O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89545
Resumo: A pesquisa tem como desafio a avaliação, interpretação e proposição de ações destinadas à formação dos educadores, agentes fundamentais no processo educativo escolar, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo nos programas educativos da Televisão Digital (TVD) um recurso voltado à instrumentalização ou à apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários à análise, interpretação e atuação dos docentes e discentes frente aos problemas e desafios apresentados pela prática social cotidiana. Considerando os conteúdos, a metodologia, os objetivos (finalidades) e os vínculos estabelecidos com o contexto, elementos fundamentais no processo educativo, a formação dos professores para utilizar os recursos e as possibilidades das tecnologias no trabalho educativo escolar e extraescolar é de extrema necessidade e urgência. Num contexto, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, a Escola deve, como nos alertou o educador Célestin Freinet, ser contemporânea de sua época, para tanto, a formação do professor responsável pelo processo educativo, requer contínua atualização profissional, ou seja, necessita ser alfabetizado para as mídias, para o ensino dos conteúdos como o auxílio dos meios. Os veículos midiáticos digitiais são meios importantes de acesso às informações e aos conhecimentos e podem proporcionar avanços significativos se disponibilizados nos vários espaços educativos formais e informais. A TVD, por meio da disponibilidade de conteúdos educativos veiculados na programação e com possibilidades de acesso a conteúdos extras e da interação, poderá representar um ambiente tanto para o acesso como de intercâmbio de experiências, vivências e conhecimentos
id UNSP_3700485f40ab7a0b903dc4342b6bf922
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89545
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básicaTelevisão digitalProfessores - FormaçãoTecnologia da informaçãoTelevisão na educaçãoMultimidia interativaDigital televisionA pesquisa tem como desafio a avaliação, interpretação e proposição de ações destinadas à formação dos educadores, agentes fundamentais no processo educativo escolar, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo nos programas educativos da Televisão Digital (TVD) um recurso voltado à instrumentalização ou à apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários à análise, interpretação e atuação dos docentes e discentes frente aos problemas e desafios apresentados pela prática social cotidiana. Considerando os conteúdos, a metodologia, os objetivos (finalidades) e os vínculos estabelecidos com o contexto, elementos fundamentais no processo educativo, a formação dos professores para utilizar os recursos e as possibilidades das tecnologias no trabalho educativo escolar e extraescolar é de extrema necessidade e urgência. Num contexto, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, a Escola deve, como nos alertou o educador Célestin Freinet, ser contemporânea de sua época, para tanto, a formação do professor responsável pelo processo educativo, requer contínua atualização profissional, ou seja, necessita ser alfabetizado para as mídias, para o ensino dos conteúdos como o auxílio dos meios. Os veículos midiáticos digitiais são meios importantes de acesso às informações e aos conhecimentos e podem proporcionar avanços significativos se disponibilizados nos vários espaços educativos formais e informais. A TVD, por meio da disponibilidade de conteúdos educativos veiculados na programação e com possibilidades de acesso a conteúdos extras e da interação, poderá representar um ambiente tanto para o acesso como de intercâmbio de experiências, vivências e conhecimentosThe search has a challenge the evaluation, interpretation and proposition of actions designed to educators' formation, fundamental agents in the educational shoool process, by the use of information and communication technologies (TIC), having the educative programs of Digital Television (TVD) a resource returned to the teaching of how to use a tool or to the appropriation of the theoretical and practical tools necessary to analysis, interpretation and acting of faculty and students in front of problems and challenges presented by daily social practice. Considering the contents, the methodology, the objectives (purposes) and established links with the context, fundamental elements in the educative process, the formation of the teachers to use technological resources and possibilities on educative school and extra school work is extremely urgent and need. In a context market by the technological and scientific advances, the School must be contemporaneous of its time, as warned us the educator Célestin Freinet , in order to, the formation of the teacher who responsible by the educative process requires continue professional actualization, in other words, the teacher needs to be literate for the media, for the teaching of the contents with the help of these. The digital media vehicles are important ways of information and knowledge access and may provide significant advances if available on the several formal and informal educative spaces. The TVD, by the availability of educational content conveyed on programming and with possibilities of extra contents access and by the interaction, may represents an ambience for the accesss both as for the exchange of experiments, experiences and knowledgeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP]2014-06-11T19:24:06Z2014-06-11T19:24:06Z2013-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis93 f. : il. + 1 CDapplication/pdfPADOAN, Roberta Ribeiro Soares Moura. O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica. 2013. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/89545000710355padoan_rrsm_me_bauru.pdf33004056088P95446515762795697Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T13:54:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:47:44.678235Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
title O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
spellingShingle O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP]
Televisão digital
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Televisão na educação
Multimidia interativa
Digital television
title_short O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
title_full O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
title_fullStr O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
title_full_unstemmed O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
title_sort O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica
author Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP]
author_facet Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Padoan, Roberta Ribeiro Soares Moura [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão digital
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Televisão na educação
Multimidia interativa
Digital television
topic Televisão digital
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Televisão na educação
Multimidia interativa
Digital television
description A pesquisa tem como desafio a avaliação, interpretação e proposição de ações destinadas à formação dos educadores, agentes fundamentais no processo educativo escolar, a partir da utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC), tendo nos programas educativos da Televisão Digital (TVD) um recurso voltado à instrumentalização ou à apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários à análise, interpretação e atuação dos docentes e discentes frente aos problemas e desafios apresentados pela prática social cotidiana. Considerando os conteúdos, a metodologia, os objetivos (finalidades) e os vínculos estabelecidos com o contexto, elementos fundamentais no processo educativo, a formação dos professores para utilizar os recursos e as possibilidades das tecnologias no trabalho educativo escolar e extraescolar é de extrema necessidade e urgência. Num contexto, marcado pelos avanços tecnológicos e científicos, a Escola deve, como nos alertou o educador Célestin Freinet, ser contemporânea de sua época, para tanto, a formação do professor responsável pelo processo educativo, requer contínua atualização profissional, ou seja, necessita ser alfabetizado para as mídias, para o ensino dos conteúdos como o auxílio dos meios. Os veículos midiáticos digitiais são meios importantes de acesso às informações e aos conhecimentos e podem proporcionar avanços significativos se disponibilizados nos vários espaços educativos formais e informais. A TVD, por meio da disponibilidade de conteúdos educativos veiculados na programação e com possibilidades de acesso a conteúdos extras e da interação, poderá representar um ambiente tanto para o acesso como de intercâmbio de experiências, vivências e conhecimentos
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-28
2014-06-11T19:24:06Z
2014-06-11T19:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PADOAN, Roberta Ribeiro Soares Moura. O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica. 2013. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/89545
000710355
padoan_rrsm_me_bauru.pdf
33004056088P9
5446515762795697
identifier_str_mv PADOAN, Roberta Ribeiro Soares Moura. O processo de apropriação social das novas tecnologias: as contribuições da televisão digital na formação e atuação dos professores da educação básica. 2013. 93 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2013.
000710355
padoan_rrsm_me_bauru.pdf
33004056088P9
5446515762795697
url http://hdl.handle.net/11449/89545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 93 f. : il. + 1 CD
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128859332149248