Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sánchez, Júlia [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238651
Resumo: Este é um trabalho sobre cadernos e sobre o ato de registrar. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de história de vida. Entendendo um caderno como um companheiro na vida do artista, foram selecionados e analisados uma série de cadernos realizados e preenchidos ao longo de toda minha vida, traçando um panorama de minha relação com a arte e de produção artística. Além disso, o caderno foi definido como um suporte onde acontece o registro, ato tão importante para o processo criativo. Entende-se o processo criativo não só como um meio, mas também como um fim, de modo que é tão importante quanto a obra tida como acabada. O presente trabalho dedica-se a estudar tudo aquilo que não tem fim, isto é, o processo.
id UNSP_37dd770c939b6d5e1ef2c80573461ced
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238651
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativoCuadernos y registros: potencia pedagógica y proceso creativoArtesMemória autobiográficaNarrativas pessoaisEste é um trabalho sobre cadernos e sobre o ato de registrar. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de história de vida. Entendendo um caderno como um companheiro na vida do artista, foram selecionados e analisados uma série de cadernos realizados e preenchidos ao longo de toda minha vida, traçando um panorama de minha relação com a arte e de produção artística. Além disso, o caderno foi definido como um suporte onde acontece o registro, ato tão importante para o processo criativo. Entende-se o processo criativo não só como um meio, mas também como um fim, de modo que é tão importante quanto a obra tida como acabada. O presente trabalho dedica-se a estudar tudo aquilo que não tem fim, isto é, o processo.This paper is about notebooks and the act of registering. The research methodology used was life stories. Through the understanding of a notebook as a life companion in the artist's life, a series of notebooks filled out throughout my entire life were selected and analyzed, outlining an overview of my relationship with art and my artistic production. Furthermore, the notebook was defined as a support where the act registering takes place, which is very important for the creative process. The creative process is to be understood not only as a means, but also as an end, in such a way that is just as important as the work of art that is said to be finished. The present paper is dedicated to the study of all of that which does not have an end, that is, the process.Este es un trabajo sobre cuadernos y sobre el acto de registrar. La metodología de investigación utilizada fue la de historias de vida. Entendiendo un cuaderno como un compañero en la vida del artista, fueron seleccionados y analizados una serie de cuadernos realizados y rellenados a lo largo de mi vida, trazando un panorama de mi relación con el arte y de mi producción artística. Además, el cuaderno fue definido como un soporte donde ocurre el registro, un acto tan importante para el proceso creativo. Se entiende el proceso creativo no solamente como un medio, sino también como un fin, de modo que es tan importante como la obra considerada acabada. El presente trabajo se dedica a estudiar todo aquello que no tiene un fin, es decir, el proceso.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sánchez, Júlia [UNESP]2023-01-10T12:27:54Z2023-01-10T12:27:54Z2022-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:20:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238651Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:22:19.420902Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
Cuadernos y registros: potencia pedagógica y proceso creativo
title Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
spellingShingle Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
Sánchez, Júlia [UNESP]
Artes
Memória autobiográfica
Narrativas pessoais
title_short Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
title_full Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
title_fullStr Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
title_full_unstemmed Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
title_sort Cadernos e registros: potência pedagógica e processo criativo
author Sánchez, Júlia [UNESP]
author_facet Sánchez, Júlia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bredariolli, Rita Luciana Berti [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sánchez, Júlia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Memória autobiográfica
Narrativas pessoais
topic Artes
Memória autobiográfica
Narrativas pessoais
description Este é um trabalho sobre cadernos e sobre o ato de registrar. A metodologia de pesquisa utilizada foi a de história de vida. Entendendo um caderno como um companheiro na vida do artista, foram selecionados e analisados uma série de cadernos realizados e preenchidos ao longo de toda minha vida, traçando um panorama de minha relação com a arte e de produção artística. Além disso, o caderno foi definido como um suporte onde acontece o registro, ato tão importante para o processo criativo. Entende-se o processo criativo não só como um meio, mas também como um fim, de modo que é tão importante quanto a obra tida como acabada. O presente trabalho dedica-se a estudar tudo aquilo que não tem fim, isto é, o processo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2023-01-10T12:27:54Z
2023-01-10T12:27:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238651
url http://hdl.handle.net/11449/238651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129314151989248