Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Richerland Pinto [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150974
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso da técnica estatística de aprendizado de máquina Maximização de Entropia, voltado para tarefas de processamento de linguagem natural na inferência de emoções em textos obtidos da rede social Facebook. Foram estudados os conceitos primordiais das tarefas de processamento de linguagem natural, os conceitos inerentes a teoria da informação, bem como o aprofundamento no conceito de um modelo entrópico como classificador de textos. Os dados utilizados na presente pesquisa foram obtidos de textos curtos, ou seja, textos com no máximo 500 caracteres. A técnica em questão foi abordada dentro do aprendizado supervisionado de máquina, logo, parte dos dados coletados foram usados como exemplos marcados dentro de um conjunto de classes predefinidas, a fim de induzir o mecanismo de aprendizado a selecionar a classe de emoção mais provável dado o exemplo analisado. O método proposto obteve índice de assertividade médio de 90%, baseado no modelo de validação cruzada.
id UNSP_38cee538d0faaf9b1ed3b418877b1192
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150974
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do FacebookInference of emotions in fragments of texts obtained from the FacebookEmoçõesProcessamento de linguagem naturalMaximização de entropiaAprendizado de máquinaEmotionsNatural language processingMachine learningEntropy maximizationEsta pesquisa tem como objetivo analisar o uso da técnica estatística de aprendizado de máquina Maximização de Entropia, voltado para tarefas de processamento de linguagem natural na inferência de emoções em textos obtidos da rede social Facebook. Foram estudados os conceitos primordiais das tarefas de processamento de linguagem natural, os conceitos inerentes a teoria da informação, bem como o aprofundamento no conceito de um modelo entrópico como classificador de textos. Os dados utilizados na presente pesquisa foram obtidos de textos curtos, ou seja, textos com no máximo 500 caracteres. A técnica em questão foi abordada dentro do aprendizado supervisionado de máquina, logo, parte dos dados coletados foram usados como exemplos marcados dentro de um conjunto de classes predefinidas, a fim de induzir o mecanismo de aprendizado a selecionar a classe de emoção mais provável dado o exemplo analisado. O método proposto obteve índice de assertividade médio de 90%, baseado no modelo de validação cruzada.This research aims to analyze the use of entropy maximization machine learning statistical technique, focused on natural language processing tasks in the inferencing of emotions in short texts from Facebook social network. Were studied the primary concepts of natural language processing tasks, IT intrinsic concepts, as well as deepening the concept of Entropy model as a text classifier. All data used for this research came from short texts found in social networks and had 500 characters or less. The model was used within supervised machine learning, therefore, part of the collected data was used as examples marked within a set of predefined classes in order to induce the learning mechanism to select the most probable emotion class given the analyzed sample. The method has obtained the mean accuracy rate of 90%, based on the cross-validation model.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marar, João Fernando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Medeiros, Richerland Pinto [UNESP]2017-06-27T17:04:09Z2017-06-27T17:04:09Z2017-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15097400088815933004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150974Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:05:58.218531Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
Inference of emotions in fragments of texts obtained from the Facebook
title Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
spellingShingle Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
Medeiros, Richerland Pinto [UNESP]
Emoções
Processamento de linguagem natural
Maximização de entropia
Aprendizado de máquina
Emotions
Natural language processing
Machine learning
Entropy maximization
title_short Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
title_full Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
title_fullStr Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
title_full_unstemmed Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
title_sort Inferência de emoções em fragmentos de textos obtidos do Facebook
author Medeiros, Richerland Pinto [UNESP]
author_facet Medeiros, Richerland Pinto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marar, João Fernando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Richerland Pinto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Processamento de linguagem natural
Maximização de entropia
Aprendizado de máquina
Emotions
Natural language processing
Machine learning
Entropy maximization
topic Emoções
Processamento de linguagem natural
Maximização de entropia
Aprendizado de máquina
Emotions
Natural language processing
Machine learning
Entropy maximization
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso da técnica estatística de aprendizado de máquina Maximização de Entropia, voltado para tarefas de processamento de linguagem natural na inferência de emoções em textos obtidos da rede social Facebook. Foram estudados os conceitos primordiais das tarefas de processamento de linguagem natural, os conceitos inerentes a teoria da informação, bem como o aprofundamento no conceito de um modelo entrópico como classificador de textos. Os dados utilizados na presente pesquisa foram obtidos de textos curtos, ou seja, textos com no máximo 500 caracteres. A técnica em questão foi abordada dentro do aprendizado supervisionado de máquina, logo, parte dos dados coletados foram usados como exemplos marcados dentro de um conjunto de classes predefinidas, a fim de induzir o mecanismo de aprendizado a selecionar a classe de emoção mais provável dado o exemplo analisado. O método proposto obteve índice de assertividade médio de 90%, baseado no modelo de validação cruzada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-27T17:04:09Z
2017-06-27T17:04:09Z
2017-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150974
000888159
33004056088P9
url http://hdl.handle.net/11449/150974
identifier_str_mv 000888159
33004056088P9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128460476907520