A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Soraia Perez de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216640
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo utilizar a Geometria Fractal como motivadora no ensino de áreas e perímetros de figuras geométricas Euclidianas. Além disso, com o intuito de contribuir para um ensino mais prazeroso e dinâmico da Matemática aliado ao uso das tecnologias propõe-se, por meio do Software Geogebra a criação de atividades a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula do Ensino Médio no desenvolvimento de conceitos matemáticos como Progressão Geométrica, Geometria, Trigonometria, Logaritmo e noções de limites entre outros temas. Apresentam-se os fractais clássicos : Tapete de Cantor, Tapete de Sierpinski, Ilha de Koch, Esponja de Menger, Fractal Hexagonal de Dürer, Fractal Octagonal de Dürer e os fractais circulares: Fractal Circuntexto , Fractal Tetracírculo, Fractal Antena Circular, Fractal Peneira de Apolônio e Fractal Flor da Vida. Concluí-se que a Geometria Fractal possibilita ao aluno contemplar o belo e descobrir a harmonia existente nestas figuras sem deixar de formalizar o seu conhecimento.
id UNSP_372c5153e2690e8ea3943deb0963737c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216640
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino MédioFractal geometry for teaching several math topics in High School.FractaisEnsino médioGeogebraFractalHigh schoolO presente trabalho tem como objetivo utilizar a Geometria Fractal como motivadora no ensino de áreas e perímetros de figuras geométricas Euclidianas. Além disso, com o intuito de contribuir para um ensino mais prazeroso e dinâmico da Matemática aliado ao uso das tecnologias propõe-se, por meio do Software Geogebra a criação de atividades a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula do Ensino Médio no desenvolvimento de conceitos matemáticos como Progressão Geométrica, Geometria, Trigonometria, Logaritmo e noções de limites entre outros temas. Apresentam-se os fractais clássicos : Tapete de Cantor, Tapete de Sierpinski, Ilha de Koch, Esponja de Menger, Fractal Hexagonal de Dürer, Fractal Octagonal de Dürer e os fractais circulares: Fractal Circuntexto , Fractal Tetracírculo, Fractal Antena Circular, Fractal Peneira de Apolônio e Fractal Flor da Vida. Concluí-se que a Geometria Fractal possibilita ao aluno contemplar o belo e descobrir a harmonia existente nestas figuras sem deixar de formalizar o seu conhecimento.The present work aims at using Fractal Geometry as a motivator in teaching areas and perimeters of Euclidean geometric figures. In addition, in order to contribute to a more pleasant and dynamic teaching of Mathematics combined with the use of technologies, it is proposed, through the Software Geogebra, the creation of activities to be developed in the context of the High School classroom in the development of mathematical concepts such as Geometric Progression, Geometry, Trigonometry, Logarithm and notions of limits, among other topics. The classic fractals are presented: Cantor's Carpet, Sierpinski's Carpet, Koch Island, Menger's Sponge, Dürer's Hexagonal Fractal, Dürer's Octagonal Fractal and the circular fractals: Circumtext Fractal, Tetracircle Fractal, Circular Antenna Fractal, Sieve Fractal Fractal Apollonius and Fractal Flower of Life. It is concluded that Fractal Geometry allows the students to contemplate the beauty and discover the harmony existing in these figures, without ceasing to formalize their knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ariane Luzia dos [UNESP]Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Soraia Perez de2022-02-16T13:20:54Z2022-02-16T13:20:54Z2022-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21664031075010001P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-03T06:19:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216640Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:59:06.047563Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
Fractal geometry for teaching several math topics in High School.
title A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
spellingShingle A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
Souza, Soraia Perez de
Fractais
Ensino médio
Geogebra
Fractal
High school
title_short A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
title_full A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
title_fullStr A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
title_full_unstemmed A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
title_sort A geometria fractal para o ensino de diversos tópicos de matemática no Ensino Médio
author Souza, Soraia Perez de
author_facet Souza, Soraia Perez de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ariane Luzia dos [UNESP]
Rodrigues, Tatiana Miguel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Soraia Perez de
dc.subject.por.fl_str_mv Fractais
Ensino médio
Geogebra
Fractal
High school
topic Fractais
Ensino médio
Geogebra
Fractal
High school
description O presente trabalho tem como objetivo utilizar a Geometria Fractal como motivadora no ensino de áreas e perímetros de figuras geométricas Euclidianas. Além disso, com o intuito de contribuir para um ensino mais prazeroso e dinâmico da Matemática aliado ao uso das tecnologias propõe-se, por meio do Software Geogebra a criação de atividades a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula do Ensino Médio no desenvolvimento de conceitos matemáticos como Progressão Geométrica, Geometria, Trigonometria, Logaritmo e noções de limites entre outros temas. Apresentam-se os fractais clássicos : Tapete de Cantor, Tapete de Sierpinski, Ilha de Koch, Esponja de Menger, Fractal Hexagonal de Dürer, Fractal Octagonal de Dürer e os fractais circulares: Fractal Circuntexto , Fractal Tetracírculo, Fractal Antena Circular, Fractal Peneira de Apolônio e Fractal Flor da Vida. Concluí-se que a Geometria Fractal possibilita ao aluno contemplar o belo e descobrir a harmonia existente nestas figuras sem deixar de formalizar o seu conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16T13:20:54Z
2022-02-16T13:20:54Z
2022-01-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216640
31075010001P2
url http://hdl.handle.net/11449/216640
identifier_str_mv 31075010001P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129380931600384