristine [UNESP]Souza, Agda Eunice de [UNESP]2016-07-19T13:00:32Z2016-07-19T13:00:32Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10577-10588application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10577-105882357-7819http://hdl.handle.net/11449/141802ISSN2357-7819-2014-10577-10588.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141802Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:39.052497Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
title Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
spellingShingle Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
Nunes, Kelly Cristine [UNESP]
title_short Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
title_full Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
title_fullStr Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
title_full_unstemmed Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
title_sort Geocentrismo e heliocentrismo no ensino médio: uso de um material didático alternativo para a abordagem teórica
author Nunes, Kelly Cristine [UNESP]
author_facet Nunes, Kelly Cristine [UNESP]
Souza, Agda Eunice de [UNESP]
author_role author
author2 Souza, Agda Eunice de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Kelly Cristine [UNESP]
Souza, Agda Eunice de [UNESP]
description Neste trabalho é apresentado um material didático alternativo para exposição e exploração dos temas Geocentrismo e Heliocentrismo. A elaboração deste material visa subsidiar o referido tema abordado nos Cadernos do Professor oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O material didático proposto oferece uma forma prática, ilustrativa e curiosa de abordagem teórica, que reúne as principais competências e habilidades priorizadas pelo novo currículo do Estado. O material didático, intitulado “Sistema Planetário” foi utilizado em três séries de uma escola da rede estadual. Uma análise da metodologia aplicada e estética deste material foi realizada junto aos alunos de cada série e os resultados mostraram a viabilidade de sua utilização como material alternativo ou de apoio ao professor para sua prática educativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:32Z
2016-07-19T13:00:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10577-10588
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141802
ISSN2357-7819-2014-10577-10588.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141802
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10577-10588
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-10577-10588.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10577-10588
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129380254220288