Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153877
Resumo: Os cursos no formato de Educação a Distância (EaD) como forma de aquisição de conhecimento está em ampla expansão nos últimos 15 anos, tanto em nível nacional como mundial. No Brasil, esta expansão foi visível principalmente após a atualização da regulamentação feita pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 para os cursos nesta modalidade em nível superior, tanto de graduação como de pós-graduação. Com o crescimento, surge a preocupação com a forma e qualidade em que os cursos estão sendo oferecidos. Após as versões preliminares de 1997 e 2003, os Referenciais de Qualidade em Educação Superior a Distância foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007. Ao se falar em qualidade, deve se pensar na forma de mensuração, e que naturalmente nos remete a avaliação. Por outro lado, principalmente dentro do contexto educacional, a avaliação é sempre um processo complexo, tendo em vista que a preocupação principal está em o que avaliar e por que avaliar. Nesta tese, definiu-se que o objetivo é avaliar um Curso Superior na modalidade a distância tendo como base o ponto de vista dos cursistas. Foram aplicados questionários estruturados, com a utilização de técnicas de amostragem estatística para que eles pudessem opinar a respeito do curso que estavam frequentando. Neste questionário, foram consideradas perguntas discursivas (abertas) e com alternativas de respostas (perguntas fechadas). Nesta situação, as perguntas fechadas foram analisadas de forma quantitativa, utilizando-se de técnicas estatísticas, como por exemplo a análise de conglomerados, no entanto, para a questão aberta, em que os dados se constituem de textos não estruturados, foi necessário recorrer a outros métodos. Foi realizada então a análise textual com a utilização do software IRAMUTEQ. Por meio destas duas análises, foi possível verificar a convergência entre elas, observando se estas técnicas eram complementares para a análise (abordagem de métodos mistos). Para o curso avaliado, Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR), de forma geral, nas primeiras disciplinas o grau de satisfação em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a atuação dos Tutores Presencias, tiveram o menor grau de satisfação. Na análise qualitativa, umas das maiores críticas foram com relação a quantidade de atividades que realizaram e o prazo de entrega das mesmas, o que foi coerente com a análise quantitativa, considerando que dentro da dimensão II – “Material Didático”, as questões com menor grau de satisfação, foram as relacionadas com a quantidade de materiais trabalhados e os prazos de entrega. As análises mostraram ainda que o curso teve alto índice de satisfação (superior a 90%) e que as análises qualitativas foram capazes de captar os pontos fortes e algumas fragilidades que podem ser melhoradas nas próximas ações desta natureza.
id UNSP_37cff069b51ffe3f7a955558e435fcc0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153877
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distânciaMixed method approach for evaluation of distance learn courseAvaliaçãoReferenciais de qualidadeAnálise de conglomeradosMétodos mistosAnálise textualEvaluationQuality referencesCluster analysisTextual analysisMixed methodsOs cursos no formato de Educação a Distância (EaD) como forma de aquisição de conhecimento está em ampla expansão nos últimos 15 anos, tanto em nível nacional como mundial. No Brasil, esta expansão foi visível principalmente após a atualização da regulamentação feita pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 para os cursos nesta modalidade em nível superior, tanto de graduação como de pós-graduação. Com o crescimento, surge a preocupação com a forma e qualidade em que os cursos estão sendo oferecidos. Após as versões preliminares de 1997 e 2003, os Referenciais de Qualidade em Educação Superior a Distância foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007. Ao se falar em qualidade, deve se pensar na forma de mensuração, e que naturalmente nos remete a avaliação. Por outro lado, principalmente dentro do contexto educacional, a avaliação é sempre um processo complexo, tendo em vista que a preocupação principal está em o que avaliar e por que avaliar. Nesta tese, definiu-se que o objetivo é avaliar um Curso Superior na modalidade a distância tendo como base o ponto de vista dos cursistas. Foram aplicados questionários estruturados, com a utilização de técnicas de amostragem estatística para que eles pudessem opinar a respeito do curso que estavam frequentando. Neste questionário, foram consideradas perguntas discursivas (abertas) e com alternativas de respostas (perguntas fechadas). Nesta situação, as perguntas fechadas foram analisadas de forma quantitativa, utilizando-se de técnicas estatísticas, como por exemplo a análise de conglomerados, no entanto, para a questão aberta, em que os dados se constituem de textos não estruturados, foi necessário recorrer a outros métodos. Foi realizada então a análise textual com a utilização do software IRAMUTEQ. Por meio destas duas análises, foi possível verificar a convergência entre elas, observando se estas técnicas eram complementares para a análise (abordagem de métodos mistos). Para o curso avaliado, Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR), de forma geral, nas primeiras disciplinas o grau de satisfação em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a atuação dos Tutores Presencias, tiveram o menor grau de satisfação. Na análise qualitativa, umas das maiores críticas foram com relação a quantidade de atividades que realizaram e o prazo de entrega das mesmas, o que foi coerente com a análise quantitativa, considerando que dentro da dimensão II – “Material Didático”, as questões com menor grau de satisfação, foram as relacionadas com a quantidade de materiais trabalhados e os prazos de entrega. As análises mostraram ainda que o curso teve alto índice de satisfação (superior a 90%) e que as análises qualitativas foram capazes de captar os pontos fortes e algumas fragilidades que podem ser melhoradas nas próximas ações desta natureza.Distance Learning courses as a way of acquiring knowledge have been expanding in the last 15 years, both nationally and globally. At the national level, this increase was noticed after regulations in this teaching modality by the Ministry of Education (MEC), at the undergraduate and postgraduate levels. With this increase, a concern arises with the form and quality in which the courses are presented. After the preliminary versions of 1997 and 2003, the Quality Referential in Distance Higher Education was published by MEC in 2007. When talking about quality, develop in the form of measurement, and that naturally remind us of evaluation. On the other hand, within the educational context, evaluation is always a complex process, given that the main concern is in question. In this situation, it was defined that the objective is to evaluate Distance Learning modality based on the student point of view. We applied structured questionnaires, using statistical sampling techniques so that the students could give their opinions about the course. In this questionnaire, we considered discursive questions (open questions) and questions with alternatives (closed questions). In this situation, closed questions can be analyzed quantitatively, using statistical techniques, such as a cluster analysis, however, for an open question, where the data are composed of unstructured texts, it was necessary to look for other methods. A textual analysis was then performed using IRAMUTEQ software. By these two analyses, it was possible to see the convergences between them, being able to see as complementary analytical techniques (approach of mixed methods). For the analyzed course, Specialization in Special Education in the Inclusive Education Perspective of the Rede São Paulo Program of Teacher Training (REDEFOR), the analyzes presented the success of high satisfaction (satisfaction index of more than 90%) and as Qualitative analyzes are able to capture strengths and some deficiencies that can be corrected.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]2018-05-07T12:00:51Z2018-05-07T12:00:51Z2017-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15387700090121533004129044P65021368300873051porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:01:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153877Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:37:32.957078Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
Mixed method approach for evaluation of distance learn course
title Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
spellingShingle Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
Avaliação
Referenciais de qualidade
Análise de conglomerados
Métodos mistos
Análise textual
Evaluation
Quality references
Cluster analysis
Textual analysis
Mixed methods
title_short Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
title_full Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
title_fullStr Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
title_full_unstemmed Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
title_sort Abordagem de métodos mistos para avaliação de curso na modalidade a distância
author Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
author_facet Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Schlünzen Junior, Klaus [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Tarumoto, Olga Lyda Anglas Rosales [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Referenciais de qualidade
Análise de conglomerados
Métodos mistos
Análise textual
Evaluation
Quality references
Cluster analysis
Textual analysis
Mixed methods
topic Avaliação
Referenciais de qualidade
Análise de conglomerados
Métodos mistos
Análise textual
Evaluation
Quality references
Cluster analysis
Textual analysis
Mixed methods
description Os cursos no formato de Educação a Distância (EaD) como forma de aquisição de conhecimento está em ampla expansão nos últimos 15 anos, tanto em nível nacional como mundial. No Brasil, esta expansão foi visível principalmente após a atualização da regulamentação feita pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005 para os cursos nesta modalidade em nível superior, tanto de graduação como de pós-graduação. Com o crescimento, surge a preocupação com a forma e qualidade em que os cursos estão sendo oferecidos. Após as versões preliminares de 1997 e 2003, os Referenciais de Qualidade em Educação Superior a Distância foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007. Ao se falar em qualidade, deve se pensar na forma de mensuração, e que naturalmente nos remete a avaliação. Por outro lado, principalmente dentro do contexto educacional, a avaliação é sempre um processo complexo, tendo em vista que a preocupação principal está em o que avaliar e por que avaliar. Nesta tese, definiu-se que o objetivo é avaliar um Curso Superior na modalidade a distância tendo como base o ponto de vista dos cursistas. Foram aplicados questionários estruturados, com a utilização de técnicas de amostragem estatística para que eles pudessem opinar a respeito do curso que estavam frequentando. Neste questionário, foram consideradas perguntas discursivas (abertas) e com alternativas de respostas (perguntas fechadas). Nesta situação, as perguntas fechadas foram analisadas de forma quantitativa, utilizando-se de técnicas estatísticas, como por exemplo a análise de conglomerados, no entanto, para a questão aberta, em que os dados se constituem de textos não estruturados, foi necessário recorrer a outros métodos. Foi realizada então a análise textual com a utilização do software IRAMUTEQ. Por meio destas duas análises, foi possível verificar a convergência entre elas, observando se estas técnicas eram complementares para a análise (abordagem de métodos mistos). Para o curso avaliado, Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR), de forma geral, nas primeiras disciplinas o grau de satisfação em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a atuação dos Tutores Presencias, tiveram o menor grau de satisfação. Na análise qualitativa, umas das maiores críticas foram com relação a quantidade de atividades que realizaram e o prazo de entrega das mesmas, o que foi coerente com a análise quantitativa, considerando que dentro da dimensão II – “Material Didático”, as questões com menor grau de satisfação, foram as relacionadas com a quantidade de materiais trabalhados e os prazos de entrega. As análises mostraram ainda que o curso teve alto índice de satisfação (superior a 90%) e que as análises qualitativas foram capazes de captar os pontos fortes e algumas fragilidades que podem ser melhoradas nas próximas ações desta natureza.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
2018-05-07T12:00:51Z
2018-05-07T12:00:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153877
000901215
33004129044P6
5021368300873051
url http://hdl.handle.net/11449/153877
identifier_str_mv 000901215
33004129044P6
5021368300873051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129342492901376