Desenvolvimento e avaliação do desempenho de um equipamento para ensaio dinâmico de rodado agrícola individual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nagaoka, Alberto Kazushi [UNESP]
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101930
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi desenvolver, instrumentar e avaliar o desempenho de um equipamento para ensaio de pneus agrícolas acoplado a um trator, acionado pela sua tomada de potência, com a finalidade de ensaiar dinâmica e individualmente pneus em condição de campo e avaliar o efeito da passagem do pneu no solo. O equipamento foi desenvolvido no Núcleo de Ensaios de Máquinas e Pneus Agrícolas (NEMPA), pertencente ao Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), situado no município de Botucatu. Os dados obtidos nas calibrações e nos ensaios foram ajustados pelo método de regressão e os dados do experimento foram analisados considerando-se o delineamento experimental em blocos, no esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas os pneus e nas subparcelas as cargas, com cinco repetições. Os valores de índice de cone do solo foram analisados considerando-se o delineamento experimental em blocos, no esquema de parcelas subsubdivididas, e tendo na parcela os pneus, na subparcela as cargas e na subsubparcela as camadas, com cinco repetições. Os resultados do experimento foram interpretados estatisticamente, por meio da análise de variância, adotando-se o nível de significância de 5% e pelo teste de comparação de médias de Tukey. Foram realizados ensaios com variações de velocidades de 0 a 14 km/h, patinagens de 3% a 34%, diâmetros de pneus de 1250 mm a 1722 mm, larguras de pneus de 500 mm a 602 mm e cargas verticais de 5.000 N a 24.000 N. Para estes valores não foram observados danos ao equipamento. O comprimento mais adequado da parcela para os ensaios de campo foi de 20m com freqüência de aquisição de 1Hz. O equipamento permitiu avaliar o desempenho dinâmico de pneus, em condições de solo agrícola, pista asfáltica e comparar diferentes tipos de pneus...
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Os dados obtidos nas calibrações e nos ensaios foram ajustados pelo método de regressão e os dados do experimento foram analisados considerando-se o delineamento experimental em blocos, no esquema de parcelas subdivididas, tendo nas parcelas os pneus e nas subparcelas as cargas, com cinco repetições. Os valores de índice de cone do solo foram analisados considerando-se o delineamento experimental em blocos, no esquema de parcelas subsubdivididas, e tendo na parcela os pneus, na subparcela as cargas e na subsubparcela as camadas, com cinco repetições. Os resultados do experimento foram interpretados estatisticamente, por meio da análise de variância, adotando-se o nível de significância de 5% e pelo teste de comparação de médias de Tukey. Foram realizados ensaios com variações de velocidades de 0 a 14 km/h, patinagens de 3% a 34%, diâmetros de pneus de 1250 mm a 1722 mm, larguras de pneus de 500 mm a 602 mm e cargas verticais de 5.000 N a 24.000 N. Para estes valores não foram observados danos ao equipamento. O comprimento mais adequado da parcela para os ensaios de campo foi de 20m com freqüência de aquisição de 1Hz. O equipamento permitiu avaliar o desempenho dinâmico de pneus, em condições de solo agrícola, pista asfáltica e comparar diferentes tipos de pneus...The main objective of this research was to develop, to instrument and to evaluate the performance of a Single Wheel Testing Equipment, linked to a tractor and motioned by the power take off (PTO) with the purpose of dynamically testing individual tires in field and laboratory conditions. The equipment was developed in Agricultural Machinery and Tire Testing Center (NEMPA), Rural Engineering Department of Agronomic Science College, São Paulo State University (UNESP), Botucatu County. The obtained calibration and test data were adjusted using regression method and the experiment data were analyzed considering an experimental design in split plot blocks, with the tire in the parcels and the load tire in the subparcels, with five repetitions. The cone index values were analyzed considering the same experimental design, with the tire in the parcels, the tire load in the subparcels, and the soil layers in the subsubparcels, with five repetitions. The experiment results were statistically interpreted by means of variance analysis, adopting 5% of significance level and using Tukey average test comparison. The tests were realized varying the forward speed from 0 to 14 km/h, the slip from 3% to 34 %, the tire diameter from 1,250 mm to 1,722 mm, the tire width from 500 mm to 602 mm, and the tire loads from 5,000 to 24,000 N. The device worked very well and it was not observed damages or failures for all tested situations. The most adequate parcel length obtained on the field tests was 20 m, using the acquisition frequency of 1 Hz. The equipment permitted to evaluate tire dynamic performance on agricultural field conditions, asphalt track and to compare different tire types as a function of inflation pressure, slip, rolling radius, and tire load. The equipment evaluated individuality the tested tire and have an eletronic date colect system, providing agility and practicity in the tests...(Complete abstract, click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lanças, Kleber Pereira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nagaoka, Alberto Kazushi [UNESP]2014-06-11T19:31:39Z2014-06-11T19:31:39Z2001-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxviii, 206 f. : il.application/pdfNAGAOKA, Alberto Kazushi. Desenvolvimento e avaliação do desempenho de um equipamento para ensaio dinâmico de rodado agrícola individual. 2001. xviii, 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, 2001.http://hdl.handle.net/11449/101930000138536nagaoka_ak_dr_botfca.pdf33004064021P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-02T20:24:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-02T20:24:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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