Alfabetização de adultos: um projeto de reinserção social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ishi, Thaís Harumi [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cisternas Muñoz, Gabriela Ortega [UNESP], Bales, Alessandra Martins [UNESP], Gomes, Fernanda Baldo [UNESP], Pazinatto, Carolina Simeão [UNESP], Gige, Tatiana Cristina [UNESP], Silva, Amanda Pinter Carvalheiro da [UNESP], Santis, Clara Lima de [UNESP], Stamato, Larissa Squarize [UNESP], Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143684
Resumo: Introdução: O projeto de Alfabetização de Adultos, existente na Faculdade de Medicina de Botucatu desde 1993, surgiu pela necessidade de os acadêmicos interagirem com a comunidade, de modo a obter maior consciência sobre as necessidades sociais no tocante á educação em saúde. Objetivos: A inserção social daqueles que não tiveram oportunidade de estudar e a formação de profissionais médicos mais atentos à realidade do país são as grandes lutas desse projeto de Extensão Universitária. Métodos: As aulas são ministradas duas vezes por semana por três professores ao dia, em uma creche municipal no período noturno e têm a duração de duas horas cada. Utiliza-se a abordagem de alfabetização de Paulo Freire. Assim sendo, trabalha-se com leitura e atividades voltadas para o enriquecimento de informações sobre questões sociais e valorização da cultura, estabelecendo, pois, um diálogo entre os saberes popular e acadêmico. Acontecem reuniões semanais entre os acadêmicos voluntários para a elaboração de aulas e o acompanhamento do desempenho dos alunos, os quais têm entre 50 e 70 anos. Resultados: Observam-se, entre os alunos, o progresso no domínio da leitura e da escrita, uma maior consciência crítica sobre a realidade que os cerca e um melhor esclarecimento sobre assuntos relacionados à saúde. Tudo isso contribui para uma melhor preparação ao enfrentarem os problemas cotidianos, resultando numa melhor qualidade de vida.Já a troca de experiências, o diálogo permanente e o comprometimento social aprimoram a relação “médicopaciente” dos acadêmicos, os quais aprendem sobre os principais obstáculos concernentes à promoção e à prevenção da saúde na população idosa, por conseguinte, desenvolve-se uma linguagem apropriada para uma abordagem médica eficaz e duradoura.
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