Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos de Oliveira e [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121240
Resumo: The objective of this study is to adress the action possibilities of the Public Relations professional in management of communication between the virtual services companies and their customers – the cybernauts. For this purpose, a bibliographical research was made about the cyberspace, Internet environment, as well as the cyberculture and the on-line consumer public. It was also studied the possible areas of Public Relations's action, their work tools and means of communication with the customer, in order to verify the specificities of communication mediated by new technologies. Based on these concepts, it was possible to propose an action of this professional in the organizations called dotcom, in order to contribute to the management of the communication flow between companies and this “invisible” public, which relates virtually to the organization, establishing different modes of interaction in relation to tradicional customers, requiring different strategies of relashionsip
id UNSP_369aaea5d7da2b86669ad3bea199f117
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121240
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernautaRelações publicasComunicaçãoInternetCiberculturaThe objective of this study is to adress the action possibilities of the Public Relations professional in management of communication between the virtual services companies and their customers – the cybernauts. For this purpose, a bibliographical research was made about the cyberspace, Internet environment, as well as the cyberculture and the on-line consumer public. It was also studied the possible areas of Public Relations's action, their work tools and means of communication with the customer, in order to verify the specificities of communication mediated by new technologies. Based on these concepts, it was possible to propose an action of this professional in the organizations called dotcom, in order to contribute to the management of the communication flow between companies and this “invisible” public, which relates virtually to the organization, establishing different modes of interaction in relation to tradicional customers, requiring different strategies of relashionsipO objetivo do presente trabalho é abordar as possibilidades de atuação do profissional de Relações Públicas na gestão da comunicação entre as empresas de serviços virtuais e seus clientes – os cibernautas. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o ciberespaço, ambiente da internet, bem como a cibercultura e o perfil do público consumidor on-line. Também foram estudadas as possíveis áreas de atuação do Relações Públicas, suas ferramentas de trabalho e formas de comunicação com o cliente, de forma a verificar as especificidades da comunicação mediada pelas novas tecnologias digitais. A partir dessas conceituações, foi possível realizar uma proposição de atuação desse profissional no âmbito das organizações denominadas pontocom, de forma a contribuir para a gestão do fluxo comunicacional entre as empresas e esse público “invísivel”, o qual se relaciona virtualmente com a organização, estabelecendo formas de interação diferenciadas em relação aos consumidores tradicionais, exigindo portanto estratégias diferentes de relacionamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nicola, Ricardo Luís [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Marcos de Oliveira e [UNESP]2015-03-23T15:28:58Z2015-03-23T15:28:58Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Marcos de Oliveira e. Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.http://hdl.handle.net/11449/121240000682104silva_mo_tcc_bauru.pdf26487498989709480000-0003-2081-5621Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T19:14:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121240Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:29.860299Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
title Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
spellingShingle Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
Silva, Marcos de Oliveira e [UNESP]
Relações publicas
Comunicação
Internet
Cibercultura
title_short Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
title_full Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
title_fullStr Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
title_full_unstemmed Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
title_sort Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta
author Silva, Marcos de Oliveira e [UNESP]
author_facet Silva, Marcos de Oliveira e [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicola, Ricardo Luís [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcos de Oliveira e [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Relações publicas
Comunicação
Internet
Cibercultura
topic Relações publicas
Comunicação
Internet
Cibercultura
description The objective of this study is to adress the action possibilities of the Public Relations professional in management of communication between the virtual services companies and their customers – the cybernauts. For this purpose, a bibliographical research was made about the cyberspace, Internet environment, as well as the cyberculture and the on-line consumer public. It was also studied the possible areas of Public Relations's action, their work tools and means of communication with the customer, in order to verify the specificities of communication mediated by new technologies. Based on these concepts, it was possible to propose an action of this professional in the organizations called dotcom, in order to contribute to the management of the communication flow between companies and this “invisible” public, which relates virtually to the organization, establishing different modes of interaction in relation to tradicional customers, requiring different strategies of relashionsip
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-03-23T15:28:58Z
2015-03-23T15:28:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Marcos de Oliveira e. Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/121240
000682104
silva_mo_tcc_bauru.pdf
2648749898970948
0000-0003-2081-5621
identifier_str_mv SILVA, Marcos de Oliveira e. Relações públicas e serviços virtuais: a comunicação entre as corporações da internet e o cibernauta. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
000682104
silva_mo_tcc_bauru.pdf
2648749898970948
0000-0003-2081-5621
url http://hdl.handle.net/11449/121240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128524327845888