A ciência vai a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htm http://hdl.handle.net/11449/148337 |
Resumo: | Introdução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto. |
id |
UNSP_385fb0af4e0409b74992727460dbe55c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148337 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A ciência vai a escolaIntrodução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Química Geral e Inorgânica, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Bioquímica e Tecnologia Química, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Química (IQ), Departamento de Química Geral e Inorgânica, Araraquara, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]Damasceno, Igor Zumba [UNESP]Silveira, Camila [UNESP]Capana, Alex Silas [UNESP]Milaré, Tathiane [UNESP]Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP]Susel, Marili Filizatti [UNESP]Cunioshi, Regina [UNESP]2017-01-18T18:09:43Z2017-01-18T18:09:43Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148337PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T09:06:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148337Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:18.102639Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ciência vai a escola |
title |
A ciência vai a escola |
spellingShingle |
A ciência vai a escola Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP] |
title_short |
A ciência vai a escola |
title_full |
A ciência vai a escola |
title_fullStr |
A ciência vai a escola |
title_full_unstemmed |
A ciência vai a escola |
title_sort |
A ciência vai a escola |
author |
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP] Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP] Damasceno, Igor Zumba [UNESP] Silveira, Camila [UNESP] Capana, Alex Silas [UNESP] Milaré, Tathiane [UNESP] Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP] Susel, Marili Filizatti [UNESP] Cunioshi, Regina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP] Damasceno, Igor Zumba [UNESP] Silveira, Camila [UNESP] Capana, Alex Silas [UNESP] Milaré, Tathiane [UNESP] Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP] Susel, Marili Filizatti [UNESP] Cunioshi, Regina [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP] Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP] Damasceno, Igor Zumba [UNESP] Silveira, Camila [UNESP] Capana, Alex Silas [UNESP] Milaré, Tathiane [UNESP] Schiavetto, Mateus Geraldo [UNESP] Susel, Marili Filizatti [UNESP] Cunioshi, Regina [UNESP] |
description |
Introdução: O ensino de Ciências tradicionalmente ministrado nas escolas de ensino fundamental é inteiramente baseado na exposição do assunto pelo professor, raramente se procura relacionar o conhecimento transmitido com seu processo de criação, ou associá-lo com a vivência do aluno. Desta maneira falha o estímulo à curiosidade do por que, prejudicando o desenvolver inicial do raciocínio científico e, conseqüentemente o desinteresse pela Ciência. Tal fato leva à formação de um cidadão sem o conhecimento mínimo necessário para o uso adequado dos produtos tecnológicos atuais. Objetivos: O “Programa a Ciência vai à Escola” tem como objetivos: i) estimular as crianças, a partir de 5 anos de idade, ao raciocínio em Ciência com experimentos interativos, ii) atuar junto com o professor, do ensino médio e fundamental, auxiliando no aprendizado de certos conteúdos usando a experimentação e a vivência do aluno, através de uma metodologia interativa que permita uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. e iii) despertar o interesse pela Ciência. Métodos: O trabalho foi desenvolvido com crianças de 1a., 5a. e 6a. séries do ensino fundamental. Para o levantamento dos tópicos a serem abordados experimentalmente, foram realizadas entrevistas com os professores participantes que relacionaram conteúdos em que alunos apresentavam maior dificuldade de compreensão. Os tópicos selecionados foram transformados em experimentos e/ou atividades pedagógicas pelos monitores do CCA. As atividades foram desenvolvidas mensalmente em cada sala de aula das séries envolvidas. Os alunos foram divididos em grupos e os experimentos realizados sob orientação dos monitores do CCA. A partir da experimentação procurou-se explorar os conceitos envolvidos. Resultados: Para as 6as e 5as.séries foram realizadas atividades abordando conceitos envolvendo ar, água, solo, corpo humano, entre outros. Em relação às 1as.séries, trabalhou-se o conceito lateralidade e sentidos. O interesse dos alunos, a expectativa, a discussão em grupo, a participação, a redação do que foi feito e observado, são indicadores iniciais que mostram a importância de tal atuação. Além disso, mudanças de comportamento nas salas de aula, apoio da direção da escola através da implantação da obrigatoriedade de leitura, e a evolução no aprendizado, são os indicadores de impacto. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:43Z 2017-01-18T18:09:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htm http://hdl.handle.net/11449/148337 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ94.htm http://hdl.handle.net/11449/148337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129591848468480 |