Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gizelle Regina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Caramaschi, Sandro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000200010
http://hdl.handle.net/11449/30215
Resumo: Participaram do estudo 180 adolescentes (90M e 90F) com idades variando entre 15 e 17 anos, alunos do ensino médio, pertencentes a diferentes classes sociais. Foram comparados gêneros e classes sócio-econômicas a respeito dos valores de beleza e de inteligência que adolescentes atribuem a si próprios e, numa situação hipotética e de forma mutuamente exclusiva, qual desses atributos foram mais valorizados para si mesmos e para possíveis parceiros. Os resultados mostraram que os rapazes de classe alta atribuíram-se maiores notas de inteligência. Adolescentes de ambos sexos pertencentes à classe baixa gostariam de possuir um maior nível de inteligência em detrimento da beleza, enquanto que adolescentes de classe alta preferem o equilíbrio entre beleza e inteligência. As moças valorizam mais a inteligência em seus parceiros que os rapazes, os quais valorizam mais a beleza em suas parceiras.
id UNSP_36f877775388c57b8b0288981c3fa24a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30215
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociaisValorización de belleza e inteligencia por adolescentes de diversas clases socialesAdolescents of different social classes giving value of beauty and intelligencebelezainteligênciaauto-imagembellezainteligenciaauto-imagenBeautyintelligenceself imageParticiparam do estudo 180 adolescentes (90M e 90F) com idades variando entre 15 e 17 anos, alunos do ensino médio, pertencentes a diferentes classes sociais. Foram comparados gêneros e classes sócio-econômicas a respeito dos valores de beleza e de inteligência que adolescentes atribuem a si próprios e, numa situação hipotética e de forma mutuamente exclusiva, qual desses atributos foram mais valorizados para si mesmos e para possíveis parceiros. Os resultados mostraram que os rapazes de classe alta atribuíram-se maiores notas de inteligência. Adolescentes de ambos sexos pertencentes à classe baixa gostariam de possuir um maior nível de inteligência em detrimento da beleza, enquanto que adolescentes de classe alta preferem o equilíbrio entre beleza e inteligência. As moças valorizam mais a inteligência em seus parceiros que os rapazes, os quais valorizam mais a beleza em suas parceiras.Participaran del estudio 180 jóvenes (90 varones y 90 mujeres) con edades entre 15 y 17 años, alumnos de la educación secundaria, pertenecientes a diversas clases sociales. Fueron comparados géneros de clases socio-económicas respecto a valores de belleza y de inteligencia que los jóvenes se atribuyen a sí mismos y, en una situación hipotética y de forma mutuamente exclusiva, cuál de estas cualidades fueron más valorizadas por sí mismos y por posibles compañeros. Los resultados mostraron que los jóvenes de clase alta se atribuyen mayores notas a la inteligencia; a adolescente de ambos sexos, pertenecientes a la clase baja les gustaría tener un nivel mayor de inteligencia en detrimento de la belleza, mientras que los adolescentes de clases altas prefieren el equilibrio entre belleza e inteligencia. Las mujeres jóvenes valorizan más la inteligencia de sus compañeros que los varones, los cuales valorizan más la belleza en sus compañeras.The study sample comprised 180 adolescents aged 15 to 17 years, being 90 males and 90 females, attending high school and with different socioeconomic backgrounds. Genders and socioeconomic backgrounds were compared as to the values of beauty and intelligence assigned by adolescents to themselves. In a hypothetical and mutually exclusive manner, these characteristics were assessed to check which were the most valued for themselves and possible partners. The results demonstrated that boys with high socioeconomic background assigned higher intelligence scores for themselves. Adolescents of both genders from low socioeconomic background would like to have a higher level of intelligence instead of beauty, whereas adolescents from high socioeconomic background prefer a balance between beauty and intelligence. The girls assigned more value to intelligence in their partners than the boys, which assigned more value to beauty in their partners.Universidade Estadual Paulista Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Gizelle ReginaCaramaschi, Sandro [UNESP]2014-05-20T15:16:52Z2014-05-20T15:16:52Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article295-303application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000200010Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 2, p. 295-303, 2007.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/3021510.1590/S1413-73722007000200010S1413-73722007000200010S1413-73722007000200010.pdf4257800787252890SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30215Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:10:05.972882Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
Valorización de belleza e inteligencia por adolescentes de diversas clases sociales
Adolescents of different social classes giving value of beauty and intelligence
title Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
spellingShingle Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
Gomes, Gizelle Regina
beleza
inteligência
auto-imagem
belleza
inteligencia
auto-imagen
Beauty
intelligence
self image
title_short Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
title_full Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
title_fullStr Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
title_full_unstemmed Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
title_sort Valorização de beleza e inteligência por adolescentes de diferentes classes sociais
author Gomes, Gizelle Regina
author_facet Gomes, Gizelle Regina
Caramaschi, Sandro [UNESP]
author_role author
author2 Caramaschi, Sandro [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gizelle Regina
Caramaschi, Sandro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv beleza
inteligência
auto-imagem
belleza
inteligencia
auto-imagen
Beauty
intelligence
self image
topic beleza
inteligência
auto-imagem
belleza
inteligencia
auto-imagen
Beauty
intelligence
self image
description Participaram do estudo 180 adolescentes (90M e 90F) com idades variando entre 15 e 17 anos, alunos do ensino médio, pertencentes a diferentes classes sociais. Foram comparados gêneros e classes sócio-econômicas a respeito dos valores de beleza e de inteligência que adolescentes atribuem a si próprios e, numa situação hipotética e de forma mutuamente exclusiva, qual desses atributos foram mais valorizados para si mesmos e para possíveis parceiros. Os resultados mostraram que os rapazes de classe alta atribuíram-se maiores notas de inteligência. Adolescentes de ambos sexos pertencentes à classe baixa gostariam de possuir um maior nível de inteligência em detrimento da beleza, enquanto que adolescentes de classe alta preferem o equilíbrio entre beleza e inteligência. As moças valorizam mais a inteligência em seus parceiros que os rapazes, os quais valorizam mais a beleza em suas parceiras.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
2014-05-20T15:16:52Z
2014-05-20T15:16:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000200010
Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 2, p. 295-303, 2007.
1413-7372
http://hdl.handle.net/11449/30215
10.1590/S1413-73722007000200010
S1413-73722007000200010
S1413-73722007000200010.pdf
4257800787252890
url http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722007000200010
http://hdl.handle.net/11449/30215
identifier_str_mv Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 12, n. 2, p. 295-303, 2007.
1413-7372
10.1590/S1413-73722007000200010
S1413-73722007000200010
S1413-73722007000200010.pdf
4257800787252890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia em Estudo
0,229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 295-303
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129292746358784