Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141646 |
Resumo: | Neste trabalho temos por objetivo contribuir para ressignificar a prática do professor do Ensino Superior, prioritariamente aquele que leciona em curso de Licenciatura. Para tanto, relatamos uma experiência de integração de uma ferramenta da Web 2.0 a uma disciplina de Física, ministrada no primeiro semestre de 2013, aos alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista, no período noturno. A esses alunos foi proposto tornarem-se co-autores de um blog criado para a disciplina, construindo-o de modo coletivo, a partir das seguintes postagens: planejamento de uma aula com tecnologia; comentário de uma das aulas postadas pela turma; debate sobre o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. Em decorrência de uma alteração no calendário escolar, estas postagens ainda não foram publicadas, por isso não dispomos de resultados sobre as mesmas até o momento. O foco deste relato está na iniciativa do professor da disciplina, que lecionando há mais de vinte anos, aceita o desafio de introduzir um elemento novo em sua prática, encarando dificuldades como falta de infraestrutura. Bacharel em Física, coordena projetos que visam à integração de tecnologias ao ensino público, tem experiência com experimentos virtuais e domínio sobre as ferramentas do blog. Este conhecimento tácito que o constitui profissionalmente parece estar na base de sua iniciativa. Ao focalizar a prática na perspectiva da inovação, discutimos a formação do professor desse nível de ensino em alguns pontos, com o respaldo de estudos sobre docência universitária e tecnologia como ferramenta mediadora, entre outros. |
id |
UNSP_36d346db143320144d3be170bcebb2a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141646 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino SuperiorFísica para licenciatura em MatemáticaDocência no Ensino SuperiorNovas tecnologiasNeste trabalho temos por objetivo contribuir para ressignificar a prática do professor do Ensino Superior, prioritariamente aquele que leciona em curso de Licenciatura. Para tanto, relatamos uma experiência de integração de uma ferramenta da Web 2.0 a uma disciplina de Física, ministrada no primeiro semestre de 2013, aos alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista, no período noturno. A esses alunos foi proposto tornarem-se co-autores de um blog criado para a disciplina, construindo-o de modo coletivo, a partir das seguintes postagens: planejamento de uma aula com tecnologia; comentário de uma das aulas postadas pela turma; debate sobre o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. Em decorrência de uma alteração no calendário escolar, estas postagens ainda não foram publicadas, por isso não dispomos de resultados sobre as mesmas até o momento. O foco deste relato está na iniciativa do professor da disciplina, que lecionando há mais de vinte anos, aceita o desafio de introduzir um elemento novo em sua prática, encarando dificuldades como falta de infraestrutura. Bacharel em Física, coordena projetos que visam à integração de tecnologias ao ensino público, tem experiência com experimentos virtuais e domínio sobre as ferramentas do blog. Este conhecimento tácito que o constitui profissionalmente parece estar na base de sua iniciativa. Ao focalizar a prática na perspectiva da inovação, discutimos a formação do professor desse nível de ensino em alguns pontos, com o respaldo de estudos sobre docência universitária e tecnologia como ferramenta mediadora, entre outros.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]2016-07-19T12:59:52Z2016-07-19T12:59:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9555-9567application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9555-95672357-7819http://hdl.handle.net/11449/141646ISSN2357-7819-2014-9555-9567.pdf0024678785300440porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:09:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:01:31.319977Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior |
title |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior |
spellingShingle |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] Física para licenciatura em Matemática Docência no Ensino Superior Novas tecnologias |
title_short |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior |
title_full |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior |
title_fullStr |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior |
title_sort |
Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior |
author |
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] Feitosa, Eloi da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Eloi da Silva [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP] Feitosa, Eloi da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física para licenciatura em Matemática Docência no Ensino Superior Novas tecnologias |
topic |
Física para licenciatura em Matemática Docência no Ensino Superior Novas tecnologias |
description |
Neste trabalho temos por objetivo contribuir para ressignificar a prática do professor do Ensino Superior, prioritariamente aquele que leciona em curso de Licenciatura. Para tanto, relatamos uma experiência de integração de uma ferramenta da Web 2.0 a uma disciplina de Física, ministrada no primeiro semestre de 2013, aos alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista, no período noturno. A esses alunos foi proposto tornarem-se co-autores de um blog criado para a disciplina, construindo-o de modo coletivo, a partir das seguintes postagens: planejamento de uma aula com tecnologia; comentário de uma das aulas postadas pela turma; debate sobre o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. Em decorrência de uma alteração no calendário escolar, estas postagens ainda não foram publicadas, por isso não dispomos de resultados sobre as mesmas até o momento. O foco deste relato está na iniciativa do professor da disciplina, que lecionando há mais de vinte anos, aceita o desafio de introduzir um elemento novo em sua prática, encarando dificuldades como falta de infraestrutura. Bacharel em Física, coordena projetos que visam à integração de tecnologias ao ensino público, tem experiência com experimentos virtuais e domínio sobre as ferramentas do blog. Este conhecimento tácito que o constitui profissionalmente parece estar na base de sua iniciativa. Ao focalizar a prática na perspectiva da inovação, discutimos a formação do professor desse nível de ensino em alguns pontos, com o respaldo de estudos sobre docência universitária e tecnologia como ferramenta mediadora, entre outros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:52Z 2016-07-19T12:59:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9555-9567 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141646 ISSN2357-7819-2014-9555-9567.pdf 0024678785300440 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141646 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9555-9567 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9555-9567.pdf 0024678785300440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9555-9567 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128306011176960 |