Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141646
Resumo: Neste trabalho temos por objetivo contribuir para ressignificar a prática do professor do Ensino Superior, prioritariamente aquele que leciona em curso de Licenciatura. Para tanto, relatamos uma experiência de integração de uma ferramenta da Web 2.0 a uma disciplina de Física, ministrada no primeiro semestre de 2013, aos alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista, no período noturno. A esses alunos foi proposto tornarem-se co-autores de um blog criado para a disciplina, construindo-o de modo coletivo, a partir das seguintes postagens: planejamento de uma aula com tecnologia; comentário de uma das aulas postadas pela turma; debate sobre o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. Em decorrência de uma alteração no calendário escolar, estas postagens ainda não foram publicadas, por isso não dispomos de resultados sobre as mesmas até o momento. O foco deste relato está na iniciativa do professor da disciplina, que lecionando há mais de vinte anos, aceita o desafio de introduzir um elemento novo em sua prática, encarando dificuldades como falta de infraestrutura. Bacharel em Física, coordena projetos que visam à integração de tecnologias ao ensino público, tem experiência com experimentos virtuais e domínio sobre as ferramentas do blog. Este conhecimento tácito que o constitui profissionalmente parece estar na base de sua iniciativa. Ao focalizar a prática na perspectiva da inovação, discutimos a formação do professor desse nível de ensino em alguns pontos, com o respaldo de estudos sobre docência universitária e tecnologia como ferramenta mediadora, entre outros.
id UNSP_36d346db143320144d3be170bcebb2a2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141646
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino SuperiorFísica para licenciatura em MatemáticaDocência no Ensino SuperiorNovas tecnologiasNeste trabalho temos por objetivo contribuir para ressignificar a prática do professor do Ensino Superior, prioritariamente aquele que leciona em curso de Licenciatura. Para tanto, relatamos uma experiência de integração de uma ferramenta da Web 2.0 a uma disciplina de Física, ministrada no primeiro semestre de 2013, aos alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista, no período noturno. A esses alunos foi proposto tornarem-se co-autores de um blog criado para a disciplina, construindo-o de modo coletivo, a partir das seguintes postagens: planejamento de uma aula com tecnologia; comentário de uma das aulas postadas pela turma; debate sobre o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. Em decorrência de uma alteração no calendário escolar, estas postagens ainda não foram publicadas, por isso não dispomos de resultados sobre as mesmas até o momento. O foco deste relato está na iniciativa do professor da disciplina, que lecionando há mais de vinte anos, aceita o desafio de introduzir um elemento novo em sua prática, encarando dificuldades como falta de infraestrutura. Bacharel em Física, coordena projetos que visam à integração de tecnologias ao ensino público, tem experiência com experimentos virtuais e domínio sobre as ferramentas do blog. Este conhecimento tácito que o constitui profissionalmente parece estar na base de sua iniciativa. Ao focalizar a prática na perspectiva da inovação, discutimos a formação do professor desse nível de ensino em alguns pontos, com o respaldo de estudos sobre docência universitária e tecnologia como ferramenta mediadora, entre outros.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio PretoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]2016-07-19T12:59:52Z2016-07-19T12:59:52Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9555-9567application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9555-95672357-7819http://hdl.handle.net/11449/141646ISSN2357-7819-2014-9555-9567.pdf0024678785300440porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:09:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141646Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:01:31.319977Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
title Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
spellingShingle Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
Física para licenciatura em Matemática
Docência no Ensino Superior
Novas tecnologias
title_short Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
title_full Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
title_fullStr Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
title_full_unstemmed Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
title_sort Integração de ferramenta da web 2.0 às aulas de um curso de licenciatura em matemática: uma iniciativa de inovação no Ensino Superior
author Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
author_facet Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rosemara Perpétua [UNESP]
Feitosa, Eloi da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física para licenciatura em Matemática
Docência no Ensino Superior
Novas tecnologias
topic Física para licenciatura em Matemática
Docência no Ensino Superior
Novas tecnologias
description Neste trabalho temos por objetivo contribuir para ressignificar a prática do professor do Ensino Superior, prioritariamente aquele que leciona em curso de Licenciatura. Para tanto, relatamos uma experiência de integração de uma ferramenta da Web 2.0 a uma disciplina de Física, ministrada no primeiro semestre de 2013, aos alunos do último ano de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista, no período noturno. A esses alunos foi proposto tornarem-se co-autores de um blog criado para a disciplina, construindo-o de modo coletivo, a partir das seguintes postagens: planejamento de uma aula com tecnologia; comentário de uma das aulas postadas pela turma; debate sobre o tema “Por que integrar tecnologias às aulas de Física da escola básica?”. Em decorrência de uma alteração no calendário escolar, estas postagens ainda não foram publicadas, por isso não dispomos de resultados sobre as mesmas até o momento. O foco deste relato está na iniciativa do professor da disciplina, que lecionando há mais de vinte anos, aceita o desafio de introduzir um elemento novo em sua prática, encarando dificuldades como falta de infraestrutura. Bacharel em Física, coordena projetos que visam à integração de tecnologias ao ensino público, tem experiência com experimentos virtuais e domínio sobre as ferramentas do blog. Este conhecimento tácito que o constitui profissionalmente parece estar na base de sua iniciativa. Ao focalizar a prática na perspectiva da inovação, discutimos a formação do professor desse nível de ensino em alguns pontos, com o respaldo de estudos sobre docência universitária e tecnologia como ferramenta mediadora, entre outros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:52Z
2016-07-19T12:59:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9555-9567
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141646
ISSN2357-7819-2014-9555-9567.pdf
0024678785300440
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141646
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9555-9567
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9555-9567.pdf
0024678785300440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9555-9567
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128306011176960