O pão (1892-1896): veículo de divulgação literária e instrumento de intervenção na realidade social cearense
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/103665 |
Resumo: | O presente trabalho visa mostrar que o jornal O Pão (1892-1896), da Padaria Espiritual, além de colaborar para a consolidação das Letras no Ceará, na medida em que permitiu uma maior popularização da incipiente literatura local e regional através da publicação e difusão das obras dos padeiros, também serviu como instrumento de intervenção destes na realidade social cearense com a intenção de modificá-la. Através d’O Pão, os padeiros sentiram-se capazes de criticar, apontar direções e, em muitos casos, modificar a realidade social em que viviam. Negando as transformações oriundas da Belle Époque, passaram a defender o modo de vida simples dos cearenses, ao mesmo tempo em que criticavam as contradições sociais, políticas e econômicas do momento. Neste contexto, a literatura, além de servir como meio de retratar a realidade local, também funcionava como forma de desenvolvimento intelectual, o “pão para o espírito”, como diziam os padeiros. Daí a preocupação com a criação de um público leitor e a valorização do profissional das Letras. Por outro lado, a defesa da representação da realidade brasileira, por parte dos padeiros, necessária para a formação de uma consciência nacional, criou uma barreira à estética simbolista, que chegava à província, uma corrente contrária à arte objetiva e que não correspondia aos modelos literários pré-estabelecidos. |
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O pão (1892-1896): veículo de divulgação literária e instrumento de intervenção na realidade social cearenseLiteratura brasileiraPeriódicos brasileirosBrazilian literatureO presente trabalho visa mostrar que o jornal O Pão (1892-1896), da Padaria Espiritual, além de colaborar para a consolidação das Letras no Ceará, na medida em que permitiu uma maior popularização da incipiente literatura local e regional através da publicação e difusão das obras dos padeiros, também serviu como instrumento de intervenção destes na realidade social cearense com a intenção de modificá-la. Através d’O Pão, os padeiros sentiram-se capazes de criticar, apontar direções e, em muitos casos, modificar a realidade social em que viviam. Negando as transformações oriundas da Belle Époque, passaram a defender o modo de vida simples dos cearenses, ao mesmo tempo em que criticavam as contradições sociais, políticas e econômicas do momento. Neste contexto, a literatura, além de servir como meio de retratar a realidade local, também funcionava como forma de desenvolvimento intelectual, o “pão para o espírito”, como diziam os padeiros. Daí a preocupação com a criação de um público leitor e a valorização do profissional das Letras. Por outro lado, a defesa da representação da realidade brasileira, por parte dos padeiros, necessária para a formação de uma consciência nacional, criou uma barreira à estética simbolista, que chegava à província, uma corrente contrária à arte objetiva e que não correspondia aos modelos literários pré-estabelecidos.The present work aims at showing that the journal O Pão (1892-1896), of the Padaria Espiritual, besides collaborating for the consolidation of the Letters in Ceará, since it made the incipient local and regional literature more popular through the publication and diffusion of the workmanships of the padeiros, also served as instrument of intervention of these in the social reality of Ceará with the intention to modify it. Through of O Pão, the padeiros had felt themselves capable to criticize, to point directions and, in many cases, to modify the social reality in which they lived in. Denying the deriving transformations of the Belle Époque, they started to defend the simple way of life of the people from the state of Ceará, at the same time they criticized the social, political and economic contradictions of the moment. In this context, the literature, besides serving as mean to portray the local reality, also functioned as form of intellectual development, the “pão para o espírito”, as said the padeiros. From there the concern with the creation of a public of readers and the valorization of the professional of the Letters. On the other hand, the concern with the representation of the brazilian reality, on the part of the padeiros, necessary for the formation of a national conscience, has created a barrier to the symbolist aesthetic, that arrived at the province, a anti-representative current that did not correspond to the preset literary models.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cairo, Luiz Roberto Velloso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Luciana [UNESP]2014-06-11T19:32:49Z2014-06-11T19:32:49Z2008-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis248 f.application/pdfBRITO, Luciana. O pão (1892-1896): veículo de divulgação literária e instrumento de intervenção na realidade social cearense. 2008. 248 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2008.http://hdl.handle.net/11449/103665000566441brito_l_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:23:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103665Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:24:13.027929Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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