A ciência vai a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP], Damasceno, Igor Zumba [UNESP], Silveira, Camila [UNESP], Capana, Alex Silas [UNESP], Milaré, Tathiane [UNESP], Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP], Susel, Marili Filizatti [UNESP], Cunioshi, Regina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htm
http://hdl.handle.net/11449/148337
Resumo: Introdução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto.
id UNSP_385fb0af4e0409b74992727460dbe55c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148337
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A ciência vai a escolaIntrodução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Química Geral e Inorgânica, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Química Geral e Inorgânica, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]Damasceno, Igor Zumba [UNESP]Silveira, Camila [UNESP]Capana, Alex Silas [UNESP]Milaré, Tathiane [UNESP]Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]Susel, Marili Filizatti [UNESP]Cunioshi, Regina [UNESP]2017-01-18T18:09:43Z2017-01-18T18:09:43Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148337PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T09:06:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148337Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:18.102639Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ciência vai a escola
title A ciência vai a escola
spellingShingle A ciência vai a escola
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
title_short A ciência vai a escola
title_full A ciência vai a escola
title_fullStr A ciência vai a escola
title_full_unstemmed A ciência vai a escola
title_sort A ciência vai a escola
author Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
author_facet Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]
Damasceno, Igor Zumba [UNESP]
Silveira, Camila [UNESP]
Capana, Alex Silas [UNESP]
Milaré, Tathiane [UNESP]
Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]
Susel, Marili Filizatti [UNESP]
Cunioshi, Regina [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]
Damasceno, Igor Zumba [UNESP]
Silveira, Camila [UNESP]
Capana, Alex Silas [UNESP]
Milaré, Tathiane [UNESP]
Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]
Susel, Marili Filizatti [UNESP]
Cunioshi, Regina [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]
Damasceno, Igor Zumba [UNESP]
Silveira, Camila [UNESP]
Capana, Alex Silas [UNESP]
Milaré, Tathiane [UNESP]
Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]
Susel, Marili Filizatti [UNESP]
Cunioshi, Regina [UNESP]
description Introdução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:43Z
2017-01-18T18:09:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htm
http://hdl.handle.net/11449/148337
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htm
http://hdl.handle.net/11449/148337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129591848468480