Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafaela Pupin de [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257340
Resumo: Este trabalho apresenta uma discussão em arte/educação atrelada a uma pesquisa-criação sobre as possibilidades poéticas e educativas da relação entre o livro ilustrado e a experiência estética. A experiência estética é uma forma particular de interação entre o sujeito e os objetos artísticos, os quais estimulam a percepção e a criação, em um fluxo que leva à unidade com o meio ambiente. Tal contato pode ser pensado do ponto de vista do fruidor das manifestações artísticas, como também de quem se envolve com o fazer poético, tanto que ambas podem ser exploradas pelo arte/educador, seja por meio da mediação cultural quanto por suas próprias experiências enquanto pesquisador e agente em processos criativos. Neste sentido, a experiência permite tornar-nos indivíduos sensíveis, reflexivos e abertos para a aprendizagem sobre a arte e a cultura, bem como contribui para a formação de sujeitos com tais qualidades. Estes aspectos são explorados de forma poética nesta pesquisa pela criação de um livro ilustrado intitulado Navegante, o qual é composto de uma narrativa visual e verbal, articulada por um projeto gráfico, sobre uma jornada de transformação representada pelos atos de observar, conhecer, sentir, navegar e criar. Desta forma, é estabelecida uma relação entre os conceitos teóricos abordados, referências visuais e literárias, vivências pessoais e as possíveis ações educativas para os livros ilustrados através da experiência estética. Os olhares poéticos discutidos e explorados no livro criado evidenciam o processo orgânico e subjetivo da experiência, em que se edificam conhecimentos sobre ilustração, a relação entre arte e vida, o papel do professor-artista, a educação estética e o potencial da arte para a formação do ser humano.
id UNSP_37b4785d5d28de1aea53ddd7d18e71fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/257340
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educaçãoNavigator: creative process of illustrated books and the paths to aesthetic experience in art/educationLivro ilustradoExperiência estéticaArte/educaçãoProcesso criativoPicturebookAesthetic experienceArt/educationCreative processEste trabalho apresenta uma discussão em arte/educação atrelada a uma pesquisa-criação sobre as possibilidades poéticas e educativas da relação entre o livro ilustrado e a experiência estética. A experiência estética é uma forma particular de interação entre o sujeito e os objetos artísticos, os quais estimulam a percepção e a criação, em um fluxo que leva à unidade com o meio ambiente. Tal contato pode ser pensado do ponto de vista do fruidor das manifestações artísticas, como também de quem se envolve com o fazer poético, tanto que ambas podem ser exploradas pelo arte/educador, seja por meio da mediação cultural quanto por suas próprias experiências enquanto pesquisador e agente em processos criativos. Neste sentido, a experiência permite tornar-nos indivíduos sensíveis, reflexivos e abertos para a aprendizagem sobre a arte e a cultura, bem como contribui para a formação de sujeitos com tais qualidades. Estes aspectos são explorados de forma poética nesta pesquisa pela criação de um livro ilustrado intitulado Navegante, o qual é composto de uma narrativa visual e verbal, articulada por um projeto gráfico, sobre uma jornada de transformação representada pelos atos de observar, conhecer, sentir, navegar e criar. Desta forma, é estabelecida uma relação entre os conceitos teóricos abordados, referências visuais e literárias, vivências pessoais e as possíveis ações educativas para os livros ilustrados através da experiência estética. Os olhares poéticos discutidos e explorados no livro criado evidenciam o processo orgânico e subjetivo da experiência, em que se edificam conhecimentos sobre ilustração, a relação entre arte e vida, o papel do professor-artista, a educação estética e o potencial da arte para a formação do ser humano.This work presents a discussion on art/education linked to a research-creation about the poetic and educational possibilities of the relationship between the picturebook and the aesthetic experience. The aesthetic experience is a particular form of interaction between the subject and the artistic objects, which stimulate perception and creation, in a flow that leads to unity with the environment. Such contact can be thought of from the point of view of the spectator of artistic manifestations, as well as of those who get involved with poetic making, so that both can be explored by the art/educator, either through cultural mediation or through their own experiences as a researcher and agent in creative processes. In this sense, the experience allows us to become sensitive, reflective and open individuals for learning about art and culture, as well as contributing to the formation of subjects with such qualities. These aspects are explored in a poetic way in this research by the creation of a picturebook entitled Navegante, which is composed of a visual and verbal narrative, articulated by a graphic project, about a journey of transformation represented by the acts of observing, knowing, feeling, navigating and creating. In this way, a relationship is established between the theoretical concepts addressed, visual and literary references, personal experiences and the possible educational actions for picturebooks through aesthetic experience. The poetic views discussed and explored in the book created show the organic and subjective process of experience, in which knowledge about illustration is built, as well as the relationship between art and life, the role of the artist-teacher, aesthetic education and the potential of art in the formation of the human being.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Serrano, Eliane Patricia Grandini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Rafaela Pupin de [UNESP]2024-09-09T13:29:16Z2024-09-09T13:29:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Rafaela Pupin de. Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2020.https://hdl.handle.net/11449/257340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-10T06:17:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257340Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-10T06:17:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
Navigator: creative process of illustrated books and the paths to aesthetic experience in art/education
title Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
spellingShingle Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
Oliveira, Rafaela Pupin de [UNESP]
Livro ilustrado
Experiência estética
Arte/educação
Processo criativo
Picturebook
Aesthetic experience
Art/education
Creative process
title_short Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
title_full Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
title_fullStr Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
title_full_unstemmed Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
title_sort Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação
author Oliveira, Rafaela Pupin de [UNESP]
author_facet Oliveira, Rafaela Pupin de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Eliane Patricia Grandini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafaela Pupin de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Livro ilustrado
Experiência estética
Arte/educação
Processo criativo
Picturebook
Aesthetic experience
Art/education
Creative process
topic Livro ilustrado
Experiência estética
Arte/educação
Processo criativo
Picturebook
Aesthetic experience
Art/education
Creative process
description Este trabalho apresenta uma discussão em arte/educação atrelada a uma pesquisa-criação sobre as possibilidades poéticas e educativas da relação entre o livro ilustrado e a experiência estética. A experiência estética é uma forma particular de interação entre o sujeito e os objetos artísticos, os quais estimulam a percepção e a criação, em um fluxo que leva à unidade com o meio ambiente. Tal contato pode ser pensado do ponto de vista do fruidor das manifestações artísticas, como também de quem se envolve com o fazer poético, tanto que ambas podem ser exploradas pelo arte/educador, seja por meio da mediação cultural quanto por suas próprias experiências enquanto pesquisador e agente em processos criativos. Neste sentido, a experiência permite tornar-nos indivíduos sensíveis, reflexivos e abertos para a aprendizagem sobre a arte e a cultura, bem como contribui para a formação de sujeitos com tais qualidades. Estes aspectos são explorados de forma poética nesta pesquisa pela criação de um livro ilustrado intitulado Navegante, o qual é composto de uma narrativa visual e verbal, articulada por um projeto gráfico, sobre uma jornada de transformação representada pelos atos de observar, conhecer, sentir, navegar e criar. Desta forma, é estabelecida uma relação entre os conceitos teóricos abordados, referências visuais e literárias, vivências pessoais e as possíveis ações educativas para os livros ilustrados através da experiência estética. Os olhares poéticos discutidos e explorados no livro criado evidenciam o processo orgânico e subjetivo da experiência, em que se edificam conhecimentos sobre ilustração, a relação entre arte e vida, o papel do professor-artista, a educação estética e o potencial da arte para a formação do ser humano.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-09-09T13:29:16Z
2024-09-09T13:29:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rafaela Pupin de. Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2020.
https://hdl.handle.net/11449/257340
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rafaela Pupin de. Navegante: processo criativo do livro ilustrado e os caminhos para a experiência estética na arte/educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2020.
url https://hdl.handle.net/11449/257340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546603832672256