O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/89545 |
Resumo: | A pesquisa tem como desafio a avaliação, interpretação e proposição de ações destinadas à formação dos educadores, agentes fundamentais no processo educativo escolar, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo nos programas educativos da Televisão Digital (TVD) um recurso voltado à instrumentalização ou à apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários à análise, interpretação e atuação dos docentes e discentes frente aos problemas e desafios apresentados pela prática social cotidiana. Considerando os conteúdos, a metodologia, os objetivos (finalidades) e os vínculos estabelecidos com o contexto, elementos fundamentais no processo educativo, a formação dos professores para utilizar os recursos e as possibilidades das tecnologias no trabalho educativo escolar e extraescolar é de extrema necessidade e urgência. Num contexto, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, a Escola deve, como nos alertou o educador Célestin Freinet, ser contemporânea de sua época, para tanto, a formação do professor responsável pelo processo educativo, requer contínua atualização profissional, ou seja, necessita ser alfabetizado para as mídias, para o ensino dos conteúdos como o auxílio dos meios. Os veículos midiáticos digitiais são meios importantes de acesso às informações e aos conhecimentos e podem proporcionar avanços significativos se disponibilizados nos vários espaços educativos formais e informais. A TVD, por meio da disponibilidade de conteúdos educativos veiculados na programação e com possibilidades de acesso a conteúdos extras e da interação, poderá representar um ambiente tanto para o acesso como de intercâmbio de experiências, vivências e conhecimentos |
id |
UNSP_3700485f40ab7a0b903dc4342b6bf922 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/89545 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básicaTelevisão digitalProfessores - FormaçãoTecnologia da informaçãoTelevisão na educaçãoMultimidia interativaDigital televisionA pesquisa tem como desafio a avaliação, interpretação e proposição de ações destinadas à formação dos educadores, agentes fundamentais no processo educativo escolar, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo nos programas educativos da Televisão Digital (TVD) um recurso voltado à instrumentalização ou à apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários à análise, interpretação e atuação dos docentes e discentes frente aos problemas e desafios apresentados pela prática social cotidiana. Considerando os conteúdos, a metodologia, os objetivos (finalidades) e os vínculos estabelecidos com o contexto, elementos fundamentais no processo educativo, a formação dos professores para utilizar os recursos e as possibilidades das tecnologias no trabalho educativo escolar e extraescolar é de extrema necessidade e urgência. Num contexto, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, a Escola deve, como nos alertou o educador Célestin Freinet, ser contemporânea de sua época, para tanto, a formação do professor responsável pelo processo educativo, requer contínua atualização profissional, ou seja, necessita ser alfabetizado para as mídias, para o ensino dos conteúdos como o auxílio dos meios. Os veículos midiáticos digitiais são meios importantes de acesso às informações e aos conhecimentos e podem proporcionar avanços significativos se disponibilizados nos vários espaços educativos formais e informais. A TVD, por meio da disponibilidade de conteúdos educativos veiculados na programação e com possibilidades de acesso a conteúdos extras e da interação, poderá representar um ambiente tanto para o acesso como de intercâmbio de experiências, vivências e conhecimentosThe search has a challenge the evaluation, interpretation and proposition of actions designed to educators' formation, fundamental agents in the educational shoool process, by the use of information and communication technologies (TIC), having the educative programs of Digital Television (TVD) a resource returned to the teaching of how to use a tool or to the appropriation of the theoretical and practical tools necessary to analysis, interpretation and acting of faculty and students in front of problems and challenges presented by daily social practice. Considering the contents, the methodology, the objectives (purposes) and established links with the context, fundamental elements in the educative process, the formation of the teachers to use technological resources and possibilities on educative school and extra school work is extremely urgent and need. In a context market by the technological and scientific advances, the School must be contemporaneous of its time, as warned us the educator Célestin Freinet , in order to, the formation of the teacher who responsible by the educative process requires continue professional actualization, in other words, the teacher needs to be literate for the media, for the teaching of the contents with the help of these. The digital media vehicles are important ways of information and knowledge access and may provide significant advances if available on the several formal and informal educative spaces. The TVD, by the availability of educational content conveyed on programming and with possibilities of extra contents access and by the interaction, may represents an ambience for the accesss both as for the exchange of experiments, experiences and knowledgeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP]2014-06-11T19:24:06Z2014-06-11T19:24:06Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 f. : il. + 1 CDapplication/pdfPADOAN, Roberta Ribeiro Soares Moura. O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica. 2013. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/89545000710355padoan_rrsm_me_bauru.pdf33004056088P95446515762795697Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:54:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:44.678235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica |
title |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica |
spellingShingle |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP] Televisão digital Professores - Formação Tecnologia da informação Televisão na educação Multimidia interativa Digital television |
title_short |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica |
title_full |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica |
title_fullStr |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica |
title_sort |
O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica |
author |
Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP] |
author_facet |
Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Televisão digital Professores - Formação Tecnologia da informação Televisão na educação Multimidia interativa Digital television |
topic |
Televisão digital Professores - Formação Tecnologia da informação Televisão na educação Multimidia interativa Digital television |
description |
A pesquisa tem como desafio a avaliação, interpretação e proposição de ações destinadas à formação dos educadores, agentes fundamentais no processo educativo escolar, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo nos programas educativos da Televisão Digital (TVD) um recurso voltado à instrumentalização ou à apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários à análise, interpretação e atuação dos docentes e discentes frente aos problemas e desafios apresentados pela prática social cotidiana. Considerando os conteúdos, a metodologia, os objetivos (finalidades) e os vínculos estabelecidos com o contexto, elementos fundamentais no processo educativo, a formação dos professores para utilizar os recursos e as possibilidades das tecnologias no trabalho educativo escolar e extraescolar é de extrema necessidade e urgência. Num contexto, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, a Escola deve, como nos alertou o educador Célestin Freinet, ser contemporânea de sua época, para tanto, a formação do professor responsável pelo processo educativo, requer contínua atualização profissional, ou seja, necessita ser alfabetizado para as mídias, para o ensino dos conteúdos como o auxílio dos meios. Os veículos midiáticos digitiais são meios importantes de acesso às informações e aos conhecimentos e podem proporcionar avanços significativos se disponibilizados nos vários espaços educativos formais e informais. A TVD, por meio da disponibilidade de conteúdos educativos veiculados na programação e com possibilidades de acesso a conteúdos extras e da interação, poderá representar um ambiente tanto para o acesso como de intercâmbio de experiências, vivências e conhecimentos |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-28 2014-06-11T19:24:06Z 2014-06-11T19:24:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PADOAN, Roberta Ribeiro Soares Moura. O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica. 2013. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013. http://hdl.handle.net/11449/89545 000710355 padoan_rrsm_me_bauru.pdf 33004056088P9 5446515762795697 |
identifier_str_mv |
PADOAN, Roberta Ribeiro Soares Moura. O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica. 2013. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013. 000710355 padoan_rrsm_me_bauru.pdf 33004056088P9 5446515762795697 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/89545 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
93 f. : il. + 1 CD application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128859332149248 |