Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238651 |
Resumo: | Este é um trabalho sobre cadernos e sobre o ato de registrar. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de história de vida. Entendendo um caderno como um companheiro na vida do artista, foram selecionados e analisados uma série de cadernos realizados e preenchidos ao longo de toda minha vida, traçando um panorama de minha relação com a arte e de produção artística. Além disso, o caderno foi definido como um suporte onde acontece o registro, ato tão importante para o processo criativo. Entende-se o processo criativo não só como um meio, mas também como um fim, de modo que é tão importante quanto a obra tida como acabada. O presente trabalho dedica-se a estudar tudo aquilo que não tem fim, isto é, o processo. |
id |
UNSP_37dd770c939b6d5e1ef2c80573461ced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/238651 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativoCuadernos y registros: potencia pedagógica y proceso creativoArtesMemória autobiográficaNarrativas pessoaisEste é um trabalho sobre cadernos e sobre o ato de registrar. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de história de vida. Entendendo um caderno como um companheiro na vida do artista, foram selecionados e analisados uma série de cadernos realizados e preenchidos ao longo de toda minha vida, traçando um panorama de minha relação com a arte e de produção artística. Além disso, o caderno foi definido como um suporte onde acontece o registro, ato tão importante para o processo criativo. Entende-se o processo criativo não só como um meio, mas também como um fim, de modo que é tão importante quanto a obra tida como acabada. O presente trabalho dedica-se a estudar tudo aquilo que não tem fim, isto é, o processo.This paper is about notebooks and the act of registering. The research methodology used was life stories. Through the understanding of a notebook as a life companion in the artist's life, a series of notebooks filled out throughout my entire life were selected and analyzed, outlining an overview of my relationship with art and my artistic production. Furthermore, the notebook was defined as a support where the act registering takes place, which is very important for the creative process. The creative process is to be understood not only as a means, but also as an end, in such a way that is just as important as the work of art that is said to be finished. The present paper is dedicated to the study of all of that which does not have an end, that is, the process.Este es un trabajo sobre cuadernos y sobre el acto de registrar. La metodología de investigación utilizada fue la de historias de vida. Entendiendo un cuaderno como un compañero en la vida del artista, fueron seleccionados y analizados una serie de cuadernos realizados y rellenados a lo largo de mi vida, trazando un panorama de mi relación con el arte y de mi producción artística. Además, el cuaderno fue definido como un soporte donde ocurre el registro, un acto tan importante para el proceso creativo. Se entiende el proceso creativo no solamente como un medio, sino también como un fin, de modo que es tan importante como la obra considerada acabada. El presente trabajo se dedica a estudiar todo aquello que no tiene un fin, es decir, el proceso.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sánchez, Júlia [UNESP]2023-01-10T12:27:54Z2023-01-10T12:27:54Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:20:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:22:19.420902Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo Cuadernos y registros: potencia pedagógica y proceso creativo |
title |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo |
spellingShingle |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo Sánchez, Júlia [UNESP] Artes Memória autobiográfica Narrativas pessoais |
title_short |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo |
title_full |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo |
title_fullStr |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo |
title_full_unstemmed |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo |
title_sort |
Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo |
author |
Sánchez, Júlia [UNESP] |
author_facet |
Sánchez, Júlia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sánchez, Júlia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Memória autobiográfica Narrativas pessoais |
topic |
Artes Memória autobiográfica Narrativas pessoais |
description |
Este é um trabalho sobre cadernos e sobre o ato de registrar. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de história de vida. Entendendo um caderno como um companheiro na vida do artista, foram selecionados e analisados uma série de cadernos realizados e preenchidos ao longo de toda minha vida, traçando um panorama de minha relação com a arte e de produção artística. Além disso, o caderno foi definido como um suporte onde acontece o registro, ato tão importante para o processo criativo. Entende-se o processo criativo não só como um meio, mas também como um fim, de modo que é tão importante quanto a obra tida como acabada. O presente trabalho dedica-se a estudar tudo aquilo que não tem fim, isto é, o processo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-06 2023-01-10T12:27:54Z 2023-01-10T12:27:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/238651 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/238651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129314151989248 |